Luiz Henrique Duarte Luiz Henrique Duarte 24/10/2014

Estilo vintage: saiba como aproveitar os móveis de família

Na busca para realçar um espaço, muitas pessoas têm se identificado nos estilos vintage e retrô. Vintage designa aquele item (objeto ou móvel) reaproveitado, já o retrô serve para ver a classificação dos objetos inspirados em décadas anteriores.

Surgiu

O estilo vintage surgiu na Segunda Guerra Mundial, onde era comum na decoração o crochê e o patchwork, tudo que era feito à mão era valorizado, como a busca de móveis em brechós, garagens e "SALES"(liquidação), devido às complicações e escassez gerada.

Vintage

Atualmente, o vintage utiliza como referências históricas os anos 40, 50 e 60, com peças do mobiliário contemporâneo. É o mix de tendências que promove o ar diferenciado, com muita personalidade.

Reaproveitamento e Memória

Geralmente, os móveis são reaproveitados àqueles que você herdou de sua família, que têm um valor afetivo grande e não pode dispor dele. A memória conta nossa história, de outras épocas.

Escolha os móveis

Sempre digo que tudo retorna, não devemos desfazer de nada, com criatividade tudo poderá ser usado. Baús, sofás, lustres, cadeiras, mesas, poltronas, quadros, louças e cristaleiras. Objetos afetivos,pôsteres e quadros ,merecem destaque.

Dicas

Troque os estofados, faça patinas, novas pinturas, reforme, coloque em um canto ou crie um ambiente diferenciado.

Não coloque um ambiente totalmente vintage, é preciso saber dosar para não virar brechó.

Os móveis contemporâneos juntamente com detalhes vintage darão o toque especial no seu ambiente.

Saiba escolher o móvel certo, o objeto correto, uma vez que refletirá a identidade do dono da casa. É a melhor maneira para organizar seus acervos de forma prática, não convencional e o melhor de tudo, com baixo orçamento. Viva suas memórias!

As fotos ilustram abaixo os ambientes compostos por salas.


Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.

ACESSA.com - Estilo vintage: saiba como aproveitar os m?veis de fam?lia