• Assinantes
  • Casa

    Crie seu próprio ateliê utilizando container

    Luiz Henrique Duarte Luiz Henrique Duarte 9/06/2017

    A arte de criar e projetar espaços inovadores não depende somente das ideias vanguardistas, mas de ações criativas e perceptivas em adaptar às tendências atuais, para dentro do contexto de cada ambiente proposto. Na arquitetura contemporânea e no design de interiores, o desenvolvimento de métodos sustentáveis, juntamente com às novas formas de tecnologia, garantem aos projetos, ambientes extremamente aconchegantes. Os adornos decorativos, o mobiliário existente, os revestimentos e a paleta de cores, devem proporcionar o equilíbrio e a harmonia, integrando todos os detalhes projetuais.

    Ateliê container

    Através de uma metamorfose de pensamentos, traçando pontos objetivos, com uma eficiência sublime para criar, projetar e executar, os 17 acadêmicos do quarto período de design de interiores, o Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF ), assinam o bem sucedido projeto de um ateliê de costuras, dentro de um container, retratando o trabalho de conclusão de curso, desenvolvido para 14ª Mostra de Design de Interiores. A professora Gabriella Inhan,  titular da disciplina Design de Interiores IV, é uma das organizadoras da mostra, incentivando e direcionando os alunos a colocarem em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo dos períodos cursados.

    Entre os futuros designers de interiores, a estudante Amanda Faria Santos, é uma dos integrantes do staff deste ateliê, batizado de "Cortes e Recortes ", um prelúdio referencial da união entre o design e a moda." Foi um desafio muito grande participar desta mostra, um container, colocado, nesta faculdade, é algo inédito, e para nós, alunos, é muito importante praticar tudo o que aprendemos, através da união de dezessete personalidades diferentes para realizar este projeto ", afirma Amanda.

    Projeto e ideias

    A ideia nasceu a partir da criação de um perfil, no caso, uma jovem estilista, graduada em moda, com a necessidade de abrir e montar seu próprio negócio, partindo de materiais reaproveitados, e com um custo reduzido para implantação, utilizando itens necessários para o seu trabalho. O projeto garante uma iluminação agradável, focal para os setores de trabalho e pontual para realçar objetos e livros referenciais, expostos em nichos estratégicos. " O container tem esta facilidade de recortar, sem danificar a estrutura. O projeto de iluminação é muito importante para uma designer de moda, porquê ela precisa ter precisão nos cortes e desenhos. Colocamos uma luminária e uma arara de roupas, feitas de sobra de tubos de papelão ", explica à futura designer de interiores.

    Com 2m44 de largura, por 6m de comprimento e 2m20 de altura, o agradável e estiloso ateliê Cortes e Recortes, é bem setorizado, com uma sala de reuniões, que também é de espera, depois a mesa de cortes e criações, e por último, o setor de fabricação dos vestidos, com máquina de costura, provadores e uma vitrina para expor e exibir para o espectador toda a linha de alta costura.

    Entretanto, com um mobiliário contemporâneo, a paleta de cores utilizada é bem feminina e, ao mesmo tempo, romântica, com a utilização dos tons de azul tiffany e do coral, contrastando com materiais rústicos e acessíveis, como o sisal, presente e exposto através da divisória e das araras pensadas para armazenar e expor as roupas. A mesa de trabalho, é toda em OSB cru, uma espécie de MPF natural, com suas tramas aparentes. A máquina de costura moderna, pode ser observada, sobre um tampo de vidro resistente, que está sustentado por uma base de apoio em ferro, toda na cor rosa, uma estrutura original "singer" - nome de uma das fábricas tradicionais da maquinaria industrial doméstica e profissional.

    Design de hoje

    A coordenadora do curso, Clarice Godinho, diz que está sempre buscando novas formas de integrar os alunos com o mercado atual. "Atualmente, nós somos, o único curso de Design de Interiores da região, e na verdade, tentamos sempre destacar no curso essa prática profissional, onde o aluno possa sair preparado da instituição para o mercado de trabalho ".

    E se você deseja ou necessita projetar um novo espaço, que tal utilizar um container? Ou aproveite essas ideias e guarde-as como referências, lembrando-se de reutilizar objetos e materiais, respeitando o meio ambiente e reciclando o máximo que puder! Os ateliês podem ser projetados para a confecção de acessórios, objetos de arte, papéis reciclados para escrita, roupas artesanais, enfim, infinitas versões e utilidades.

    As fotos exclusivas de Dalila Rodrigues registram.

    Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.

    Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.