Nome do Colunista Luiz Henrique Duarte 1/07/2016

Saiba criar um lounge aconchegante

Podemos sempre criar em nossos espaços, ambientes aconchegantes com uma atmosfera acolhedora, onde o conforto e a praticidade podem ser observados e sentidos em cada detalhe articulado, seja na criação ou execução de um projeto dentro da arquitetura e no design de interiores. Os novos conceitos são sempre lançados no mercado, inovando nas ideias e sugestões, que visam trazer o equilíbrio e a harmonia para dentro das moradias contemporâneas.

Os espaços devem atender às necessidades de seus usuários, com soluções práticas, de acordo com a sua personalidade e estilo de vida. Cada vez mais os espaços tornam-se ambientes que prezam por agregar a sofisticação e a tecnologia, incluindo a versatilidade observada no mobiliário e revestimentos adequados. Sofisticação, atualmente, entre tantos significados, pode ser definida como o cuidado que se tem em trazer uma identidade para o ambiente, com elementos decorativos que justificam as escolhas.

O lounge é um espaço versátil elaborado e projetado através de um conceito para atender às diferentes possibilidades de uso, sempre unindo o bem-estar e o conforto. Uma característica do lounge é reproduzir no ambiente o descanso e o relaxamento, com uma concepção de ideias criativas e até inusitadas, de modo que proporcione um argumento cativante para abraçar literalmente as pessoas no seu todo.

Dentro do contexto Cosmopolitan e urbano, a palavra lounge significa sala de espera, que foge dos conceitos tradicionais e marca com irreverência e estilo, a criação de uma identidade para cada nova possibilidade de ser adaptado e projetado em espaços comerciais e até mesmo residências. O lounge é diferente de Hall e Lobby, justificado pelos detalhes minuciosos para a sua concepção que envolvem o convívio, a boa conversa, a leitura e a até mesmo a música.

O arquiteto e urbanista Alex Martins, projetou um sofisticado "Lounge do Café" em uma proporção precisa de equilíbrio e harmonia, onde o conforto e a praticidade podem ser observados em todo espaço, idealizado para a Mostra Jade 2016. As tendências também podem ser contempladas com riquíssimos detalhes neste espaço indescritível e glamouroso. Para idealizar e criar este espaço, "o papel de parede, foi o início de tudo, eu tentei colocar o produto, que lá da entrada, as pessoas visualizassem, dentro desta ideia, eu procurei um papel de parede que não ficasse comportado, que chamasse a atenção, e dentro deles surgiu esse azul com dourado, e trabalhei em cima desse tema do papel ", explica o arquiteto.

Em toda a extensão do espaço Alex utilizou uma paleta de cores agradável aos olhos, presente através dos adornos decorativos, enfeites, mobiliário e tapetes, mantendo uma harmonia que acalma, contagia e desperta às sensações de descanso e relaxamento. Tudo isso, um incentivo para a boa conversa e a degustação de um saboroso café gourmet, ingrediente de sucesso, que está sempre presente em momentos especiais e casuais. "Como já existiam outros ambientes residenciais na mostra, de salas de estar e jantar, quartos, resolvi fazer este espaço para tomar um café e trazer o cliente até o final, onde criei um atrativo a mais, para fazer várias interações, que serve para um café, a recepção de um hotel e também para uma residência, porque são ambientes que usam sofás, cadeiras, poltronas, justamente para ter essa versatilidade de móveis", justifica.

O ambiente principal parece dar as boas vindas para receber as pessoas, observando um exuberante sofá, com uma trama mais rústica e natural em uma composição de almofadas distribuídas estrategicamente. Os braços largos e baixos do sofá é uma tendência como as mesas de centro e laterais, que compõe este ambiente, " tentei deixar ele com o máximo de aconchego para as pessoas sentarem e tomarem um café, usei um sofá em " L ", que te abraça, convida a sentar e a conversar, usei o tom de azul, justamente por ele estar oposto ao lado do papel, pontuando e fazendo este link, onde as pessoas observam esses detalhes, pincelando as cores em lados opostos da outra", explica. A poltrona em tecido claro, com figuras geométricas, quebram a monotonia das cores, como a mesa de centro espelhada, que realça os adornos utilizados. Como mesa lateral vários blocos espelhados com um acabamento laqueado formando um "contorno geométrico " envolvem o sofá.

Entre as diversas ideias que compõe os ambientes, uma mesa lateral foi transformada em mesa de centro, "coloquei uma mesa que era mesa lateral, como mesa de centro, com quatro poltronas, isso é uma coisa incomum, de se fazer e ver, mas pela altura e proporção do tamanho possibilitou, então você dá uma cara nova, para a mesa de centro, a ideia é quebrar o paradigma que mesa lateral, só serve para a lateral", enfatiza o arquiteto. A ergonomia foi favorável e permitiu o aproveitamento, compatível com a altura e a largura.

Os tecidos neutros que revelam os "tons crus" estão também presentes, utilizados no revestimento das cadeiras e poltronas, em fibras sintéticas, facilitando a manutenção devido à sua praticidade. Os tapetes, pontuam e marcam cada ambiente deste espaço, sempre em tons claros e suaves, "eu quis manter também a neutralidade, como já tinha utilizado bastante o azul, nos móveis, eu procurei usar tapetes neutros, para poder puxar o bege, do dourado nos tapetes", justifica Alex.

Em outro ambiente, dentro deste espaço, o arquiteto manteve a neutralidade, utilizando um sofá de linhas retas e uma composição de mesas de centro com vários objetos, "além de ser duas mesas de centro, justamente para mostrar, que podem ser misturadas, aqui usei uma de tampo espelhado e uma bandeja com pés em inox, e com o aproveitamento do papel de parede, eu coloquei no fundo da bandeja, para trazer um pouco desse azul", ensina.

Uma outra mesa redonda, composta de quatro lugares, com a base em fibras naturais, recebeu um tampo de vidro de 1,20 m, sobreposto ao original, para deixá-la maior, configurando as boas ideias, que podem ser usadas. Uma outra mesa de jantar foi transformada em um elegante aparador com a base em ferro recortado, todo desenhado em arabescos, seguindo a mesma linguagem do papel de parede.

As orquídeas ajudam a orquestrar com delicadeza todo o espaço, humanizando e despertando os olhares, a observarem os detalhes, que compõe com singularidade, os aparadores, além das várias bandejas, espalhadas, em uma composição de copos, taças e garrafas, através de uma simetria elegante e precisa, com cores que encantam a alma.

Um exuberante e imponente cavalo branco, oferece as boas-vindas, despertando o lado lúdico das pessoas. Exposto estrategicamente, não passa sem ser percebido, pelos apreciadores da arte e do design em objetos. O arquiteto, consegui integrar cada detalhe ao espaço, com sensibilidade e um extremo bom gosto, nesta referência ao aconchego e descanso. Os recortes não utilizados do papel de parede, ele confeccionou jogos americanos, com o reaproveitamento do próprio material, que todos podem fazer em casa.

Um grande brinde ao sucesso deste espaço, composto por vários ambientes. Um brinde com café, claro!

As fotos exclusivas de Angeliza Lopes Aquino registram.
Mostra Jade 2016:
Ladeira Alexandre Leonel  245, Cascatinha - Juiz de Fora MG


Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.

Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

ACESSA.com - Saiba criar um lounge aconchegante