Sexta-feira, 19 de junho de 2009, atualizada às 13h

I Jornada da Juventude reúne jovens cristãos em passeata pelas ruas de Juiz de Fora

Patrícia Rossini
*Colaboração

No próximo domingo, dia 21 de junho, ocorre a I Jornada da Juventude promovida pela Arquidiocese de Juiz de Fora. O evento pretende reunir jovens de Juiz de Fora e de 36 municípios da região em uma caminhada. Haverá trio elétrico, que tocará músicas cristãs. A Jornada da Juventude é aberta a toda comunidade.

De acordo com o assessor do Setor da Juventude, padre Luiz Roberto Magalhães Leite - mais conhecido como padre Zucka -, mais de dois mil jovens confirmaram presença no evento. "Estamos ansiosos e o clima de expectativa também atinge os jovens. A resposta está muito boa e esperamos que eles estejam animados para essa grande festa", conta.

O padre explica que o evento tem o objetivo de unir a juventude arquidiocesana e de motivá-la a caminhar junto à Igreja Católica. Conforme Zucka, os jovens são os protagonistas da renovação da vida e da religião. "O jovem tem essa característica de buscar o novo, e é muito importante que ele esteja comprometido e motivado a levar o recado do Senhor para outras pessoas."

A concentração será às 13h, na rua Gil Horta, de onde os jovens sairão em direção à Catedral Metropolitana. Uma celebração eucarística especial está prevista para as 16h, com o arcebispo Dom Gil Antônio Moreira.

A I Jornada da Juventude refletirá o tema Juventude no caminho com o Mestre. O lema é Tende em vós os mesmos sentimentos de Jesus Cristo. Durante o evento, será feita uma homenagem ao Padre Gisley Azevedo Gomes, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que foi assassinado em Brasília na última quarta-feira, dia 17.

Alterações de tráfego

Com o objetivo de garantir a segurança dos participantes da Jornada e dos motoristas, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) vai fazer algumas alterações no tráfego do Centro. A Gil Horta será totalmente interditada a partir de 12h30, com acesso permitido apenas aos moradores da via. A procissão tem início na rua e segue pela avenida Independência, rua Santo Antônio e Espírito Santo (ver mapas), em direção à Catedral Metropolitana.

Os cruzamentos da avenida Independência com as ruas Gil Horta e Santo Antônio e desta última com as ruas Rei Alberto, Oscar Vidal e Espírito Santo foram considerados pontos críticos pela Settra, e deverão receber policiamento.

Durante o evento, o trânsito da região será controlado por Agentes de Trânsito e pela Polícia Militar (PM). A operação será coordenada pelos setores de Engenharia de Tráfego e de Fiscalização da Settra.

Fonte: Settra/PJF

*Patrícia Rossini é estudante de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Madalena Fernandes