Luiz Henrique Duarte Luiz Henrique Duarte 7/08/2015

Home Office para os pais e toda a família

Com a descentralização do mercado de negócios, vários profissionais trabalham em casa, visitando o escritório central para participar apenas de reuniões e aproveitando melhor o seu tempo. Trabalhar dentro do nosso lar, aumenta a qualidade de vida, diminui os gastos com a locomoção e o transporte, além de possibilitar uma alimentação mais saudável.

Home Office

"Home Office" é o trabalho profissional no interior das residências. É um escritório criado de acordo com as suas necessidades dentro do seu ambiente familiar. Pode ser projetado ou adaptado, de forma que todos os parâmetros estruturais tragam o conforto e a qualidade para a realização do trabalho informal.

Origem

Há indícios que o primeiro "Home Office", surgiu em 1857, nos EUA, em Chicago, com a Estrada de Ferro Penn. Era uma companhia férrea, onde havia à necessidade de enviar "gerentes operacionais" para o "controle" e a "logística" de mercadorias e pessoas, entre a costa leste e oeste. Tudo interligado com o escritório central, através da tecnologia da época: o telégrafo.

Ergonomia

Para adaptar seu espaço ou projetar um Home Office, dentro de nossas casas, é preciso levar em consideração as questões ergonômicas, com o objetivo de evitar o desconforto causado pela altura imprópria de cadeiras e mesas. Fiquem atentos nas dimensões do seu espaço também, evitando um mobiliário inadequado.

Dicas: Qualquer mesa para o escritório, precisa de ter uma altura correta, largura compatível com todos os equipamentos que serão usados, embora as dimensões sejam padrões.
As cadeiras mais confortáveis apresentam o encosto anatômico e o assento com medidas corretas.
As mesas podem ser personalizadas, projetadas especialmente para você, adaptada para o seu local.

Conforto Térmico

É muito importante saber onde seu Home Office será implantado e localizado no interior de casa. O ambiente deverá ser bem ventilado, com uma ventilação natural e ainda caso necessite, um condicionador de ar. Caso não tenha espaço para isso, qualquer cantinho poderá ser criado um escritório, mas que fique próximo às janelas e portas, caso não tenha uma ventilação direta.

Dicas: O ar natural, ajuda eliminar ácaros, bactérias e alguns fungos que existem em papéis, livros, pastas e que são imperceptíveis.
A ventilação nos dias quentes ajuda o corpo humano à ter resistência ao calor, evitando dores, inchaços, fadigas e desidratação.
O ar condicionado é uma forma de deixar o seu ambiente de trabalho mais prazeroso, para quem sofre com altas temperaturas.

Conforto Lumínico

Outra dica de grande importância é saber respeitar nossos olhos, evitando um desgaste ocular pela falta de luminosidade adequada. É necessário aproveitar toda iluminação natural do ambiente, da melhor forma e maneira possível. A iluminação artificial deverá ser utilizada com as lâmpadas adequadas, com luminárias corretas, evitando o ofuscamento da visão.

Dicas: As lâmpadas de LED são resistentes, oferecem maior durabilidade e ajudam a diminuir o consumo de energia elétrica.
As "bases" das mesas de trabalho, caso sejam de vidro, poderão receber películas evitando os reflexos.
As luminárias de embutir retráteis, ajudam a "focar" os "cristais lumínicos" de luz em direção à sua mesa de trabalho.

Conforto Acústico

Nada mais desconfortável do que trabalhar em um ambiente com ruídos ocasionados das avenidas e ruas. Evite "montar" seu Home Office na direção dos barulhos e sons de qualquer natureza. Caso não tenha outra solução, coloque os bloqueadores naturais de som, que não eliminam o barulho, mais diminuem, como cortinas e tapetes. Os vidros anti ruídos eliminam os barulhos indesejáveis.

Dica: Os barulhos atrapalham a concentração das pessoas e inibem o cérebro de criar idéias e soluções no desempenho profissional.

Equipamentos

Os equipamentos como notebook, computadores, tablets, celulares, telefones, deverão estar posicionados próximos a você, evitando uma distorção muscular e esforço desnecessário para usá-los. As mãos não deverão sofrer impactos profundos para alcançar nenhum equipamento de trabalho.

Dicas: Evite mesas com muitos equipamentos de trabalho.
Aparadores, móveis de apoio, deverão servir de arquivo para papéis e pastas, além de armazenar o som, TV, mídias digitais.

Como fazer um Home Office

Bom, existem algumas dicas para montar um Home Office. Lembre-se que você pode aproveitar uma mesa que já possui, ou uma escrivaninha antiga, que dará um "charme" todo especial ao seu Home. As mesas com "pés de cavalete", também promovem um clima contemporâneo, descontraído e despojado ao mesmo tempo.

  • Sua mesa deve ter uma altura de 76,78cm para o seu conforto ergonômico.
  • As cadeiras com rodízios em silicone, facilitam a locomoção para mexer no computador, atender telefone e outra atividades, mesmo estando assentado.
  • O couro sintético facilita a limpeza.
  • As estantes e móveis de apoio são necessários para armazenar e organizar tudo o que precisa, mesmo em um espaço compacto.
  • As flores e uma vegetação humanizam o ambiente de trabalho, cuidado sempre com a dengue.
  • Usando com moderação, cores quentes ajudam o processo criativo. Saiba usar.
  • Atente para a altura da cadeira, largura do assento e encosto.

Dica

Aproveite o seu espaço da melhor maneira possível, seja compacto ou com uma metragem maior. Criar um Home Office, dentro de casa, deixará seu trabalho mais produtivo e elevará sua qualidade. As pessoas que conciliam suas atividades desta forma, administram melhor seu tempo. O Skype, facebook, Instagram, são ferramentas que ajudam dividir informações e estabelecer contatos mesmo à distância.

As fotos abaixo ilustram nossas Idéias, dicas e sugestões.


Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.

ACESSA.com - Home Office para os pais e toda a fam?lia