Nome do Colunista Luiz Henrique Duarte 28/12/2015

Ideias de mesas para o Ano Novo

Despedir de um ano é como projetar as expectativas para um novo ciclo, emancipando os sonhos e os desejos, que tornarão realidade, em uma nova fase que será iniciada. Brindar com quem amamos e receber os amigos é manter a tradição que une todas as correntes familiares de qualquer ideologia, crença ou religião. É acreditar e amar fraternalmente a todos que são dignos de receber um carinho incondicional.

Ano Novo

Nada melhor do que tornar nossa casa agradável, com vida, energia irradiante, que emana bons fluídos, através de uma mesa elaborada, simples e acolhedora, que sempre cabe mais um. Celebrar é o tema, alegria é a ordem, alto astral é lei!

Réveillon

Esta palavra já foi usada, para descrever um refeição light, realizada a noite, na qual impedia que as pessoas dormissem. Mais tarde, foi usada para qualificar a ceia da véspera do Natal. Com os anos, nos meados do século anterior (como dizem as pesquisas), passou a designar as celebrações de Ano Novo.

Enfeites temáticos

Os enfeites que remetem ao Natal, são essenciais para dar harmonia para sua mesa ou decoração de Ano Novo. Você poderá aproveitá-los da noite natalina, compondo de forma diferente, com um visual mais leve, para entrar no clima de festa, com a verdadeira magia da noite de despedida do último dia do ano.

Louças, copos e aparelhos

Tudo é informal, devendo ser substituído por um novo conceito despojado, acessível e compatível a todos, diferente um pouco da noite natalina, que é por tradição mais séria e contida. Substitua suas louças e aparelhos por materiais mais resistentes que você não fique com medo de quebrar ou algo parecido.

Dica: Somente deixe as taças, para brindar em grande estilo! Afinal, existe brinde sem taça? Acho que perde o glamour. Digo as taças próprias para espumante, longas e estreias, longas e semi-abertas ou redondas e ovais (mais antigas, muito charmosas).

Toalhas

Você pode deixar com uma toalha neutra, uma branca, por exemplo, ou até sem toalhas, com apenas sousplat, caminho de mesa. Caso não queira ter trabalho, coloque os pratos e talheres apenas sobre a mesa, porém de forma e maneira organizada.

Informalidade

Caso não deseje montar uma mesa tradicional, com lugares específicos para cada um, coloque os pratos, talheres, copos, taças, distribuídos sobre o tampo em uma composição informal, sobrepostos lateralmente ou empilhados.

Mesas e cores

As cores são variadas no que diz respeito à noite da virada, variando do nude ao branco, do amarelo ao dourado, do azul ao vermelho e verde, do prata ao off-white. Tudo pode ser usado e contemplado na sua beleza estética, depende da sua escolha e maneira de agregar sua montagem.

Sugestão

Para que o seu Ano Novo fique esplêndido, impecável na harmonia e nas cores usadas, faça a opção por uma mesa simples, criativa e com muita personalidade. Os ingredientes para o sucesso de uma noite de comemorações dependerá de você, definindo o cardápio e o número de pessoas convidadas, a maneira de servir e como servir.

Tudo poderá ser aproveitado e adaptado de acordo com sua realidade e estilo de vida, como as comidas estrategicamente posicionadas sobre mesas e aparadores, do tipo americano, cada um pega o seu prato, serve e ponto final, porém sabendo distribuir no seu espaço, para melhor comodidade de todos.

Também como já falamos, você poderá deixar todos os convidados ao redor da mesa, cada qual no seu lugar, com a ceia ao centro, em uma mesa tradicional, como é a preferência de várias pessoas que fazem questão.

Feliz 2016, saúde, paz, união, prosperidade, conquistas, vitórias! Que este ano, traga esperança, dias melhores, pensamentos iluminados, ideias criativas, concretização dos sonhos. Que a natureza siga seu ciclo, que o cheiro de chuva seja constante e o sol leve luminosidade para todos!

Obrigado aos leitores e amigos, pelo carinho!


Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.

ACESSA.com - Ideias de mesas para o Ano Novo