Luiz Henrique Duarte Luiz Henrique Duarte 27/03/2015

Saiba como montar uma cozinha

Para definir "cozinha" podemos dizer que é o espaço da casa, onde os alimentos são preparados, cozidos no fogo ou não, para o consumo e a degustação. É o local onde o cheiro do bolo, o sabor do café, agrega o convívio e à família.

Cozinha contemporânea

Uma cozinha contemporânea integra a praticidade ao espaço, deixando-os multifuncionais e
dinâmicos. Existe à presença de cores, que realçam o ambiente e você pode escolher de acordo com as tendências. As linhas retas é uma característica evidente.

Ideias

Para quem quer reformar, montar uma nova, adaptar aquela que já existe, uma sugestão é visitar os "showrooms" das lojas, obtendo referências para criar a sua. Você ainda pode perguntar sobre os materiais e acabamentos, que estão no mercado e adaptando o que é mais viável para você.

Dicas

  • Mude os móveis de lugar, implantando um novo lay-out
  • Banquetas ou cadeiras com uma nova pintura
  • Luminárias pendentes coloridas
  • Uma iluminação nova,com lâmpadas adequadas

Lista funcional

Os eletrodomésticos, como batedeiras, liquidificadores, cafeterias, poderão ficar à mostra, facilitando o uso e enfatizando toda praticidade de uma "cozinha". Deixe sempre perto de tomadas e interruptores de luz, para evitar o deslocamento de bancadas e a troca de lugares.

Dicas: prefira os de "inox", ou sempre adote uma cor padrão para todos. Você pode, claro, aproveitar todos os que já têm, mesmo com cores divergentes, sem restrições.

Lista de estilo

Os materiais da cozinha,as cores e os acabamentos,estão sempre evoluindo.Caso goste de
alguma cor,siga como uma unidade dentro do seu espaço,seja nos armários,
revestimentos,paredes ou detalhes.

Dicas: adornos coloridos precisam de cautela para serem usados e criar harmonia.

Armazenamento

Veja às suas necessidades de armazenar seus utensílios e objetos específicos em armários.
Conte,meça todos os refratários,talheres,pratos,copos,panelas,mantimentos,para saber determinar à quantidade de divisões e altura.Use essas informações para saber o espaço
que precisa no seu projeto de cozinha.

Encanamentos e tubulações

Priorize os "pontos hidráulicos" e a localização dos "interruptores", caso precise de mudar,
faça antes da chegada dos armários.

Iluminação

Geralmente são estabelecidos três tipos de iluminação nas cozinhas contemporâneas:

Iluminação ambiente: para toda a cozinha
Iluminação de tarefas: lugares de tarefas específicas (bancadas, mesas e áreas da pia )
Iluminação decorativa: mostrar objetos ou pontos que merecem ser destacados

Balcões e superfícies

Escolha as "bancadas" e superfícies com cuidado. Geralmente, cozinha é um lugar "quente", com áreas "úmidas ou molhadas". Opte por revestimentos e materiais das superfícies que harmonizem à limpeza, durabilidade e estética. Hoje existe no mercado, revestimentos que integram bem essas necessidades.

Nossa dica

Em um ambiente "clean", com um estilo "casual" e "despojado", todo da cor "cajá", alto brilho. Esse foi o cenário onde nossa equipe foi recebida por Luana Ribeiro (consultora de relacionamentos Todeschini). O espaço é destinado à funcionalidade e a praticidade é observada. O mobiliário segue uma tendência, integrando os ambientes (cozinha e sala de jantar).

Armários e gavetas - não possuem "puxadores", são abertos através do sistema de abertura por toque,"tip on". Painéis de acabamento - com cerca de 4cm, para dar volume. Eletrodomésticos - em "inox", com vidro, agregando elegância, praticidade e sofisticação. Aço Cortaim - presente no acabamento dos painéis. Cajá - cor da "fruta",nome do amarelo,clássico e atemporal,presente no espaço. Gavetões - projetados nos armários, guardar equipamentos pesados da cozinha

As fotos exclusivas de Jorge Júnior registram.

Feliz Páscoa, estaremos no ar no dia 10/04/2015, com uma coluna inédita!

Agradecimentos:

Geovane Vilela (gerente - Todeschini, avenida doutor Paulo Japiassú Coelho 334, Cascatinha, Juiz de Fora-MG )
Luana Ribeiro (consultora de relacionamentos - Todeschini)


Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.

ACESSA.com - Saiba como montar uma cozinha