Nome do Colunista Luiz Henrique Duarte 11/06/2015

Um apartamento com elementos neutros na decoração

luizUma decoração "neutra" é a melhor forma de deixar sua casa sempre em evidência. Tudo o que é neutro tem a função de combinar com todos os estilos, realçando o design do seu espaço. Neutro é tudo aquilo que não compromete ou toma partido entre as forças beliquentes, entre as pessoas ou nações antagônicas. Em nosso caso, neutro é tudo aquilo que não compromete nossos projetos decorativos.

Origem

A palavra "neutro", origina-se do latim "neuter", "neutra", "nenhuma", traduzindo, significa nem um, nem outro, um símbolo de indeterminação. Pode ser algo que por si, não toma partido de qualquer lado de uma disputa. Aquilo que é imparcial ou indiferente e relaciona-se com qualquer área ou assunto, como na arquitetura e no design.

Estilo

Para um ambiente, o neutro é tudo que pode ser adquirido e usado em qualquer época, sem comprometer esteticamente seu espaço, independentemente do projeto. O estilo pode estar presente em elementos decorativos, como objetos ou elementos fixos, como papéis de paredes, gessos para o rebaixamento dos tetos, mobiliários.

Salas

A "decoração" de uma sala, é o grande exemplo para o ponto de partida. Tudo começa pelas cores das paredes. Neste segmento o clássico é mesclado com o moderno, onde alguns detalhes do projeto poderá ganhar elementos vibrantes.

Dicas: As cores neutras, principalmente em "tons pastéis", como o branco e o cinza podem e devem ser usadas.

Use as cores quentes em elementos secundários, como detalhes de objetos.

Jantar

Para as salas de jantar, as dicas são praticamente as mesmas, usando sempre uma mesa clássica, com traços contemporâneos, sem nada extravagante. As linhas retas e as formas tradicionais deverão ser seguidas.

Dicas: As mesas em tampo de vidro ou madeira, são neutras, dependendo do estilo e à procedência de sua origem.

Uma forma para quebrar a neutralidade continuada e promover um clima acolhedor é colocar tapetes com cores mais fortes, porém que fiquem de acordo com a proposta.

Cadeiras diferentes conferem possibilidades de uso, quando tudo é neutro.

Quartos

Bom, os quartos com as camas tradicionais, principalmente com as formas retas, conferem o estilo neutro. À supremacia de cores e formas são adaptadas dentro do espaço em acessórios, que podem ser observados em pontos estratégicos do ambiente.

Dicas: Os quadros e gravuras podem e devem ser usados.

O uso de texturas ou detalhes em acabamentos, promoverá um clima aconchegante.
Roupas de cama com cores "quebram" a monocromia de cores e elementos tradicionais.

Cozinhas

O uso de um piso, como um porcelanato claro, ou qualquer um revestimento cerâmico para acabamentos é a base da neutralidade neste ambiente. Os armários deverão ser com traços retilíneos, com os puxadores embutidos ou de metais. As bancadas para a área molhada deverá ser escura ou em cores claras.

Dicas: Use as cores em assentos, como banquetas ou cadeiras.

Os armários branco ou com referências de uma madeira nobre integram o ambiente gourmet com elegância.

Os eletrodomésticos inox ou branco também conferem à neutralidade.

Pranchas nas paredes para livros de receitas ficam bem neste espaço.

Fogões e geladeiras de "inox" são adaptados em qualquer cozinha, ficam sempre em evidência, além da praticidade da limpeza.

Banheiros

Dentro destas áreas de banho, os revestimentos seguem com um padrão de qualidade clássico, como os revestimentos tradicionais nas cores claras. Use poucos elementos decorativos para as bancadas.

Dicas: Os espelhos podem ser proporcionais ao tamanho da bancada.
"Box" com vidros transparentes para a área molhada destinada aos banhos.

Nossa sugestão

Um apartamento com elementos neutros, de 110 metros quadrados, localizado no Rio de Janeiro, onde a madeira foi usada em detalhes circunstanciais, traduzindo todo o bom gosto para os espaços elaborados no projeto, deixando os ambientes com um clima super aconchegante, seja nos painéis, detalhes em cantos ou mesas de apoio, é o nosso exemplo. O gesso ganhou apenas pequenos recortes, como o mobiliário sugerido para o layout dos ambientes. O uso de cores quentes e fortes foram descartadas, onde apenas detalhes de "tons vibrantes" é observado em parte dos espaços.

Ah, ainda temos à varanda, onde os "móveis tradicionais" podem ser observados. Os " elementos naturais" colocados conferem uma atmosfera de descanso, promovendo o clima de aconchego, fácil de fazer em casa, sem gastos excessivos, o que é mais importante!

Neste exemplo, os elementos naturais utilizados foram os "bambus", criando um cenário elaborado para o relaxamento. Outros elementos podem e devem ser usados, com madeiras de demolição, sobras ou pedaços de portas e janelas. Seja criativo!



Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.

ACESSA.com - Um apartamento com elementos neutros na decora??o