Luiz Henrique Duarte Luiz Henrique Duarte 8/05/2015

Monte uma mesa colorida e alegre para o Dia das Mães

O presidente Getúlio Vargas assinou um decreto em 1932, onde o "Dia das Mães", ficou comemorado no Brasil, no segundo domingo do mês de Maio. A família reunida com afeto, trocando gestos de carinho em torno da figura central da casa, merece uma comemoração especial. Nesta data é dia de reforçar os vínculos familiares e enfatizar toda a tradição renovada a cada ano.

História

Na Grécia Antiga, os gregos homenageavam a deusa "Réia", mãe comum de todos os seres, com uma grande festa. Neste dia, os gregos faziam ofertas, oferecendo presentes, além de homenagens em forma de rituais à deusa. Em Roma, durava cerca de três dias (15 a 18 de março), esta comemoração para "Cibele", mãe dos deuses.

Cristão

A comemoração só tornou-se com o caráter cristão, somente nos primórdios da era do cristianismo, quando eram realizadas homenagens à "Virgem Maria", mãe de Jesus.

Almoço

Para as pessoas que ficarão em casa, recebendo os familiares e preparando um almoço especial, uma mesa de almoço bem arrumada, planejada com carinho e dedicação, poderá ser composta de uma maneira despojada, informal e com uma atmosfera descontraída. Aproveite tudo o que você já possui, apenas use sua criatividade.

Dicas: Saiba qual será o cardápio escolhido, seja churrasco, frutos do mar, comida contemporânea, para montar uma decoração. Quanto mais simples a decoração da mesa, mais bonita ela se tornará.

Pratos

Os pratos de louça trazem uma certa informalidade para o ambiente, criam uma atmosfera leve e com uma sensação de planejamento. Agrega a sofisticação descontraída e o clima de festa. Os pratos coloridos, valorizam à mesa, não precisam de muitos acessórios para compor os detalhes. Os aparelhos de vidro são práticos e precisam de toques com cores, para o ambiente não parecer sem vida.

Dicas: Você poderá misturar cores, louças, pratos de vidro, com o cuidado para não poluir a estética da mesa proposta. Os pratos branco são excelentes.

Copos

Use e abuse de copos diferentes, que são práticos, ficam bem em qualquer tipo de decoração para mesas. Seja ousado, misture estilos, crie diferentes opções de uso. As taças coloridas promovem o charme do espaço, lisas ou com detalhes, transparentes e sem detalhes. Os copos e taças transparentes oferecem várias opções para o uso.

Dicas: Evite as taças caras, o almoço é informal e super descontraído.

Talheres

Coloque da maneira mais tradicional, faça sempre à direita e garfo à esquerda. Abuse dos diferentes tipos e cores, porém com harmonia e estilo. Os faqueiros em inox, podem ser usados em qualquer tipo de composição. Os talheres preto, cinza, grafite, até mesmo com poás ficam lindos e diferentes.

Dicas: Caso não tenha o número suficiente de talheres, misture, porém saiba fazer, pois ficarão expostos sobre à mesa.

Guardanapos

Como nossa figura central é uma mesa, os guardanapos de tecido ficam mais elegantes, garantem um diferencial nos detalhes criados, mas nada mais prático e funcional do que os guardanapos de papel. Tudo dependerá do que você já tem em casa, para aproveitar e mostrar seu lado "designer".

Dicas: Você poderá montar uma mesa com os guardanapos de tecido, deixá-los como enfeite e na hora de almoçar trocá-los pelo de papel. Prático não? Deixe um porta-guardanapos bem próximo para isto.

Arranjos

Um arranjo com flores naturais compõe todo o local, principalmente à mesa, que roubará todas as cenas. Eles precisam estar em harmonia com todo o conjunto, garantindo uma sequência do preparo da decoração. Podem e devem ser simples, nada de muito extravagante, para mostrar delicadeza, sutileza. Nada mais elegante do que colher flores, folhagens do seu jardim, criar você mesmo um bouquet natural.

Dicas: Evite arranjos altos, ficam muito desequilibrados na sua proporção.

Não use flores que exalam cheiros excessivos, inibem o perfume da comida a ser degustada, e o seu sabor poderá ser comprometido. Lírios exalam muito perfume, não recomendo, a não ser o da paz, que tem o seu lugar. Bromélias e suculentas podem e devem ser usadas, desde que colocadas em cachepôs pequenos para não ocuparem o espaço.

Toalhas

Todo seu " enxoval " pode ser usado e abusado. Toalhas de mesa, jogos americanos, passadeiras, trilhos para mesa, gravatas de mesa, de uma maneira bem descontraída e leve. Caso prefira, não use nada, apenas coloque o que precisa sobre à mesa (lembra da nossa dica para o Natal?).

Dicas: Se precisar, faça uma decoração com jogos americanos e toalhas, estão super em evidência. Coloque a toalha na mesa e marque cada lugar com o jogo americano.

Detalhes

São os detalhes que garantem todo o diferencial da sua montagem na mesa, podendo estar em um prato colorido ( mas com aquela cor super diferente ), na maneira que você coloca o arranjo de flores, na forma em que você fez a distribuição dos pratos e arrumou. Enfim, coisas pequeninas mas que fazem uma diferença.

Dica: Os detalhes enfatizam o bom gosto, simplesmente o luxo da simplicidade, do tipo, aproveitar aquela garrafa vazia de suco de uva e fazer uma jarra super bacana. Ou ainda, aquela garrafinha do leite de côco e fazer várias jarrinhas com mini arranjos. Já pensou?

Nossa proposta

Para levar alegria, um clima ameno é bem gostoso, nossa proposta é uma mesa descontraída, colorida, que cria um contraste de cores e tudo se mantém em harmonia, levando em consideração as composições e a maneira de ser colocada. Depois segue na sequência, várias dicas de mesas, para você aproveitar tudo o que possui de uma forma realmente prática, para os seus familiares ficarem surpreendidos.

Caso não possa acomodar todos na mesa, crie uma mesa cenário, deixe em um aparador o restante dos pratos e talheres, além dos copos e guardanapos.

Nota

Deixe o clima especial expandir do seu coração e contagiar a todos com um calor incondicionalmente que foge a todas as regras, provoca uma melodia no ar e irradia um sorriso que vai além do horizonte! Feliz dia para às Mães, de qualquer idade, que esteja em qualquer lugar! Beijo grande!

Ah!!! Não importa o presente, importa é o amor, sempre, expresse o seu!

As fotos seguem na sequência mostrando nossas ideias!


Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.

ACESSA.com - Monte uma mesa colorida e alegre para o Dia das M?es