Sexta-feira, 5 de agosto de 2011, atualizada às 18h17

Epamig comemora 37 anos de investimentos em pesquisas em Minas Gerais

Aline Furtado
Repórter
Azeite

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) completa, neste sábado, 6 de agosto, 37 anos de fundação. Vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a empresa atua no desenvolvimento de pesquisas que buscam a melhoria da qualidade dos alimentos e a criação de novas tecnologias.

Com isso, contribui de forma significativa para aumentar a produtividade no campo, além de gerar mais renda para o produtor rural e melhorar a qualidade de vida da sociedade.

Segundo informações da assessoria da Epamig, a empresa atua em áreas tradicionais, como cafeicultura, fruticultura, bovinocultura, aquicultura, produção de sementes, grãos e hortaliças. Além disso, desenvolve pesquisas em áreas consideradas emergentes, como floricultura, agroenergia, silvicultura e meio ambiente.

Umas das marcas da Epamig é o pioneirismo. Em 2008, a empresa realizou, no município de Maria da Fé, Sul de Minas Gerais, a primeira extração de azeite extra-virgem do Brasil (foto acima). A previsão é que o produto seja comercializado a partir de 2012. Entre outros destaques estão as pesquisas voltadas para a produção de vinhos finos, em Caldas, cidade do Sul de Minas, e as pesquisas relacionadas à produção de derivados do leite, realizadas pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes, em Juiz de Fora.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken