Luiz Henrique Duarte Luiz Henrique Duarte 18/12/2015

Mesa de Natal: dicas e sugestões para você não errar

O dia tão esperado está aproximando-se e o clima de festa já irradia nossos corações. É tempo de reflexão, reunir os amigos e a família para as comemorações do nascimento de Jesus Cristo e o início de um novo ciclo. A melhor maneira é reunir todos em volta de uma bela mesa, agradável aos olhos e merecedora de aplausos e elogios, o desejo de qualquer anfitrião.

A mesa

Equilibrando elementos contemporâneos com o costume cultural e histórico, todos os enfeites e peças poderão ser usados, reaproveitando tudo o que já possuímos, seguindo às tendências atuais e colocando nosso toque criativo.

Significado

O jantar de Natal, remete-se à última ceia de Jesus com os seus apóstolos. Tornou tradição e originou-se na Europa, onde às portas das casas eram abertas para viajantes e peregrinos, em clima fraterno de confraternização, na noite do dia 24, onde foi difundido para o mundo.

Toalhas e jogos americanos

A mesa poderá ser idealizada com toalhas, de diversos tipos de tecidos e cores, jogos americanos, trilhos de mesa (toalhas retangulares estreitas), ou também somente os pratos sobre o tampo, criando contrastes entre o aparelho de jantar escolhido e outros elementos decorativos. A melhor opção é usar uma toalha, neutra, tipo branco, uma cor que é combinada com tudo. Já os jogos americanos, restringirá o espaço, caso precise de encaixar mais cadeiras.

Dica: Para muitas pessoas, a toalha ajuda a proteger seu tampo da mesa, caso exija cuidados, evitando arranhar ou qualquer outro tipo de acidente.

Louças e aparelhos

A melhor opção é facilitar, já que é um dia muito corrido, portanto dê preferência por louças brancas ou neutras, que são fáceis de criar possibilidades na hora de compor a mesa. Caso não possua, use aquilo que tem, desde que seja integrado com leveza com todos os elementos decorativos que está sendo usado, como copos, taças e talheres.

Cores

As cores tradicionais, como o verde e o vermelho, é o duo combinativo mais desejado, que a maioria das pessoas fazem questão, fazendo uma referência à tradição cultural e histórica. São cores que podem ser usadas de outra maneira, com uma ideologia criativa, para não tornar o ambiente poluído. Atualmente, o prata, o dourado, a mistura de estampas, padronagens coloridas de tecidos, enfatizam uma paleta de cores que tentam fugir do convencional e da mesmice.

Dicas: Eu tento usar o verde e o vermelho com tons opacos, misturados com objetos de Natal, como sinos, flores naturais para dar um toque moderno. Qualquer cor de sua preferência poderá ser usada, basta ter uma sintonia com você e corresponder com sua decoração.

Detalhes

Depois da predominância das cores estabelecidas, os detalhes deverão ser prensados, pois são eles que fazem enriquecer esteticamente a sua mesa. É o protagonista que rouba todas as cenas, capaz de ser o motivo de todos os comentários. Harmonize os castiçais, laços de fita, velas, bolas, pingentes, bandejas, a forma de colocar uma jarra, à disposição dos adereços temáticos e afins, da melhor maneira possível, sem tumultuar a mesa.

Dica: Guardanapos preenchem uma boa parte do espaço, com volume. Acho lindo os de tecido, porém os de papel, macios, diferentes e de boa qualidade é uma excelente opção!

Altura dos objetos

Na hora de equilibrar sua mesa, distribuído os detalhes, cuidado com a altura dos objetos em geral, para não atrapalhar os convidados na hora de ceiar. Se sua mesa tem a proposta decorativa e ninguém ceiará nela, pode sim, abusar. Caso, se todos forem sentar-se em volta da mesa, é muito agradável enxergar os convidados, sem obstáculos na frente ou dos lados.

Arranjos

Um conjunto de pinhas, destas que pegamos por aí, nesta época do ano, é uma excelente opção, basta ter criatividade para idealizar um arranjo. Flores e folhagens naturais, que você pode pegar no seu jardim, podem e também devem ser usadas, promovendo o frescor e a leveza da mesa. Observe sempre a jarra ou recipiente que será usado.

Dicas: Arranjos cítricos com laranjas, frutas da estação, abacaxis, são originais e com um custo mínimo, onde poderão ornamentar e serem servidas para os convidados. Nozes, canelas, cravo, pistache, amêndoas, poderão ser misturados com folhagens e ramos exóticos, em harmonia, claro. Uma simples rosa ou uma flor qualquer dentro de uma garrafinha de vidro, fica extremamente sensacional!

Convidados e menu

Para tudo estar em ordem, decida pelo cardápio, a quantidade de pessoas que estarão na sua lista e faça a opção pelo tipo de serviço que irá oferecer. O jantar americano é muito prático, mas as pessoas ao redor da mesa é a sutileza de uma noite agradável, emocionante. Decidido isto, tente idealizar uma decoração prática e charmosa, com base e referência no tipo de comida que será servida e quantidade de convidados.

Nossa sugestão

A melhor maneira de agregar as pessoas e tornar sua decoração da mesa irreverente e em sintonia com todos é a simplicidade de idealizar algo sutil, que fale a linguagem de todas as tribos, dos avós, pais, madrinhas, tios, crianças e adolescentes. Visando a integração de todos os elementos dentro de qualquer espaço, seja contemporâneo ou tradicional, buscamos opções que remetem ao tema sem configurar excesso, com sabedoria e elegância.

Você também pode colocar sua mesa na varanda, montar várias mesinhas de acordo com o seu espaço e estilo de vida, usando tudo acessível para você. Não importa seu talher ou o tamanho de sua mesa, se ela é retangular, redonda, oval ou quadrada, o importante é expandir o Natal além do coração, sem fronteiras, reunir e abraçar quem mais amamos!

Feliz Natal! Que o espírito de luz, emanado pelo menino Jesus, faça renascer os sonhos e a esperança, transformando nossas vidas pelo milagre e a sua divina misericórdia!

As fotos abaixo ilustram nossas dicas e sugestões.


Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.

ACESSA.com - Mesa de Natal: dicas e sugest?es para voc? n?o errar