Juiz de Fora registra temperatura de 9,5? C na madrugada mais fria do ano

Por

Terça-feira, 2 de junho de 2009, atualizada às 14h36

Juiz de Fora registra temperatura de 9,5º C na madrugada mais fria do ano

Guilherme Arêas
Repórter

Juiz de Fora registrou nesta terça-feira, 2 de junho, a madrugada mais fria do ano, com a temperatura chegando a 9,5º C, de acordo com o 5º Distrito de Meteorologia de Belo Horizonte. Antes, a temperatura mais baixa havia sido 12,2º C no dia 24 de maio. O meteorologista Alexandre Gadelha informa que um novo recorde de frio este ano na cidade deve ser registrado na madrugada desta quarta-feira, dia 3.

A onda de frio, típica desta época, é causada por uma massa polar que atinge toda a região Sul e Sudeste do país. Nem o sol, que predomina durante o dia em Juiz de Fora, vai amenizar o frio característico do inverno. "A ausência de nuvens faz com que a perda de radiação durante a madrugada seja muito forte e isso leva à queda de temperatura", explica o meteorologista.

O frio deve continuar até a sexta-feira, quando as temperaturas voltam a subir um pouco. Mas, no domingo, uma nova massa polar deve chegar ao Brasil, derrubando novamente as temperaturas em Juiz de Fora. Na Zona da Mata, a mínima deve ser registrada em Barbacena, 8º C, e a máxima em São João Nepomuceno, com 25º C.

Quem planeja uma viagem ao Sul de Minas deve reforçar os agasalhos. A temperatura na região pode chegar a -1º C, com possibilidade de geada em algumas áreas. Na região, o frio chega próximo ao registrado no Sul do país nesta terça, quando os termômetros da cidade de Uribici, na serra catarinense, marcaram -3º C. A temperatura é a mais baixa registrada em todo o Brasil nesta terça.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes