Prepare seu quarto para o inverno

Luiz Henrique Duarte Luiz Henrique Duarte 22/06/2017

O inverno é uma estação muito esperada por todos nós, uma época para celebrar os dias com temperaturas baixas e uma sensação térmica amena. Os quartos de casal devem estar preparados para suportar os dias frios, utilizando os recursos existentes na decoração, com a finalidade de deixar nossas casas arrumadas e muito aconchegantes. Na arquitetura e no design de interiores, a harmonia precisa estar presente em todos os tipos de espaços projetados, permitindo uma atmosfera acolhedora. Para compor e humanizar os quartos de casal, principalmente no inverno, é necessário, utilizar elementos práticos, recursos ornamentais e funcionais para aquecer o ambiente, através de itens decorativos apropriados para esse período, expostos com bom gosto, simplicidade e sofisticação.

Quartos aconchegantes

O aconchego é a palavra chave, o fator essencial para o sucesso de um projeto, uma espécie de configuração estética, com o objetivo, de valorizar todo o espaço constituído, através de elementos que criam e sugerem uma atmosfera intimista. Os quartos de casal aconchegantes para o inverno, precisam de ter o estilo e a personalidade dos usuários, com todos os requisitos que atendam as ] reais necessidades, estimulando os fatores psico-sensoriais e o bem estar do casal. A arquiteta e urbanista Daniele Baião, criou um quarto extremamente aconchegante para o inverno, utilizando peças de mobiliário contemporâneo (Dommanni Alta Decoração), adornos decorativos clássicos, e roupas de cama com detalhes em "passamanaria" de cores românticas, confeccionadas artesanalmente (RR Atelier). " Em primeiro lugar, um quarto de casal, tornar-se aconchegante, quando os usuários, sentem-se confortáveis dentro dele ", revela a arquiteta.

Nosso quarto

A paleta de cores neutra e suave, com a predominância de tons pastéis, e nuances que seguem às tendências modernas do design atual, promovem o aconchego de todo o ambiente, observadas através do mix de almofadas, todas em rosa seco, passando pelo areia, o bege, o branco e o cinza, presentes na composição da colcha e em detalhes dos travesseiros. No revestimento das paredes, prevalece à tonalidade camurça, e o branco está presente através dos roda-pés, emoldurando o piso de carpete, o qual funciona como elemento acústico, ajudando a aquecer o quarto e amenizando a reverberação sonora, além de ser extremamente aconchegante. " Neste quarto específico, eu utilizei, uma paleta neutra como base, que foram as cores areia, bege, camurça e brincamos com os tons, trabalhando a questão do romantismo, e para ficar mais aconchegante, eu usei o rosa seco, através dos detalhes da composição das almofadas ", resume Daniele.

Mas, os painéis em mdf, com lâminas em madeira, semelhante uma pátina, e com veios marcados, ajudam a aquecer o ambiente, promovendo o aconchego, funcionando também como cabeceira de cama. Os espelhos, em tonalidade bronze, evitam reflexos lumínicos excessivos, e permitem que o clima de acolhimento seja exaltado. A poltrona para leitura, com assento e encosto, em tecido de pelos sintéticos, rouba todas as cenas e permite momentos de leitura prazerosos, assim como o quadro, exposto em uma das paredes, com traços vanguardistas. O posto de trabalho, em uma das laterais do espaço, é composto, através de uma mesa retangular, com tampo em vidro laqueado, expondo livros de arte e objetos pessoais, além de uma confortável e ergonômica cadeira. A cama, com medidas king Size, recebeu uma banqueta de apoio, na parte inferior, facilitando na hora de trocar às roupas ou calçar sapatos. " O posto de trabalho foi executado para o uso do casal, com uma luminária focal, também para leituras e caixas para armazenar papéis, retratos e objetos, expostas no chão, tudo remetendo ao aconchego ", explica a arquiteta.

Entretanto, uma iluminação eficiente, é capaz de estimular o conforto lumínico de todos os usuários, de acordo com cada tipo de  espaço. Neste ambiente, além da luminária de chão, um abajur com a base em vidro, foi utilizado sobre um móvel lateral.

Os adornos são adequados e equilibram-se harmoniosamente, como os porta-retratos e a escultura feminina, além do cachepô com uma orquídea permanente. as mesas laterais, são assimétricas e de materiais diferentes. " Neste caso específico, nosso quarto é assimétrico, com uma mesa de cabeceira tradicional e outra mais baixa, quase uma mini-cômoda, onde a luminária alta, que é um abajur, funciona como um elemento vertical, para equilibrar às alturas e criar proporção ", ensina a arquiteta.

Faça você

Para criar e projetar um quarto de casal, super aconchegante, não é preciso gastar muito, basta inserir itens e peças que podem ser mutáveis a cada estação. As mantas decorativas de tricot, são verdadeiros símbolos de aconchego, típicos do inverno e valorizam todas às composições de rouparia de cama, desde às clássicas até as despojadas. "Nós devemos prestar atenção nas dimensões da cama, nesta colocamos uma proporção de quatro sequências de almofadas e travesseiros, quando a cama é menor, podemos colocar apenas três sequências, seguindo um volume de tamanhos ", ensina.

Os tapetes, poltronas e banquetas, além dos puffs de apoio ou recamiers, também podem ser expostos em quartos, aproveitando os móveis que você já possui em casa, criando novas utilidades para essas peças. Os adornos decorativos, principalmente em quartos, devem ser reduzidos, evitando poluir o ambiente com elementos ornamentais desnecessários.

Para deixar os quartos acolhedores, o uso de diferentes texturas, seja através dos revestimentos das paredes ou pisos, como em tecidos de fibras naturais ou sintéticas, é que contextualiza esta atmosfera acolhedora, propícia para o inverno. A iluminação, com o efeito amarelado, também evidência esta proposta, pois a incidência dos feixes da luz branca, deixam os ambientes apropriados para o trabalho ou a preparação de alimentos.

As fotos exclusivas de Dalila Rodrigues registram.


ACESSA.com - Prepare seu quarto para o inverno