Luiz Henrique Duarte Luiz Henrique Duarte 10/07/2015

Reforma de móveis de estimação para o reuso

Assim como a maioria das pessoas, também sou fã de reinventar os "móveis", oferecendo um novo "contexto", uma nova "roupagem", para aquele mobiliário que pode estar até esquecido em algum local da casa. Reformar é "reconstruir à antiga forma", seja corrigindo ou apenas realizando um conserto.

O Novo

Dar uma organizada na estrutura, sem mexer no "design original" de um móvel ou objeto, é valorizar suas linhas naturais de concepção, contribuindo para a sua conservação e reinventando até um estilo, porém sem perder suas características originais, devido ao avanços do tempo.

Estilo

Estilo é o modo que usamos para expressar um sentimento, uma época ou até uma tendência que já foi ou ainda está em evidência. Na arquitetura e no design, móveis de qualquer estilo estão em evidência.

Dicas: Em um ambiente contemporâneo, colocar uma "peça" de mobiliário, reformada, cria personalidade ao espaço.
Os móveis como cadeiras, poltronas e sofás, ilustram o contexto.

Tecidos

Tudo que é confeccionado com fios, manual ou mecanicamente, são chamados de tecidos. A melhor forma de deixar um móvel com uma "cara nova", é trocar os tecidos antigos. O contraste entre a nova padronagem e o móvel, garante a identidade do produto final.

Dicas: Os tecidos devem combinar com a peça do mobiliário que você escolheu, respeitando o estilo, sem agredir ou deixar o móvel com o aspecto "pesado".
Tecidos com cores quentes, combinam com móveis que serão reutilizados.

Estrutura

A estrutura do móvel, precisa ser "respeitada", para não perder sua característica, que garante o seu diferencial. A sustentação da peça, depende de sua base, da organização natural que compõe seu corpo. Nada de criar idéias que deixam este mobiliário com um aspecto desconfigurado.

Dicas: As estruturas em madeira, precisam geralmente apenas de um verniz, que pode ser fosco.
Caso o móvel necessite, poderá ser até laqueado ou receber uma nova cor, porém, perderá sua forma natural.

Cores

Todo o cuidado é pouco e toda tentativa de aplicar cores poderá deixar o móvel com um aspecto extravagante demais, vai depender do seu projeto. Você precisa analisar, caso deseja usar uma "paleta de cores", se a sua peça ficará em harmonia com o local onde permanecerá.

Dicas: Faça um teste, caso realmente seja necessário o uso de cores.

Ambiente

Para colocar este móvel "reformado" em seu ambiente, é preciso saber como ficará o seu espaço. Nunca use todos os móveis reformados, até pode, mas o contraste entre o novo é o antigo fica muito contemporâneo. Uma peça ou outra reformada, valorizará muito mais todo o espaço.

Objetos

Alguns objetos são únicos e exclusivos, não merecem perder suas características naturais, para serem reformados ou reinventados. A melhor forma e maneira de usá-los é deixando como estão. Saiba apenas colocá-los em um lugar de destaque dentro se sua casa.

Dicas: Os ventiladores antigos estão adquirindo um significado fashion em ambientes contemporâneos.
Crie alternativas e possibilidades com os objetos que você possui em seus ambientes!

Nossa proposta

Visando sempre o aproveitamento de nossos móveis, criando possibilidades, com um custo reduzido ou ausência de gastos, todos nós temos algum tipo de cadeira, poltrona, sofá, mesa de apoio, aparador e móveis diversos, que não sabemos como usá-los novamente. Para reinventar novas formas de uso, basta agregar à harmonia plena e total destes móveis com o nosso contexto. Selecionamos fotos de móveis que foram completamente reformados, sem perder sua originalidade para serem usados de novo.

As fotos abaixo, seguem para ilustrar nossas dicas.


Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.

ACESSA.com - Reforma de m?veis de estima??o para o reuso