Chuva deve chegar em Juiz de Fora

Por

Segunda-feira, 15 de outubro de 2007, atualizada ?s 16h41

Chuva deve voltar a ser freq?ente em Juiz de Fora a partir da pr?xima quinta-feira


Thiago Werneck
Rep?rter

O forte calor nos ?ltimos dias em Juiz de Fora deve ser amenizado em breve pela chuva. O per?odo chuvoso, t?pico da primavera, deve come?ar nessa quinta-feira, dia 18 de outubro, na cidade. A previs?o ? do 5? Distrito de Meteorologia de Belo Horizonte que afirma que uma frente fria vinda de S?o Paulo deve chegar na Zona da Mata ainda essa semana.

Segundo o meteorologista Kl?ber Souza, esse per?odo de chuva deveria ter come?ado em setembro. "Houve um atraso na esta??o clim?tica e temos ind?cios de que a causa disto seja o fen?meno La Ni?a que favorece ? mudan?a nos ventos", diz o especialista.

Nessa ter?a-feira e quarta-feira, dias 16 e 17 de outubro, a chuva j? pode chegar ? cidade, mas o certo ? que no dia 18 a frente fria chegue de vez. "Temos a expectativa de que depois de quinta essas frentes frias sejam mais freq?entes e que comece a chover regularmente em Juiz de Fora e na Zona da Mata, como ? t?pico em toda primavera. Mas j? nessa ter?a e quarta pode haver chuva", explica Kleber.

O chuvisco desse final de semana n?o s?o considerados chuva pelos meteorologistas. A denomina??o depende da quantidade de ?gua capturada pelo pluvi?metro que, em Juiz de Fora, fica no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora. Por isso, h? 15 dias n?o chove na cidade, sendo que antes desse per?odo havia uma seca de mais de cem dias.