Utilitários em cerâmica para casa

Nome do Colunista Luiz Henrique Duarte 24/03/2017

A cada nova estação, artistas plásticos e designers de produtos, assim como artesãos locais, lançam no mercado brasileiro e internacional peças exclusivas idealizadas e desenvolvidas com a máxima qualidade, e com detalhes que fazem total diferença. A linha de utilitários em cerâmica pode e deve ser exposta em todos os ambientes de uma casa, e ainda, são usadas para decorar e servir à mesa com muito valor agregado. Quando são produzidas artesanalmente, ganham cada vez mais destaque, integrando-se perfeitamente com o novo conceito da arquitetura contemporânea e do design de interiores, que é introduzir elementos diferenciados em qualquer espécie de espaço, tornando-os muito mais aconchegantes e personalizados. Os adornos, esculpidos através desta técnica tradicional, em argila ou barro, são práticos, resistentes e multifuncionais, obtendo à máxima harmonia com o mobiliário, os revestimentos e a paleta de cores, estabelecendo uma perfeita sintonia com o projeto decorativo elaborado por profissionais.

Peças utilitárias

O cenário moderno exibe elementos e peças com detalhes surpreendentes para equilibrar a decoração de interiores, com minuciosos recursos ornamentais, para compor cada ambiente. As cerâmicas da atualidade, conquistam de vez os apreciadores da "boa louça" e  disponibilizam várias peças utilitárias como opções para os aparelhos de serviço e os seus acessórios coadjuvantes, que são utilizados como apoio para especiarias, temperos e ingredientes complementares de uma refeição, como azeites, vinagres em geral e molhos de apoio. A artista plástica, Adriana Lopes, em uma metamorfose de ideias e uma alquimia de cores esteticamente dominante, produz em seu atelier uma linha de peças utilitárias exclusivas em cerâmica.

Em Natal, onde morou por vário anos, a artista desenvolveu trabalhos em racu e peças voltadas para a linha artística, mas, nesta cidade, após aprimoramentos de novas técnicas e diversos estudos e pesquisas, resolveu direcionar para a linha utilitária, que é uma tendência forte, adotando uma arte, onde revela, toda a sua sensibilidade inovadora para idealizar novas formas e processos artísticos para o segmento da gastronomia. "Hoje em dia, a gastronomia entrou em uma área muito interessante, você come com os olhos, aguçando os sentidos, a visão, o olfato e o paladar, onde eu tento criar pratos utilitários em uma visão estética", define a artista.

Opções de utilitários

As porcelanas, em uma outra época, dominaram o mundo, desde as xícaras, aos aparelhos luxuosos e sofisticados para chá e banquete, traduzindo todo o bom gosto de um exímio anfitrião. Atualmente, com as cozinhas criativas, os chefs descolados, e os cozinheiros informais, que praticam o hobby da culinária gourmet, tentam surpreender os degustadores de seus pratos, usando peças inovadoras para servir os seus alimentos, utilizando aparelhos modernos, como as cerâmicas, tentando transmitir leveza e informalidade, porém com um glamour inexplicável.

A artista plástica, graduada em Artes ( UFJF), cria e desenvolve utilitários atemporais, em uma linha exclusivamente elaborada em seu atelier, como aparelhos para chá e café, azeiteiros, bowls, copos, descanso de talheres, jarras de sucos, pratos para almoço, jantares e lanches, marmiteiras para servir à mesa, moringas, souplasts e até uma linha para os apreciadores da culinária oriental japonesa, entre outros. A paleta de cores segue a neutralidade em tons que podem variar do azul ao verde, chegando até aos terrosos, depende da magia e da concentração dos famosos óxidos, que garantem a pigmentação dos esmaltes. "Eu faço os meus próprios esmaltes que é uma pesquisa desenvolvimento em minhas receitas, onde vou colocando os óxidos e chego até a brincar com eles", explica Adriana.

Como usar

As peças em cerâmica utilitária podem ser expostas como adornos decorativos em todos os ambiente de nossas casas, como aparadores, cristaleiras, mesas de centro, nichos, bancadas de cozinha ou varandas gourmets, independentemente do seu estilo de decoração. Mas, usar as cerâmicas, como por exemplo, para servir à mesa, além deste material ser resistente, somam as funções de serem práticos e multifuncionais, e a sua manutenção deve ser a mesma para as louças, com os cuidados devidos para não cair ou quebrar. Podem ir ao forno, são resistentes as altas temperaturas e estão sempre com aparência de nova. Algumas peças podem e devem ser expostas em paredes como pratos decorativos, em uma composição assimétrica, distribuídos estrategicamente em um cantinho que você deseja promover detalhes especiais.

Mas, outros detalhes chamam a nossa atenção como as jarras desenvolvidas para sucos, que recebem acabamento em aço inox. Outros acabamentos das peças foram criados através do reaproveitamento de elementos inusitados e descartados, promovendo a finalização simétrica, minuciosa e profissional de cada uma de suas criações. "Eu adoro esta coisa de reciclagem, aquela luminária, foi criada, através de uma plaina (ferramenta), tudo o que encontro, como esses galhos pequenos, parafusos, tudo foi descartado através das ações do homem e da natureza, aonde eu tento inserir em meus projetos, e acho, que o lado artístico, encaixa-se bem, principalmente nesta parte do reaproveitamento", finaliza.

Adriana Lopes está com as suas obras expostas no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM), em uma coletiva de artes visuais, que reúne ex-alunos e professores da UFJF. Para o dia das mães, ela já antecipa, a criação de kits personalizados, tudo com detalhes que encantam, como as delicadas flores diagramadas na proporção exata, em alto relevo, inseridas nas bordas de seus pratos, uma reminiscência da memória afetiva de sua infância.

As fotos exclusivas de Angeliza Lopes Aquino registram.

ACESSA.com - Utilit?rios em cer?mica para casa