A mostra Beleza Feminina - Fotografias de Maiza Nogueira

Nome do Colunista Luiz Henrique Duarte 17/03/2017

A arte é o expoente máximo de todas as culturas, principalmente a brasileira, formada por hábitos e costumes diferentes, difundidos por suas raízes, que abrangem várias etnias, todas riquíssimas na liberdade de criação e na forma de expressar-se. Os legados artísticos são inócuos ao tempo e não retroagem em seus valores, deixando as obras eternizadas na memória de seus apreciadores. De caráter e concepção incondicional, os elementos artísticos estabelecem reações ilimitadas em seus espectadores, e podem, ser materializados, através da vanguarda de ideias, que cada ser humano guarda dentro de sua alma. O cotidiano pode ser retratado e traduzido em atitudes inovadoras, revelando vários nomes que estão surgindo no cenário artístico contemporâneo, como a fotógrafa Maiza Nogueira, que expõe a "Beleza Feminina" em sua primeira mostra cultural.

Origem

A jovem fotógrafa é natural de Barra Mansa, localizada no sul do estado do Rio de Janeiro, em uma gostosa região do Vale do Paraíba, e está radicada em terras juizforanas há vinte anos, onde completou oito anos nesta arte de registrar momentos fabulosos na vida das pessoas. Sua experiência profissional, articulada na capacidade de captar a beleza peculiar existente dentro de cada um de nós, vai além de sua sensibilidade, conseguindo a máxima naturalidade em sua fotos, sem o uso exagerado de recursos de edição.

Para retratar a "Beleza Feminina", é preciso de muita compreensão e delicadeza, além da trocas de experiências, escutando e sabendo ouvir as pessoas, transmitido confiança para cada uma das mulheres convidadas. A ideia, para realizar a mostra, surgiu em um excelente momento de sua carreira, quando os clientes, que na maioria eram mulheres, de diferentes idades, cada uma com uma história de vida, uma realidade e um sonho, poderiam passar alguma mensagem boa para as pessoas. "Eu comecei a perceber que cada uma destas mulheres eram de um jeito, cada uma com a sua beleza, então, pensei em fazer uma exposição, reunindo rostos de várias idades, do recém-nascido até às mais idosas", explica Maiza.

Beleza Feminina

A Maiza é uma mulher que sabe ser esposa, exímia mãe, e uma fotógrafa antenada com o tempo e o espaço, capacitada para introduzir as novas tecnologias e recursos existentes no seu material de trabalho, além de exercer múltiplas tarefas, dedica boa parte do seu tempo para ensinar música e coreografia em uma instituição social local, doando um pouco de si, e fazendo o bem, não importando à quem.

Mas, a "Beleza Feminina" também é evidenciada a olho nu, principalmente nas superações diárias da mulher e na valorização da auto-estima, buscando o empoderamento feminino, um dos requisitos básicos para uma foto transcender as barreiras das lentes e a verdade de cada uma. A idade, a cor, o corpo, nada disso limitou a escolha das modelos, pelo contrário, contribuiu para passar expressões reais, utilizando como cenários o estúdio, o ambiente de trabalho de algumas delas ou flashes externos, em locais que tinham haver com que cada uma queria transmitir. "O empoderamento, tem tudo haver com o tema, quanto mais bela, você se achar, mais poder você tem, não importa se você é alta, baixa, cabelos brancos, loira, magra, achando-se bonita, você tem esse poder", resume a fotógrafa.

Detalhes Artísticos

A simplicidade do sorriso é notada através da tradução do olhar. O que realmente importa nas proezas destas interpretações é o bem-estar, a paz, e a tranquilidade que cada um destes rostos femininos diferentes, anônimos ou conhecidos querem passar, através do olhar da fotógrafa Maiza. Cada uma destas mulheres, guarda dentro de si, uma metamorfose ambulante, um mix de qualidades, muitas são batalhadoras, guerreiras, místicas, conhecedoras da beleza, da música, poesia, e dos versos filosóficos, para juntas e unidas colocar o moralismo e o recalque de lado, enfrentando os obstáculos para alcançarem o êxito, com muito sucesso, em todos os momentos de seus caminhos. Entre tantas, Alice, Dilly, d.Marina, Dinamara, Giovanna, Heloísa, Júlia, Karla, Larissa, Laura, Leila, Luísa, Maria Aparecida, Nayara, Samara, Sofia, às duas Sonias, Teresa, e uma em especial, a Etiene, que já está em outra dimensão, são mulheres que inspiram e fazem acontecer. "A melhor forma de você ter uma sensibilidade na fotografia é conhecer a outra pessoa, que será fotografada", fala Maiza.

Uma das histórias que envolvem estas divas, aconteceu com Marina, uma senhora que perdeu os documentos e não lembra de sua idade, afirmando já ter vivido oitenta anos, mas com marcas do tempo, rígidas na face, que talvez não afirmem sua versão cronológica. As superações como de Dilly, emocionam e fazem descer lágrimas de alegria. A enfermeira Nayara, transmite um brilho próprio, uma determinação em conquistar o seu espaço, expandindo luz e felicidade, como de Sônia, que mostra exatamente a sua melhor fase, serena, radiante e com a certeza de que a filha Maiza soube captar a nobreza de sua feminilidade, como acontece com Dinamara, uma modelo que rouba todas as cenas.

Arquitetura e fotografia

A arquitetura e o design de interiores caminham juntos com o mundo da fotografia, nesta jornada artística, na constelação de artifícios e fragmentos para projetar ambientes e torná-los cada vez mais aconchegantes, levando detalhes de mobiliário, revestimentos, paginação de pisos e da paleta de cores, como fontes de inspirações em publicações de revistas e sites via web. As fotos personalizadas podem ser expostas em alguns ambientes corporativos ou até mesmo em nossas casas, basta ter harmonia com o espaço e uma ajuda profissional adequada. "Não existe foto sem arquitetura, sem a arquitetura e à decoração, a foto fica vazia", finaliza à fotógrafa.

A mostra está aberta ao público em um amplo espaço-lounge até o dia 7 de abril, no Shopping Jardim Norte.

As fotos exclusivas de Angeliza Lopes Aquino registram.

ACESSA.com - A mostra Beleza Feminina - Fotografias de Maiza Nogueira