• Assinantes
  • Casa
    Luiz Henrique Duarte Luiz Henrique Duarte 20/05/2016


    O mobiliário sustentável na decoração de interiores

    O design contemporâneo está cada vez mais mostrando exemplos de várias formas de configurar e transformar os descartes do homem ou da natureza, em matéria-prima, para compor, através do reaproveitamento, um mobiliário de qualidade, usado na arquitetura e na decoração de interiores, integrando os espaços com aconchego e harmonia, dentro do novo conceito das moradias atuais.

    Muitas vezes, o homem descarta gavetas danificadas, janelas, móveis em decomposição, portas, restos de madeiras, dentro do seu próprio espaço, por não acreditar ou saber como podem ser reaproveitados, devido à sua falta de informação ou vontade de constituir uma nova atmosfera para o seu ambiente, com um novo mobiliário.

    A natureza, por sua vez, através da ação do tempo e da evolução cronológica de cada espécie, provoca um descarte natural no seu ecossistema, como consequência de sua renovação, onde podemos reaproveitar tudo o que é oferecido por ela, de várias formas, sem agredir o meio ambiente, para transformar os galhos, restos de raízes, madeiras, em um mobiliário sustentável, e às vezes, 100% orgânico, dependendo das condições dos materiais e peças, que são encontrados abandonados, em diversos lugares.

    Decoração

    Atualmente, o grande diferencial, de um projeto de interiores, que tem como o objetivo, humanizar e criar uma personalidade ao ambiente, é saber agregar, com aconchego e charme, a unidade dos estilos, ou seja, unir o mobiliário artesanal, com os elementos contemporâneos, provocando uma metamorfose de formas e materiais, assim como os revestimentos, que envolvem todo o espaço trabalhado.

    Como usar

    Não existem regras para inserir na decoração de interiores um mobiliário artesanal, reaproveitado, podendo ser usado, em todos os ambientes, como salas de estar, jantar e TV, Home Office , quartos, banheiros e lavabos, áreas e cozinhas gourmets, além dos espaço corporativos. O mais importante é saber valorizar o mobiliário dentro do espaço destinado, provocando o destaque da peça, e um layout correto, verificando as medidas e dimensões do local e do mobiliário, para justificar suas escolhas. Os revestimentos das paredes e pisos são levados em consideração, mas não é regra.

    Nossa sugestão

    É uma admiração indescritível, em poder observar, um mobiliário de qualidade, com linhas expressivas e traços super contemporâneos, em um espaço cercado por detalhes, contextualizando uma composição artesanal, rústica e com elementos vibrantes, flores em diversas tonalidades e um paisagismo que acalma e encanta. A artista plástica e empresária, Lucimara Vilela ( leia-se Arte e Tronco ), recebeu a nossa equipe, em seu amplo showroom, um ambiente constituído por uma moderna arquitetura, cercado de boas energias e emocionantes histórias. O espaço, também é destinado para eventos, que englobam a arquitetura, design e paisagismo.

    A criatividade e as constantes pesquisas sobre design, além do seu olhar clínico, acostumado e treinado para descobrir novas formas para dar vida e representar sua ideias, garantem a artista plástica Lucimara, a certeza da transformação das peças, "onde podemos mostrar para as pessoas, que tudo aquilo que está sendo jogado fora, pode ser transformado em arte, quem diria, que isso, seria uma peça de decoração, originado daquela forma, com esse olhar, que você vai adquirindo com o tempo", revela.

    As peças são desenhadas por Lucimara, graduada em Artes Plásticas (UFJF), apresentando um acabamento altamente sofisticado, como aço, ferro e algumas bases de designer famosos, promovendo um contraste glamoroso de materiais, com ergonomia, funcionalidade e  praticidade, para deixar todos os ambientes exclusivos e únicos. Os adornos e peças decorativas, também estão presentes em seu atelier, como a madeira de demolição.

    No meio de tantas esculturas, de formas e tamanhos variados, poltronas rústicas englobam o conforto para as áreas de convivência, cantos de leitura e salas de estar. Os aparadores, com tampos detalhados em madeiras, em uma composição orgânica e com o acabamento em aço, valorizam qualquer ambiente, assim como as mesas de diferentes estilos, para salas de jantar e áreas gourmets. Para o home office, o destaque é para uma mesa com tampo em vidro, recortado de acordo com as tramas naturais da madeira que esta sustentando-o. O biombo vazado em flores, configura toda a sensibilidade da artista, como  uma mesa confeccionada com vários recortes de madeira unidas, sobre uma base Sarini.

    Entretanto, suas peças, recebem o nome de espécies de flores, como bromélias e orquídeas. Tudo pode ser reaproveitado e ser transformado, como um círculo pequeno de madeira, transformado em pingente e usado por ela como bijuteria nesta reportagem.

    No conjunto de sua obra, a artista busca como fonte de inspiração algumas referências "me inspiro em peças clássicas, em uma porta de Igreja, desenho o layout e pronto, quando são as naturais, eu já crio a peça lá no meio do mato e já melhoro aqui, eu tento interferir o mínimo nessas peças".

    A natureza, faz com que possamos canalizar, nossos pensamentos e aumentar a nossa fé, quando temos um contato direto com ela, onde Lucimara, enfatiza: " ali, eu consigo a energia para tudo, essa ligação é inexplicável, eu sinto completamente a presença de Deus", referindo-se quando está captando os descartes eliminados, nos diversos lugares, seja no campo ou na cidade.

    As fotos exclusivas de Jorge Júnior registram.

    Agradecimentos:

    Lucimara Vilela  ( Arte e Tronco )


    Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver

    Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.