Luiz Henrique Duarte Luiz Henrique Duarte 25/09/2015

Dicas para decorar sua casa com plantas

Morar em um apartamento ou casa não é um impedimento para cultivar o verde. As plantas agregam vida, vitalidade e garantem a harmonização dos ambientes. Espécies diversas, trazem a beleza e energia para as pessoas. Existem muitas plantas, que podemos colocar em ambientes internos, que resistem ao calor, necessitam de pouca água, deixam o "verde" em evidência e humanizam os espaços, inserindo o paisagismo na decoração.

Primavera

Ocorre depois do inverno e antes do verão, é uma das quatro estações do ano, ocorrendo no Brasil, localizado no hemisfério Sul, entre 23 de setembro e terminando 21 de dezembro. É o início da época de reprodução de muitas árvores e plantas, o seu florescimento.

Dicas:

São elas: rosa, girassol, gérbera, hortênsia, hilicônia, jasmim-estrela, frésia, crisântemo, dama da noite, boca de leão.

Época para adubar, cuidar, plantar e levá-las para o interior das casas.

Espaço

Uma intervenção verde no seu projeto de decoração ou mesmo na sua casa atual, completa o design do espaço e garante uma humanização aconchegando para os moradores. Verifique a metragem do seu espaço para colocar a espécie correta no local que será destinada.

Dicas:

Podemos ter dentro dos apartamentos e casas, plantas que não ocupam o espaço, melhorando a qualidade de vida.

Espaços compactos, pedem plantas funcionais, que necessitam de pouca água, crescendo verticalmente.

Plantas robustas são indicadas para espaços amplos, para o seu preenchimento.

Plantas e Espécies

Atualmente, existem várias espécies no Brasil, encontradas no mercado do paisagismo, de plantas e flores que se adaptam perfeitamente em ambientes internos. São lindas e muito fáceis de cuidar, podendo estar expostas como um "elemento decorativo natural". Respeito as plantas e vejo como uma bênção suprema cuidar delas.

Dicas:

Existe uma espécie correta para cada tipo de ambiente.
Observe se sua sala tem incidência de luz solar, se é úmida, fria, quente, para escolher a planta certa.
É importante salientar que certas espécies não são adaptadas à luz solar.
Plantas para salas de estar e convivência precisam ser "diferentes", seja na maneira de expor em vasos ou na própria espécie.


Dialogando com as plantas e cuidando

Além de trazer uma energia para os ambientes, você precisa gostar das plantas, cuidar bem delas. Plantas necessitam de carinho, amor e muita boa vontade.

Dicas:

As folhas podem ser limpas com um tecido limpinho, suave, úmido, eliminando à poeira acumulada.
Use sempre água de boa qualidade para ser colocada, na terra ou borrifada nas folhagens.
Adube sempre que necessário, use luvas.

Luminosidade

Há um tipo de "luminosidade" para cada planta. Pleno sol, sol, meia sombra, sombra, mesmo dentro de casa. Um espaço pouco ventilado ou sem luz natural, não impede que você adote certas espécies específicas. Consulte sua flora, onde compra suas plantas ou o Ceasa de sua cidade.

Dicas:

Banheiros ou lavabos sem báscula (janela), deixe sempre à porta aberta para a luz natural entrar e a ventilação chegar até a planta.
Salas de estar e jantar, adote plantas resistentes.

Como decorar

É a estação certa para trazer o verde para nossas casas. O essencial para deixar nossos espaços com um "toque verde" é saber dosar exatamente os cuidados na escolha e manutenção.

Dicas:

Coloque uma planta que você goste, simpatize, tenha sintonia com ela.
Verifique o tamanho do espaço, para não decepcionar depois, caso ela fique sem proporção.
Use vasos em barro, de cerâmica, vidro, cachepôs e aquários.
            
Espécies e purificação do ar

"Quando entrar setembro e a boa nova andar nos campos, quero ver crescer o perdão onde a gente plantou..."Beto Guedes

A sensação de liberdade aquece nossos desejos e uma "casa arrumada" com flores e plantas traz  sempre o sol de primavera. Abrindo nossas janelas, que a vida seja renovada, doce e fértil. Não precisamos de comprar flores e plantas, basta pegar uma "mudinha", seja do seu vizinho ou amigo, transformar aquele vaso antigo em novo, usar a criatividade e deixar o perfume das espécies dominar nosso lar.

As plantas ajudam a amenizar os problemas de poluição do ar dentro de casa, qualquer espécie, faz com que certas toxinas sejam eliminadas do ar, como a VOCS (compostos orgânicos voláteis) e a POPS (poluentes orgânicos persistentes ), além do formaldeído, xileno, benzeno, dependendo da especialidade de cada uma.

Entre as espécies de plantas:

Cactus
Espada de São Jorge
Lança de São Jorge
Lírio da Paz
Orquídea
Pau dágua
Ráfia
Suculenta
Samambaia

Existem outras espécies, que humanizam ambientes, oferecem ótimo preço, são fáceis de cuidar, além das citadas.

Sugestão

Você pode pegar um pequeno ramo verde, uma folha, uma flor, colocar em uma ou várias jarras, garrafinhas, vidros transparentes, gastando pouco e adaptando nossas ideias para o seu cantinho. Arrume do seu jeito e viva a primavera!

As fotos abaixo registram nossas dicas e sugestões.


Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.

ACESSA.com - Dicas para decorar sua casa com plantas