Luiz Henrique Duarte Luiz Henrique Duarte 7/11/2014

Aprenda a criar um canto de leituras

Ter um canto para ler ,aprender com os livros, entreter, relaxar, pensar, faz parte de qualquer casa. É nele que colocamos os nossos pensamentos em ordem e viajamos no tempo.Nada melhor do que um bom livro para passar o tempo e incentivar à mente registrar os detalhes. O melhor lugar para isso é criar um canto,um pedaço de nosso refúgio intelectual.

Como criar

Esse canto, pode ser criado na sua própria casa, em um ambiente silencioso, longe do barulho e das distrações. Pode ser agregado às salas de estar e jantar, quartos, varandas, até no corredor. Basta criar o seu e usufruir.

Encontre seu espaço dentro de sua casa, você consegue, independente do tamanho da sala, esse canto não compromete com a decoração.

Poltrona

Uma poltrona confortável, uma chaise longue, é o item essencial para isso. Ela deve ter um tecido confortável, maleável e macio. De preferência aos impermeáveis, mas com ótima resistência, para você sentar, ler, ficar por períodos longos.

Profundidade da poltrona

Assim como o sofá, a profundidade da poltrona, em conjunto com a qualidade da espuma, que deverá ser macia, garantirá o conforto, à qualidade ergonômica e a estética.

Tecidos

De preferência aos tecidos de fibras naturais como o linho. O suede também promove um clima de aconchego, propício para relaxar e ler. Lembre de impermeabilizar.

O local

Opte para os espaços em que a luz natural venha das janelas, para o melhor aproveitamento da claridade, economia de energia e conforto visual. Deverá ser um espaço no qual você se sinta bem, arejado e especial. Um local estratégico, capaz de agregar essa função.

Posição da luz

A luz, para luminárias colocadas, deverá estar do lado do leitor ou atrás, porém, não deve ser projetada diretamente sobre o livro, por causa do ofuscamento. Se o período para leitura é à noite, opte por lâmpadas fluorescentes que não transmitem calor, de preferência para as de cor branca amarelada, pois transmitem o relaxamento.

Evite

Poltronas de couro em geral,esquentam e grudam no corpo, causando desconforto.

Livros quebrados ou sem capa para decorar

Revistas velhas e desorganizadas

Almofadas,tapetes e mantas

Ajudam a dar harmonia para o ambiente,promovem a cor, não ocupam espaço e podem ser substituídos sempre para renovar o visual. Pode colocar cor nos detalhes, ajuda a estimular a permanência no local.

Estantes e nichos

Coloque perto da poltrona, com livros e objetos para dar forma e clima de leitura. Os nichos são alternativas para quem tem paredes ou espaço restrito. As prateleiras menos profundas ajudam para expor e retirar os livros.

As fotos dos ambientes ilustram os cantos para leituras


Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.

ACESSA.com - Aprenda a criar um canto de leituras