Luiz Henrique Duarte Luiz Henrique Duarte 29/05/2015

Valorize os detalhes da sua casa

Uma casa é composta por pequenos detalhes que fazem toda diferença. Um pequeno "toque" personalizado é capaz de criar um ambiente muito mais acolhedor e intimista. "Detalhe" é tudo que pode ser minucioso e peculiar. É um acessório que traduz dentro de casa todo "elemento" inusitado criado para compor um espaço, tornando-o diferente.

Diferença

É a qualidade que permite um objeto ou elemento decorativo ser destacado de outra coisa. O termo, que deriva do latim "differentia" pode ser usado para mencionar coisas da mesma espécie, porém com um "algo a mais". Dentro de nossas casas, criar um elemento diferente é fazer com que seu ambiente crie identidade e personalidade.

Dicas: Fique sempre atento às tendências e tente adaptar na sua decoração.
Personalize seu ambiente com "pequenos detalhes".
O menos é mais, a simplicidade sempre tem seu lugar.

Criando

Para criar pequenos ou grandes detalhes como elementos decorativos, leve em consideração o estilo de sua casa, seja ele rústico, clássico, contemporâneo ou romântico e saiba integrá-lo no ambiente que precisa ser destacado. Quando é preciso optar por intervenções que fazem complementações do mobiliário fixo, faça um projeto para visualizar o resultado final.

Dicas: Objetos pequenos e adornos podem ser trocados de lugar com facilidade. Sempre atente para as medidas do seu espaço, criando proporcionalidade de tamanhos. Caso precise, peça ajuda profissional.

Salas

As salas garantem um clima aconchegante e familiar. A área nobre da casa para receber amigos precisa de detalhes surpreendentes. A suavidade e a tranquilidade desta área de convivência merece um detalhe especial. Observe qual o "ponto" mais importante deste ambiente e crie um detalhe central, forte, que será observado e notado por todos.

Dicas: Um arranjo de flores já faz toda a diferença, levando cor e sensibilidade. Texturas nos revestimentos das paredes, como tecidos e papéis decorativos.

Quartos

Os quartos precisam de adornos moderados, elementos não agressivos esteticamente. Por isso, é aplicado apenas um detalhe, como um "foco" no ambiente, que quebrará toda monocromia do espaço, promovendo toda harmonia do local.

Dicas: Aposte em cabeceiras e texturas nas paredes. Detalhes na marcenaria do ambiente já faz a diferença. Mesas laterais e luminárias conjugam bem os detalhes.

Marcenaria

Um ambiente com uma marcenaria bem projetada muda completamente sua forma estética, garantindo uma sensação de espaço. Atualmente, as formas retilíneas estão em evidência, com detalhes elaborados com sutileza e que fazem toda a transformação espacial.

Tetos e paredes

Os tetos podem receber uma iluminação especial ou um rebaixamento, que valorizará o local. As paredes, poderão receber apenas uma pintura com uma cor que chame a atenção, sem agredir o projeto.

Dicas: Tijolos aparente, texturas, quadros e outros objetos expostos aleatoriamente já mostram os cuidados com os detalhes. Use cores diferentes, mas que complementem à sua paleta de cores.

Layout

As formas para a criação de um "layout" podem ser pensadas e analisadas em um projeto, com o objetivo do espaço tornar-se um ambiente diferente, prático e dinâmico, que funcione para você e toda sua família. Existem várias formas de criar a disposição dos móveis em um ambiente, e a que mais recomendo é fazer o levantamento das medidas e tentar "encaixar" tudo o que você precisa. Após esta etapa, crie setores de convivência, organizando os detalhes elaborados por você, de acordo com seus móveis e objetos.

Gastando pouco

Você pode simplesmente colocar aquela mesa da varanda em plena sala de estar ou pegar o lustre do quarto de hóspedes e transferir para varanda. Os souvenirs de viagem ganham destaque em um aparador ou em cima da mesa de centro. Um castiçal antigo pode ser agrupado com objetos modernos, promovendo um contexto criativo no seu espaço.

Dicas: Use e abuse das mesas de centro, elas são detalhes maravilhosos e sempre criam uma forma diferente de você expor seus adornos decorativos.
Fique atento de como você poderá colocar a mesa de centro perto dos sofás e cadeiras, para ser um detalhe a mais na sua sala.

Muitas formas de serem criados "detalhes" na decoração de interiores podem ser aproveitadas por você, sem custo ou com um investimento mínimo, mas fazendo toda a diferença. Tudo pode ser modificado, basta criar possibilidades de uso dentro do seu espaço que garantirá sempre uma vida prática e confortável.

Fotos: Divulgação

Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.

ACESSA.com - Valorize os detalhes da sua casa