Luiz Henrique Duarte Luiz Henrique Duarte 21/11/2014

Toalhas: entenda a origem e saiba como escolher

Os primeiros registros históricos que existem do banho (no mundo ocidental) são do tempo dos egípcios. Sabe-se que este povo passava muito tempo a tomar banhos com óleos perfumados. No Brasil, os povos indígenas já tinham o hábito de tomar banho todos os dias, tornando-se um hábito presente até hoje.

O que é uma toalha?

É um pedaço de tecido de linho ou de algodão, usado para secar ou enxugar qualquer parte do corpo que se molhe ou é lavada. Geralmente é composta por fibras que absorvem a água e garantem, de acordo com o material composto, a sua suavidade.

As toalhas 100% algodão, garantem o conforto e o toque suave, as de algodão egípcio, composta por fibras longas e extra finas melhoram essa sensação.

Cores

Com diversas tonalidades, as toalhas nas cores branco, azul-marinho, cinza e preto,
combinam em qualquer banheiro. O tom "nude", o famoso bege, garante o ar clássico e nobre.

As cores fortes e coloridas são ótimas opções para banheiros de dimensões maiores e claros, destacando-se quando expostas, indicadas para o verão, criando um clima descontraído e despojado. Ótima opção para os apartamentos de praia, casa de veraneio, assim cada um tem a sua cor.

Estampas

Existem várias estampas interessantes, prefira uma que você goste e combine com seu estilo, sem poluir o seu banheiro. As estampas pequenas promovem a sutileza visual, as maiores aparecem mais, porém podem tornar-se cansativas com o tempo de exposição.

Tudo pode ser usado, conforme o seu gosto e o seu espaço do banheiro.

Como escolher

Para banheiros com dimensões pequenas, as toalhas de tamanho padrão criam à ilusão de um espaço mais amplo ,setorizado e organizado, principalmente porque ficam dobradas em um porta toalhas.

Para banheiros grandes, as toalhas maiores e com tamanhos extras criam um clima aconchegante, acolhedor, comportando o seu tamanho, agradável de se ver.

Dica: Nada é regra, você pode ter um banheiro pequeno com toalhas maiores, porém, a sensação do espaço onde as toalhas ficam expostas pode ser comprometido pela estética.

O banheiro

Estamos levando em conta que o banheiro seja branco, com metais e acessórios básicos. No caso do banheiro branco, você pode optar por cores. Se o banheiro puxar por um tom específico, escolha toalhas que correspondam com a paleta de cores. O menos é mais!

No mercado

Nossa equipe visitou uma loja no shopping, Lá, a consultora de vendas, Daysi Araújo, mostrou todas as tendências das toalhas, desde os jogos de banho, toalhas para o lavabo, para crianças e piscina. Montou composições para criar ideias e sugestões para sua casa.

O algodão americano, produzido com o fio supima, através de um processo controlado, com fibras extra longas, propiciam o alto índice de absorção, extra brilho e resistência, além da maciez e toque incomparáveis.

Sofisticação

A Mmartan promove em sua linha de banho detalhes exclusivos, bem elaborados, como diferentes toalhas para o jogo de banho do casal, diferenciando a masculina da feminina, tornando suas opções de escolha surpreendentes!

As fotos, exclusivas de Jorge Júnior, registram todas as tendências de toalhas para o verão, como os acessórios decorativos usados.

Sorteio

Quer ganhar um jogo de toalhas de banho da Mmartan,100% algodão, branco, composto de 4 peças tamanho padrão, com duas toalhas de rosto, duas toalhas de banho?

Deixe no espaço de comentários da matéria, uma frase dizendo o motivo que você deve ganhar esse brinde, com seu e-mail, até o dia 27 de novembro, quinta-feira, às 18h. O resultado sairá na sexta-feira, 28, até às 12h.


Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.

ACESSA.com - Toalhas: entenda a origem e saiba como escolher