Luiz Henrique Duarte Luiz Henrique Duarte 7/02/2015

Yure Mendes: conheça o artista

Há muito tempo, aprecio o design de suas obras, que retratam tudo com uma característica bastante diferenciada. É o olhar contemplativo, angular, com exatidão nas linhas e no processo de criação. Todas as esculturas falam por si, emocionam, traduzem sentimentos. Por trás de cada uma, um nome: Yure Mendes.

O Artista

Mineiro de Barbacena, radicado em Juiz de Fora, o artista autodidata iniciou-se na carreira muito jovem. Com habilidade singular, uma perfeita noção estética, transforma ideias em peças concretas, através das técnicas da confecção de esculturas de ferro. Seu trabalho é a descrição de toda à beleza, com detalhes surpreendentes.

Inspiração

"Tudo nasce à partir de uma ideia ou tema, e a inspiração acontece. Cada proposta tem um acabamento,  que pode ser oxidado, patinado, em policromia ou apenas uma limpeza e verniz, para dar à cor original", enfatiza Yure.

Exposições

A recente mostra contemporânea, realizada no CCBM, estabelece uma ligação entre o movimento presente no teatro e na dança, através das esculturas. A liberdade que vem do movimento e cria formas, onde às peças são inspiradas na natureza e expressão corporal, criando volumetrias.

Tarsilar, Dois Patrões para um Arlequim, Casa de Vó e Santo Ofício integram às exposições realizadas.

Casa de Vó

Uma mostra com as lembranças da infância do artista na casa de sua avó, em um sítio no "Alto do Rio Doce", chamou minha atenção, pelas reminiscências. Nessa mostra, ele expressa seus doces momentos, como brincadeiras, comidas.

Um doce momento era a chegada no sítio para as férias, "a porteira abrindo, o cachorro à latir, a claridade, um caminho com eucaliptos de cerca de 500m e a vó Maria, saindo para fora para ver o que estava acontecendo", relata Yure, além do biscoito de polvilho em forma de boneco e escorregar na "terra batida".

As esculturas nos ambientes

"A obra tem que ter destaque e apresentação que merece, para comprar é preciso sensibilidade para "tocar" e valorizar dentro de casa", responde Yure.

Uma "casa arrumada", tem que ter "coisas que você gosta, aconchego, lembranças de viagem, obras de arte, facilidade de organizar, praticidade", define Yure.

Roubando todas as cenas

A escultura retratando um "dentista com um paciente" está entre às criações do artista, como à "Deusa da Justiça" e o "Fisioterapeuta" e todas que remetem às profissões diversas. São ideais para serem colocadas expostas, criando personalidade ao ambiente, com uma iluminação especial, neste caso em lâmpadas de LED.

Sensibilidade do lugar

O melhor lugar para colocar ou abrigar uma obra de arte é aquele que corresponde com o seu olhar, aquece os sentidos e valoriza tudo o que está em volta. Uma iluminação correta, o tipo de ambiente, a sintonia com o lugar, a cor e o tamanho estão entre as regras que destacam o contexto.

Buscando a leveza, supremacia na harmonia e o destaque suficiente, integramos as obras aos ambientes que seguem para ilustrar.

Iemanjá (quarto feminino): leveza, delicadeza, harmonia;
Santo Antônio (quarto casal): devoção, personalidade, religiosidade;
Arlequim I e II (aparado/bar e mesa lateral): cor, forma, destaque;
Orixá (mesa central): luminosidade;
Santa Ceia (sala de jantar): tradição contemporânea;
Curvas (aparador e mesa jantar): movimento, forma, expressão

A forma de distribuir as esculturas em qualquer lugar no interior de uma casa vai depender principalmente do seu afeto e criatividade em visualizar todo cenário, para irradiar poesia é vida!

As fotos de Jorge Júnior registram com exclusividade.

Agradecimentos:
Apolo móveis
Elaine Almeida
Yure Mendes (www.yuremendes@yahoo.com.br)


Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.

ACESSA.com - Yure Mendes: conhe?a o artista