Luiz Henrique Duarte Luiz Henrique Duarte 30/10/2015

A importância dos arquitetos e designers de interiores para sua reforma

Admirar o belo é contemplar a harmonia que se destaca pela valorização dos espaços em sua totalidade. É a união das formas conceituais através da disposição funcional de cada material, revestimento, mobiliário, em equilíbrio com o ambiente que foi concebido.

Os espaços residenciais e corporativos estão cada vez mais sofrendo transformações, visando atender a praticidade, elevando a qualidade de vida e criando soluções concretas, para garantir aos moradores e usuários uma alquimia mágica, favorecendo a auto estima e tornando-se prazerosa a permanência dentro dos ambientes que recebem estes planejamentos e intervenções.

Atualmente, fazer a opção por um arquiteto ou designer de interiores é otimizar às ideias através de um projeto elaborado, visando o aproveitamento total dos espaços, com uma visão especializada e canalizada, capaz de sugerir alternativas invisíveis aos olhos comuns, adequando cada ambiente ao estilo de vida de seu usuário, conhecendo sua personalidade, suas prioridades, seu jeito de agir e de ser. É muito importante respeitar as reivindicações do cliente, à maneira que será usado o espaço, além da sua idade, como às outras pessoas que irão usufruir do local. Unir à forma e a ideologia de cada solicitação das pessoas, é ser um "anjo provedor de sonhos", que são transformados em realidade e satisfação, onde os sorrisos exaltados na face são as verdadeiras conquistas, através da leitura de cada desejo.

O arquiteto e o designer de interiores, juntos, conseguem somar e criar soluções aos problemas de uma residência, escritório, consultório, loja, que muitas vezes são considerados pragmáticos e completamente insolúveis. Aliando os conceitos práticos e permitindo que o conforto e o aproveitamento total dos espaços sejam fatores reais, nós profissionais da área, prezamos por ambientes acolhedores e irresistíveis, capazes de agregarem o bem-estar e o prazer sem fronteiras em cada ser humano.

Enquanto os arquitetos, além de irradiarem idéias nos projetos de interiores, podem fazer alterações nas estruturas dos ambientes, como os engenheiros da construção civil, ampliando os espaços com a retirada de paredes ou a construção de novas, projetam apartamentos, casas, edifícios, desenhando seus conceitos através de ricas pesquisas, que acompanham a evolução da arquitetura no decorrer das décadas.

Pois bem, os designers de interiores, apenas não estão aptos para fazer as retiradas de paredes e projetos estruturais. Em compensação, todo projeto que compõe o interior, como criação do layout, programa de necessidades, desenho de móveis, iluminação, marcenaria, objetos diversos e adornos, paisagismo é de sua responsabilidade, além de acompanhar as obras e outras funções diversas.

Com a rapidez das informações e das mudanças nas tendências, a harmonia dos ambientes e a sua estética, que configuram os espaços em sua totalidade, são creditados ao design de interiores, que muitas vezes pertencem ao staff de famosos escritórios de arquitetura ou ganham destaque com o seu próprio escritório, como Marcelo Rosembaum, apresentador do programa Decora, no canal de TV a cabo GNT. Ele também participa de ações sociais, como redecorar as fachadas de casas com cores, em uma comunidade carente de São Paulo, levando estímulo e vida para as pessoas.

Com ênfase nas mídias sociais, imprensa em geral, ressaltando sempre a importância do reaproveitamento dos materiais, economia de energia, conscientização para o uso da água, nosso bem mais precioso, além do reuso dos móveis, todas às pessoas, de qualquer condição social ou financeira, podem recorrer a um profissional, evitando o desperdício e as soluções sem êxito, deixando sua casa muito mais agradável para o dia-dia, lazer, convívio com os amigos, família, parentes e vizinhos. Os arquitetos e designers de interiores viabilizam uma qualidade de vida, apenas eliminando os excessos, priorizando o essencial.

Desta maneira, aproveitar algo existente, sem o comprometimento estético ou funcional, até mesmo o técnico, analisando e personalizando cada projeto,  atribuindo todas as peculiaridades de cada pessoa, indicando soluções com um custo reduzido, verificando materiais e acabamento em perfeita sintonia, móveis adequados e planejados para cada tipo de ambiente, iluminando cada espaço de maneira adequada, garimpando e vasculhando lojas, acompanhando obras em andamento, usando uma paleta de cores neutras ou quentes, repaginado seus móveis e por fim, exaltando o que tem de melhor em cada lugar, não tem preço ou palavras de afeto.

Se você deseja ter um espaço aconchegante, criativo e que atenda todas as suas necessidades, saiba da importância dos profissionais da área ou atente para os seus projetos, pesquise, saiba qual revestimento foi usado, quais os tecidos das cortinas, que tipo de piso, as cores empregadas nos ambientes, canalizando sempre para atender suas expectativas. Tudo é tão simples...!!!

As fotos de diversos ambientes projetados, ilustram sobre a importância dos profissionais da área.


Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.

ACESSA.com - A import?ncia dos arquitetos e designers de interiores para sua reforma