Luiz Henrique Duarte Luiz Henrique Duarte 10/04/2015

Dicas e soluções para banheiros compactos

Com os espaços reduzidos, os banheiros estão cada vez menores, exigindo criatividade para criar opções e possibilidades de uso e decoração, unindo à praticidade, estética e o conforto do ambiente. Um banheiro bem estruturado, enfatiza o cuidado com os usuários, deixando a casa muito mais agradável.

Opção

Atualmente, opções modernas, com uma atmosfera contemporânea, fazem o diferencial na composição do ambiente, como os acessórios e os revestimentos.

Armários

Geralmente, ficam sob à bancada da pia, para armazenar objetos de uso pessoal e toalhas. Escolha sempre o branco, que é básico e neutro, sempre combina com todo o ambiente. Nada impede de optar por madeiras, cores fortes e quentes, porém é exigido uma análise mais detalhada do projeto. Acho muito contemporâneo adotar cor e estilo para a marcenaria, que torna o espaço personalizado.

Dica: deixe o armário suspenso, flutuante, com uma altura entre o chão, evitando o desgaste.

Espelhos

Uma estratégia para o banheiro parecer maior é trabalhar com espelhos no ambiente. O espelho quadrado, permite uma melhor visualização do espaço, dando uma sensação de amplitude total.

Dica: atente para altura do armário e o espaço que começa o espelho, dependendo do
projeto criado. O espelho precisa de ser bem instalado, com os padrões de qualidade exigidos.

Pisos

No mercado, existe uma variedade de pisos, atente e analise qual é o melhor para você, verificando o seu estilo, necessidades e prioridades.

Dica: os porcelanatos apresentam um melhor acabamento.

Box

Um fator importante é o box, prefira os transparentes, que aumentam o espaço e permite uma melhor integração com o ambiente. As portas de correr, são as mais indicadas, além de serem mais seguras.

Iluminação

Uma excelente luminária de embutir é a mais indicada, proporcionando uma iluminação compatível e adequada para o local. Lembre-se que você usa o espelho diariamente e necessita de claridade para isso.

Dica: faça o uso de lâmpadas corretas, diminuem o consumo e proporcionam o efeito lumínico correto.

Tapetes

Cuidado com o desconforto com os usuários, podendo até tornar uma peça de risco. Uma solução é posicioná-lo sempre perto do box, da área molhada, servindo de apoio. Os anti-derrapantes são os indicados.

Paredes

As paredes podem ser pintadas, aplicar texturas e paginações, detalhes em madeira, efeitos lumínicos, implantação de nichos. Cuidado com a umidade. Caso necessite de promover uma determinada cor no ambiente, faça em uma única parede para não pesar.

Armazenamento de objetos

Evite deixar expostos sobre a bancada da pia, para uma melhor organização. Perfumes e objetos podem ser danificados pela umidade. Os perfumes perdem lentamente suas notas aromáticas com o tempo.

Branco

O branco é uma cor forte que tem o poder de aumentar os espaços, além de proporcionar uma visibilidade para as questões de higiene e limpeza. Invista sempre nesta cor, para todos os ambientes.

Evite

Objetos pontiagudos
Aquários com peixe (sim, pode acontecer, já vi)
Plantas que acumulem água
Cestos sem tampa

Use e abuse

Duchas higiênicas
Espelhos generosos
Nichos, armários multifuncionais
Portas de correr
Toalhas à mostra
Pastilhas como paginação em detalhes

As fotos reproduzidas ilustram pequenos banheiros compactos.


Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.

ACESSA.com - Dicas e solu?es para banheiros compactos