Luiz Henrique Duarte Luiz Henrique Duarte 12/12/2014

Aprenda a montar um belo arranjo para o final do ano

Arranjo significa ordem, boa disposição e conceito. Pode ser simétrico ou totalmente assimétrico, depende do conceito e concepção de um "flower design". Receber pessoas queridas com flores significa dar as boas-vindas, receptividade,zelar pelo cuidado para que tenha uma ótima acolhida.

Flor

É o órgão reprodutor das plantas, parte de onde sairá a semente ou o fruto, onde a diferença é caracterizada pelo tipo e espécies.

Bom Gosto

Introduzir "flores naturais" em uma casa não requer gasto ou tempo excessivo. Tudo dependerá da criatividade e do bom gosto para você idealizar e "montar" seus arranjos.

Saiba diferenciar

Cada flor tem seu perfume, uma função específica e uma finalidade. Procure saber qual é o tipo de comemoração ou data especial para escolher as flores para sua casa.

Sugestão: rosas e flores do campo, além de acessíveis, fácil de encontrar, sempre colorem os ambientes. Inove na maneira de arrumá-las, ousando pela simplicidade, em pequenos e médios bouquets.

As flores do meu jardim

Saiba agregar as flores de sua casa, aquelas que você tem no seu jardim, colhendo de maneira correta e na hora exata. Existem flores melhores do que da nossa terra, cultivada por nós?

Para à mesa

À composição de arranjos florais para a mesa de jantar é baseada no equilíbrio, deixando o ambiente leve e cheio de harmonia. A simplicidade está predominando nos detalhes e acabamento.

Escolhendo

A flor mais indicada é aquela que adapta ao clima de sua casa. Leve em consideração o tempo que pretende ficar com o arranjo. A claridade e a ventilação precisam ser verificados.

Espécies Natalinas

Lírios da paz, bico de papagaio, tulipas, rosas vermelhas, cravos   vermelhos, astromélias, gérberas, azevinho e bugainvilleas.

Folhagens: galhos de camélia, galhos de romã, galhos de azaleia, galhos de coqueiro, galhos de pessegueiro e folhas de hera.

São fáceis de encontrar nos jardins, como as pinhas.

Peças para montar

Para montar você poderá utilizar peças de vidro, de cristal, cachepôs diversos, peças rústicas e de fibras naturais.

Sustentabilidade: garrafas coloridas, latas diferenciadas, copos, xícaras, na ordem do reaproveitamento.

Sugestão do Arranjo

Toninho Aleixo (empresário), idealizador dos arranjos mais diferenciados para festas, casamentos, formaturas e eventos, recebeu nossa equipe mostrando as dicas e sugestões. No seu amplo espaço de flores, opções criativas foram observadas, todas ricas nos mínimos detalhes.

As rosas são uma espécie que podemos ter sempre em casa, segundo Stanis Aleixo (empresário), irmão de Toninho, afirmando que um "arranjo natalino" é composto de felicidade, possível de misturar vários tipos de flores, porém sempre da mesma cor, que terá "tonalidades" diferentes. Como mensagem de "ano novo", pediu paz para o nosso Brasil .Ousei e perguntei qual o significado das flores para ele (já sabendo sua resposta): "tudo o que sou".

Etapas para montar

Escolha uma base (cachepô)
Quantidade generosa de folhagem de camélia
2 dúzias de rosas vermelhas, cortadas antes da metade
2 maços de bougainvillea desidratada (na cor vermelho)
4 pinhas amarradas com arame em um espeto de madeira
Pegue as folhagens de camélia,as rosas e bougainvillea faça um bouquet
Amarre de modo que tenha mobilidade para ajeitar
Coloque no cachepô com água pela metade e finalize com as pinhas

Rosas em amarelo

Registramos outra opção de mesa, com rosas amarelas, simbolizando prosperidade e luz.

As fotos exclusivas de Eduardo Maia, no show room de Toninho Aleixo, registram.


Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.

ACESSA.com - Aprenda a montar um belo arranjo para o final do ano