Luiz Henrique Duarte Luiz Henrique Duarte 11/12/2015

Árvores de Natal: aprenda a escolher

Com a aproximação da data que comemora-se o nascimento de Jesus, traduzindo na essência da maior festa do calendário anual, a árvore de Natal simboliza a presença fraternal da comunhão entre os povos e a celebração da vida.

Origem

Há uma corrente de estudiosos, afirmando que a árvore de Natal, foi elaborada e propagada para o mundo em uma península francesa. Já outras diretrizes de estudiosos, enfatizam que a sua origem é germânica, por volta de 1530, onde Martinho Lutero reproduziu em sua casa à imagem de um pinheiro coberto de neve.

Tradição

Enfeitar as árvores é um ritual tradicional e antiquíssimo, inicialmente com o objetivo de celebrar a fertilidade da natureza, praticado por todas as culturas e religiões pagãs, obtendo grande importância no norte da Europa, terra dos famosos pinheiros, no início do século XVI.

Significado

Nos séculos XVII e XIII, o hábito se tornou extremamente popular entre os povos europeus e germânicos, com suas árvores cada vez mais decoradas. Às velas, simbolizam a luz de Cristo, às estrelas, uma alusão às estrelas de Belém, às rosas, uma homenagem à Virgem Maria, as hóstias, perdão dos pecados. Símbolos presentes nas árvores através de detalhes que remetem a uma história cultural, às vezes imperceptíveis.

Pelo mundo

A árvore de Natal só foi difundida pelo mundo afora a partir de 1841, quando o Príncipe Albert (1819-1861), montou em seu palácio Britânico uma elaborada árvore natalina, juntamente com sua mulher, a Rainha Vitória, em uma época onde o Império Vitoriano dominava, era ponto de referência, tornando-se assim o costume popular.

Cores do Natal

Tradicionalmente, as cores natalinas são o vermelho e o verde. O vermelho simboliza o sacrifício de Jesus Salvador pela humanidade, já o verde, representa a esperança e a vida eterna. Atualmente, nasce uma tendência de cores para os enfeites, focando as bolas, como os tons de azul, o rosa, laranja e o amarelo. No momento, a paleta de cores são cítricas, além do prata e o dourado.

Como escolher

Entre os materiais, existem as fibras sintéticas, que remetem aos pinheiros originais, depois o plástico, que pode ser encontrado nas cores branco e verde. Já as árvores com ramos prateados, são mais antigas, dificilmente encontradas no mercado, confeccionadas com um material metalizado. As naturais são mais acessíveis, como a tuya (pinheiro).

Existem as árvores confeccionadas com materiais sustentáveis, como caixas de ovos, garrafas pet, pallets.

Para escolher, decida primeiramente qual linha deseja seguir e crie de acordo com seu estilo uma proporção de enfeites, padronizando as cores e misturando os enfeites.

Salas compactas pedem árvores com pouquíssimo volume nas laterais, como as pequenas slim. Já salas médias pedem árvores altas, com volume reduzido nas laterais (galhos das árvores). Salas com pé direto alto, podem ser usadas árvores maiores, fazendo uma volumetria de acordo com o espaço disponível.

Como montar

Bom, primeiramente verifique o lugar que a árvore ficará exposta, decidindo por qual material e tamanho que você adotará dependendo do tamanho do seu ambiente. Depois, abra bem os galhos para alcançar o volume necessário. Verifique como dará o acabamento na sua base, colocando tecidos natalinos, feltros, cestos ou outras alternativas, como uma colcha de retalhos antiga. Já para montar, siga a ordem:

  • Pendure as luzes começando de cima para baixo, de preferência às lâmpadas de LED e com baterias, evitando o uso desnecessário de energia elétrica.
  • Espalhe os laços ao redor de toda a árvore.
  • Coloque os enfeites do topo, como estrelas, anjos, laços, flocos de neve, cruz cristã.
  • Coloque os enfeites temáticos espalhadaos.
  • Pendure as bolas, caso tenha cores diferentes espalhe proporcionalmente.
  • Enfeites com tamanhos diferentes podem ser espalhadaos, criando uma harmonia estética.
  • Finalize arrumando os pés da árvore, que foram cobertos com o material que você escolheu para dar o acabamento.

Dicas

Você pode usar todos os enfeites que já possui, usando sua criatividade e seguindo as tendências natalinas do mercado de design e decoração. Caso deseje algo novo, tente transformar suas peças, permitindo serem usadas de outra forma.

Casa com crianças, necessitam de uma árvores temáticas, que propague a tradição desde cedo para elas. Utilize cores e enfeites que chamam a sua atenção, incentive a montar.

Lojas populares trazem sempre novidades para esta época, com preços competitivos.

Veja se o que irá comprar poderá ser usado no ano seguinte, para não comprar sem necessidade.

As fotos seguem abaixo com nossas sugestões.


Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.

ACESSA.com - ?rvores de Natal: aprenda a escolher