Decoração para cães e gatos e os cuidados no verão

Nome do ColunistaLuiz Henrique Duarte 27/01/2017

A cada ano, surgem mais novidades e tendências para o mundo pet, um verdadeiro fashion style inovador e revolucionário, que oferece a cães e gatos inúmeras opções para a decoração de interiores, funcionando como uma complementação dos ambientes, tornando-os muito mais aconchegantes e personalizados. A arquitetura e o design, através de projetos profissionais, conseguem criar soluções, integrando os espaços através de uma atmosfera acolhedora, trazendo a funcionalidade e a praticidade, além de um mobiliário confortável, uma paleta de cores e revestimentos contemporâneos. Os adornos complementares e os acessórios decorativos específicos seguem o mesmo princípio, visando atender às necessidades dos usuários e também das pessoas que criam, cuidam e gostam de animais de estimação em casa.

Ambientes confortáveis

É muito importante deixar os ambientes confortáveis para os nossos bichinhos de estimação, tornando sua vida muito mais alegre, saudável e prazerosa. Dentro do design de interiores, os profissionais buscam soluções adequadas para o convívio direto destes pequeninos com os seus proprietários, sejam em espaço internos ou externos, como salas de estar, salas de TV, dormitórios, ou até dependências de serviço, introduzindo nos projetos acessórios personalizados pet, em conjunto com o mobiliário e os adornos principais, com muita harmonia e estilo para deixá-los aconchegantes. Os ambientes, principalmente os domésticos, influenciam diretamente na vida dos animais, de acordo com a médica veterinária Laura Paes Leme de Araújo (PetSpa JF). "Para cães e gatos, é muito importante remeter ao máximo aos seus instintos e habitat natural dentro de nossos ambientes. Para isso, um enriquecimento ambiental que traga aconchego e diversão é fundamental, trazendo o bem-estar físico e mental", analisa a veterinária.

Decor pet

Hoje em dia, nossos bichinhos de estimação circulam por toda a extensão de nossas casas, e os acessórios pet, além de criar uma identidade ambiental para eles, garante o conforto e auxilia na qualidade de vida, além de melhorar o seu comportamento, estimulando os instintos sensitivos e olfativos. Em um agradável espaço, com uma linha exclusiva de produtos para cães e gatos que seguem as tendências, a empresária Bruna Assad (Victoria Canine Boulevard) recebeu a nossa equipe para mostrar todos os acessórios decorativos pet. "A moda pet segue muito as tendências atuais, então, para quem acabou de decorar a sala, dá para integrar os ambientes com os adornos pet", explica. "Hoje em dia, tudo é muito bem feito para harmonizar com a decoração das casas."

Adornos pet

Os acessórios para cães e gatos abrangem tudo de mais tecnológico e moderno, com tecidos em fibras de algodão, couro sintético e impermeáveis, elaborados e pensados para garantir o conforto dos animais e a fácil manutenção. As camas oferecem opções diversas em cores, estampas e padronagens, como uma fazendo uma referência à griffe Louis Vuitton. A cada nova coleção, podem surgir poás, animal print, listras, brasões, tiaras e coroas, corações ou estampas étnicas; tudo depende do que está em evidência, de acordo com as tendências internacionais.

Os felinos preferem os dormitórios fechados em forma de cabanas, como uma com design de cupcake, em uma profusão de cores pink, vermelho e marrom, ou camas em madeira. Os comedouros para água e ração, em porcelana, deixam a temperatura da água mais fresca nestes dias quentes de verão, e podem ser encontrados com uma irresistível paleta de cores, criando um conjunto com as camas, tapetes de descanso, coleiras, cabideiros e até jogos americanos. Para os gatos, recomenda-se os bebedouros elétricos, onde a água sempre está em movimento, incentivando o seu consumo.

As mantas, almofadas, mini-travesseiros de dormir e as bags para passeio e transporte também são alternativas de consumo para nossa decoração, para deixar nossas casas sempre arrumadas. "A maioria das pessoas desejam arrumar e organizar um cantinho com a comida, um canto de dormir com o nome deles, um porta-coleiras, mas sempre com uma preocupação em ter uma coisa bonita", resume Bruna.

