Luiz Henrique Duarte Luiz Henrique Duarte 16/01/2015

Deixe seu closet bem organizado

Closet é o lugar onde guardam-se roupas, acessórios, calçados, peças íntimas e bolsas. Pode guardar tudo que houver necessidade e a viabilidade de uso e armazenamento. É um quarto anexo, com prateleiras e armários. A palavra significa "local fechado", origina-se do inglês "close".

Pequenos Espaços

Geralmente, quando o "closet" não está no projeto original do imóvel, pode ser adaptado em um quarto ou parte dele, usando paredes de drywall (gesso), caso tenha à necessidade. Não esquecer da ventilação e a circulação existente .Caso tenha uma outra forma de acordo com seu espaço, poderá executar com ajuda de um profissional, basta conjugar a criatividade com o planejamento.

Iluminação

Seu "closet" ficará iluminado com a ajuda de uma luz fria, iluminação que reproduz a forma mais próxima da tonalidade das roupas. A incidência da luz não ofuscará à visão da imagem, quando estiver próximo ao espelho. Aliás, caso não tenha paredes o suficiente, o espelho poderá ficar próximo.

Formato

O formato em "u" é o recomendado, ideal para o aproveitamento da área de vestir por completo, independentemente do tamanho. Este formato ajuda a setorizar internamente e garante uma organização por sequência das peças e acessórios.

Utilidade

O "closet" ajuda para quem tem muitas roupas e pouco espaço para guardá-las. O fato para fazer a opção por um local para armazenar tudo que possui, centraliza o espaço e concentra em um local somente. Para garantir que caiba tudo pratique o "desapego", saiba usar realmente o que necessite.

Tipos

Existem vários tipos, como: sob medida, planejado, modular, aramado, simplesmente com varões e prateleiras removíveis. Veja o melhor tipo para seu ambiente e espaço, de acordo com seu orçamento. Acho que existe um tipo também informal, o "improvisado", mas com diferencial e bom gosto.

Nossa Proposta

Com o objetivo de simplificar sempre ,unindo a facilidade e o "savoir à faire", encontramos um "closet" pronto, que está dentro do nosso conceito de passar as melhores dicas, pela utilidade de uso e você adaptar na sua casa.

Local: mede aproximadamente 3,0 X 3,0 m
Tipo: modular, prateleiras removíveis na altura, com cerca de 65cm de profundidade e 98cm de comprimento
Varões: medem cerca de 1,90 cm de altura do chão, com 1,20 cm de comprimento
Teto: rebaixado com luz fria embutida, com várias lâmpadas
Chão: carpete resistente, para aquecer e dar aconchego ao ambiente, podendo ficar com os pés descalços
Puff: de couro sintético off-white, com tachas promovendo o conforto e a praticidade
Paredes: painéis de madeira em MDF, branco fosco, para iluminar, ampliar, com "frisos" de 0,5cm
Formato: em "u", com a abertura na lateral esquerda, sem porta para a ventilação e sem espelho interno, aproveitando as paredes

O local

Nosso "closet" foi encontrado na conceituada loja "Le Lis Blanc", tradicional no mundo da moda ,vestindo a mulher contemporânea e de bom gosto. Tecidos nobres, peças altamente elaboradas, seguindo as tendências da estação, assim como acessórios e maquiagem.

Facilitou nossa vida para ilustrar, onde Hellen Reboredo (gerente comercial) recebeu nossa equipe e ainda mostrou como guardar as roupas no closet, setorizando por categorias.

Vestidos para festas: "sempre do liso para o estampado, agrupando por família, cor e tecido". No nosso caso, Hellen usou o branco, branco e preto, rosa e verde." No final da sequência, pode colocar estampas próximas ". (Foto)

Calças Jeans: "temos dois tipos de cabides, com presilhas e os normais. Para facilitar sempre uma calça skynny e depois a fluir, seguindo um degradê de tonalidades do jeans, até chegar ao preto.

Roupas em geral: "nunca misturar tecidos pesados com leves, começando sempre do menor para o maior." Hellen simplifica falando que "colocar uma regata e depois uma de manga longa, para visualizar melhor." Neste caso ela segui a mesma família e passou pelos tons do azul, proporcionando total aproveitamento.

Hellen aproveitou todo conceito da estética visual,p ara cada peça de roupa valorizar dentro do closet, com a praticidade de colocar e retirar de acordo com o uso, a facilidade de enxergar o que se busca, visualizando tudo sem sair do lugar. Tudo com um altíssimo padrão de qualidade!

As maquiagens podem ser colocadas por categorias e em bandejas, dentro do closet. Se tem espaço poderá fazer um móvel com tampo de vidro para colocar bijuterias e acessórios finos, para facilitar quando usar.

Nota

Caso você não tenha um closet, pode usar as dicas para arrumar seu armário, aprendo sempre com nossa visão profissional do bem estar. Se você tem armários ,poderá retirar as portas e adaptá-lo para esse transformação, levando em conta sempre seu espaço e as condições do seu móvel.

Caso você tenha outra ideia, vá fundo e coragem. Comece 2015 arrumado seu armário, para deixar as energias circularem e viver sempre uma vida melhor!

PS: aprecie as roupas selecionadas também para matéria!

As fotos de Jorge Júnior registram na sequência

Agradecimento: Le Lis Blanc e equipe


Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.

ACESSA.com - Deixe seu closet bem organizado