Monomotor cai em Belo Horizonte

Por

Segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008 atualizada ?s 17h00

Falha mec?nica pode ter sido a causa do acidente com o monomotor que caiu no ?ltimo s?bado



Rep?rter
Priscila Magalh?es
Fotos: 1? Batalh?o de Bombeiros Militar

Segundo o comandante operacional do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, coronel Cl?udio Teixeira, h? a possibilidade de que uma falha mec?nica tenha provocado o acidente com a aeronave Corisco 2, prefixo PT VHK, que saiu de Belo Horizonte com destino a Juiz de Fora.

Na manh? do ?ltimo s?bado, 23 de fevereiro, ela caiu ao se chocar com uma montanha na Serra do Curral. Dessa forma, segundo ele, o mau tempo n?o foi o fator que gerou o acidente. A aeronave teria perdido for?a e tentou retornar para Belo Horizonte, mas n?o conseguiu.

"Ao que tudo indica, houve falha mec?nica. Quando ela estava transpondo a Serra, j? com altitude baixa, passou entre uma rede de alta tens?o a torre de comunica??o de r?dio da Pol?cia Militar e Corpo de Bombeiros. Neste momento, o piloto se assustou e fez um giro baixo e perto da montanha, quando a asa se chocou e deu prosseguimento ao acidente", explica o coronel, que esteve presente no local do acidente.

Segundo o coronel, mesmo se a aeronave n?o tivesse tocado a asa, os passageiros n?o teriam sa?do vivos da viagem. Para comprovar a hip?tese de falha mec?nica, o motor e a h?lice j? foram retirados pelos Bombeiros e seguiram para a For?a A?rea Brasileira, para per?cia.

O corpo de bombeiros chegou ao local 12 minutos ap?s a queda. Tr?s corpos estavam a 15 metros de dist?ncia do avi?o e o outro, do piloto, foi encontrado em baixo da asa direita. Os bombeiros visualizaram o local por causa do clar?o provocado pelo inc?ndio. Os destro?os da aeronave ainda n?o foram retirados do local e o propriet?rio ? que deve fazer a retirada.

Os corpos do investidor de im?veis Paulo Ribeiro Nunes, de 62 anos, e do engenheiro Leandro Augusto Lemos Naves, de 32 anos, foram enterrados no Cemit?rio da Colina e do Bonfim, respectivamente, no ?ltimo domingo, 24 de fevereiro. Os corpos do pilotos Edwar Gomes Moreira J?nior e Paulo S?rgio Pagani Vieira Machado v?o ser cremados.