Saiba escolher

Para escolher os adornos decorativos pet, devemos observar, primeiro, o nosso estilo de decoração, decidir onde o animal permanecerá, analisar as dimensões do espaço, o tipo de ambiente e as cores predominantes, para depois fazer a opção correta. Para salas em geral, tecidos sóbrios são mais elegantes; prefira as cores neutras, que sempre dialogam bem com tudo.

Em ambientes despojados, como salas de TV, as estampas lúdicas e tons pastéis são sugestões de peso. As cores vibrantes e cítricas podem comprometer os nossos espaços, mas não interferem no comportamento do animal e são lindas para áreas externas. Os jogos americanos podem ser usados sob os comedouros, mas precisam combinar com o conjunto. Os porta-coleiras podem ser expostos em áreas íntimas da casa ou em dependências de serviço, facilitando o seu uso. Os postes e tapetes higiênicos ficam em uma área especial.

O tipo de material dos adornos ou acessórios pet dependerá do tipo de comportamento de seu animal, visando à durabilidade.

Cuidados com o verão em casa

A decoração também exige certos cuidados, principalmente no verão:

  • As camas devem ser expostas em ambientes arejados e ventilados, que recebam a circulação de ar e a incidência de luz solar.
  • Para eliminar bactérias, borrife um copo de água mineral com uma colher de sobremesa de vinagre, para a assepsia destas confortáveis camas.
  • A água deverá ser filtrada. Para amenizar o calor, coloque pequenos cubos em gelo, lembrando de higienizar diariamente os comedouros de água e ração com detergente neutro.
  • Os banhos devem ser realizados com produtos antialérgicos de alta qualidade. Os pêlos devem ficar bem secos, evitando dermatites e otites agudas. Caso use secadores de cabelos, evitar o contato direto com a pele do animal, sempre frio ou morno.
  • Nesta boutique, existem banhos terapêuticos de ofurô com hidromassoterapia, para relaxar os cachorrinhos e tratar daqueles que têm artrite ou artrose, usando cristais e sais de banho especiais. Os proprietários podem assistir à realização da tosa em um ambiente climatizado, através do circuito interno de TV.

Amor e proteção

Para cães, gatos e todos os outros animais, o mais importante é doar o nosso amor incondicional e tratá-los da melhor maneira possível, com muito carinho, dignidade e respeito, compreendendo o seu instinto e entendendo o que falam através do olhar. Não importa aonde você mora, seu estilo de vida ou sua decoração, o mais importante é proporcionar o afeto e a nossa companhia. Nossas dicas e sugestões são elaboradas visando o bem-estar. Cada um, de acordo com as suas condições, pode usufruir ou adaptar as nossas idéias conforme a sua realidade.

Os cães e gatos sempre fizeram parte da minha vida, desde minha infância. Atualmente, tenho dois malteses que trazem muita alegria para minha família, mas também sinto saudades daqueles que não estão mais comigo e brincam em outra dimensão, como o Bipo, a Cherry e o Max.

Nesta cidade, recentemente, a 4ª Subseção da OAB Juiz de Fora convidou o Victória Canine para participar de uma palestra sobre "Os Direitos dos Animais na Atualidade", explicando sobre os cuidados, atuação de ONGS, responsabilidades sobre os animais e as garantias em nossa Constituição Federal. Será ministrado por Eduardo Machado.

Os pets Frajola e Pudim, gatos dóceis e educados, participam de nossa reportagem especial, assim como Nina, uma yorkshire amável, inteligente e com muita personalidade. Cães e gatos exercem um papel importante em nossas vidas; nossos sentimentos podem ser definidos através de uma ou várias palavras. "É amor mesmo", define Bruna, com entusiasmo.

As fotos exclusivas de Bruno Caniato registram.

ACESSA.com - Decora??o para c?es e gatos e os cuidados no ver?o