Ter?a-feira, 25 de novembro de 2008, atualizada ?s 16h24

IPTU pode ter reajuste de at? 6,25% em 2009

Daniele Gruppi
Rep?rter

A Prefeitura de Juiz de Fora enviou ? C?mara Municipal a proposta que determina a planta de valores e fixa o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o ano que vem. A mensagem prev? reajuste de at? 6,25%, de acordo com a varia??o do ?ndice de Pre?os ao Consumidor Amplo (IPCA/ IBGE), dos ?ltimos meses.

Segundo o projeto de lei, a redu??o de 99% do IPTU concedida para im?veis localizados nas regi?es dos bairros Linhares, Industrial e Santa L?cia, fica suspensa. Foi feito um estudo que considerou os ?ndices de valoriza??o e desvaloriza??o dos im?veis das regi?es.

A mensagem ser? analisada pelas comiss?es de legisla??o, Justi?a e reda??o, finan?as, or?amento e fiscaliza??o financeira e urbanismo, transporte, tr?nsito e meio ambiente e votada pelos vereadores.

O desconto de 20% para quem quitar o carn? do IPTU ? vista at? 28 de janeiro foi mantido, desde que n?o haja d?bitos relacionados ao im?vel. A aposentada Eunice Mansur Moreira, 64 anos, revela que o reajuste de 6,25% preocupante. "Concordo que deva ter um aumento, j? que no ?ltimo ano n?o houve, mas este ?ndice ? abusivo."