Saiba mudar o seu ambiente com o uso de adornos e enfeites na decoração

Nome do Colunista Luiz Henrique Duarte 14/07/2017

Os adornos decorativos, assim como os acessórios ornamentais coadjuvantes de uma casa são elementos práticos e bastante funcionais, com à finalidade de modificar ou transformar os nossos ambientes a qualquer instante, com muito estilo e personalidade. As nossas casas devem traduzir um pouco de nossas histórias, funcionando como uma espécie de arqbiographic: um recanto atemporal e habitável, para agregar o conforto e atender todas as nossas reais necessidades, mesclando o tradicional com as tendências do decor fashion. Dentro da arquitetura contemporânea e do design de interiores, os enfeites para decorar devem ser expostos com muita harmonia e equilíbrio, seguindo o mobiliário utilizado, observando os revestimentos, a paleta de cores e o projeto luminotécnico, em um mix de detalhes casuais, uniformes e surpreendes, permitindo a verdadeira sensação de acolhimento em uma casa arrumada e cheia de vida.

Ambientes decorados

Os ambientes decorados refletem o nosso bem estar, incentivam os cuidados e a organização com a casa, deixando os nossos espaços super agradáveis para o convívio familiar. Os adornos e enfeites decorativos constituem verdadeiros detalhes inusitados, e que fazem toda à diferença em um bem sucedido projeto de interiores, idealizado com eficiência e sensibilidade. A arquiteta Fernanda Rubatino (Rubatino Arquitetura) criou vários ambientes com peças decorativas (Camicado), destacando possibilidades para o seu uso, como em seus projetos de interiores, que idealiza espaços atemporais, com uma mescla suave de nuances, onde consegue reunir as peças de acervo familiar e as tendências contemporâneas em uma junção do clássico e o moderno. "Na Camicado, conseguimos escolher todos os tipos de peças. Partimos dos porta-retratos ao aparelho de jantar, que são muito bonitos e dão um toque diferente aos ambientes", explica a arquiteta.

"Atualmente, as tendências que tenho seguido em nossos projetos são as ideias dos ambientes que mostramos aqui, essa mescla dos tons em preto e cinza, pontuados com cristais, tons metalizados e que conferem um estilo atemporal e sofisticado aos ambientes", traduz Fernanda. Os adornos e enfeites decorativos podem justificar a transformação de um espaço, evitando a substituição dos móveis ou até mesmo realizando obras fora de época, modificando totalmente a atmosfera de uma sala de estar, quartos, cozinhas ou até mesmo banheiros e lavabos, tudo dependerá da forma e maneira de expor tudo isso. "Apesar das peças decorativas serem trocadas facilmente, e hoje, com a mudança rápida das coisas, quanto mais atemporal conseguimos fazer um ambiente, maior será à sua durabilidade", ensina a profissional.

Nossas escolhas

Os enfeites e peças decorativas são a essência e a alma viva de uma casa, o equilíbrio entre o mobiliário e a identidade estética de nossos ambientes, conferindo aos espaços toda soberania para enriquecer e personificar um projeto de interiores. Nesta edição, a arquiteta convidada diversificou as possibilidades de escolha, reunindo elementos para a mesa, salas de estar e jantar, banheiros e lavabos, cozinhas gourmet, varandas integradas e quartos. "A nossa tendência em trabalhar os ambientes mais atemporais, está relacionada ao fato que o mundo de hoje muda muito rápido, tudo é efêmero demais, e os ambientes de nossas casas devem ser aconchegantes e confortáveis, com peças mais duradouras e que dá o acolhimento", justifica a arquiteta sobre às escolhas.

As peças para as mesas de jantar ou salas de almoço, até mesmo bancadas americanas, sugeridas pela profissional, conferem aos usuários duas possibilidades distintas, uma para momentos formais e outra para deliciosos instantes descontraídos, observando o uso de aparelhos para jantar em porcelana, copos e taças em cristal, compostos com talheres dourados, que além de ser uma tendência, estes faqueiros apresenta um design clássico, adaptável a qualquer situação gastronômica. Na segunda opção de mesa, a toalha com tonalidade off-white, expõe um jogo verde, em cerâmica trabalhada, referindo-se as folhas de árvores, contrastando com taças âmbar e marrom, onde pequenos pássaros, da espécie das cacatuas, decoram e permitem uma informalidade elegante e bem pensada. Para os quartos, o azul, a cor forte deste tórrido inverno, além do cinza, estão presentes na composição da rouparia de cama, onde uma imponente bandeja, abriga aparelhos para um super café da manhã.

As cozinhas podem expor em seus nichos ou bancadas, bandejas rústicas, com bowls para apetitosos consumês ou cereais, tudo acompanhado de delicados guardanapos em tecido de puro algodão e detalhes bordados em ajour. "Eu gosto muito de trabalhar em nossos projetos, peças que às pessoas já têm de decoração, peças de família, à tendência hoje é o resgate, e não está usando tudo moderno, e nem tudo clássico, está usando uma mistura de estilos, e nós conseguimos mesclar à peça clássica em um ambiente moderno e vice-versa", ensina à profissional.

Saiba escolher

As novas escolhas, dependem do nosso estilo, das dimensões dos espaços e das tendências inspiradoras, onde podemos utilizar elementos novos ou aquilo que já possuímos, propagando um novo efeito para o mesmo objeto, analisando sempre a paleta de cores do ambiente ou dos adornos de decoração já existentes, criando sempre, um diálogo harmônico e equilibrado. "As cores fortes precisam ser bem trabalhadas, no caso, do azul ou do vermelho, tem um certo cuidado para não carregar o ambiente, assim como não mesclar várias cores fortes", revela Fernanda.

Assim, seguem outras dicas importantes:

  • Trabalhar com cores e peças atemporais, mesclando cores em pequenos adornos pontuais.
  • Mesclar peças de família, que já possuímos em casa, com outras novas, seguindo às tendências da estação.
  • Focar na escolha de peças adaptáveis em vários ambientes, não limitando o seu lugar de exposição.

Para saber escolher os adornos decorativos e objetos de design corretos, sejam para os ambientes corporativos, comerciais e principalmente os residenciais, à boa escolha de peças, não está relacionada à itens com valores expressivos, e sim, com à visibilidade e às várias formas para utilizar uma determinada peça. "O segredo é saber escolher. Nós montamos ambientes lindos aqui, com peças extremamente acessíveis, sem gastar demais", finaliza a profissional.

E você? Quer acertar em suas escolhas? Participe de nossa promoção em parceria com a Camidado, unidade Juiz de Fora e concorra aum porta-retrato tamanho 10x15, com moldura em pátina e uma linda vela floral. Entre em nossa página no Instagram e saiba como participar!

As fotos exclusivas de Angeliza Lopes Aquino registram.

ACESSA.com - Saiba mudar o seu ambiente com o uso de adornos e enfeites na decora??o