• Assinantes
  • Casa

    Deixe as salas aconchegantes e iluminadas para receber a Primavera

    Nome do Colunista Luiz Henrique Duarte 29/09/2017

    Os dias de primavera já estão despontando aos poucos, trazendo o colorido de uma paleta de cores alegre, com tonalidades que seguem as tendências da arquitetura fashion e do design de interiores contemporâneo. As salas de estar e os ambientes para o jantar, sejam integrados ou não, consolidam os espaços mais utilizados de nossas casas, como as cozinhas e varandas gourmets, precisando passar por pequenas transformações, garantindo assim, o aconchego e o frescor desta fabulosa época do ano. Os cenários bucólicos e as cores sóbrias do inverno ficam para trás, eliminando os vestígios dos dias frios e cinzentos para constituir novas ideias de decoração, utilizando adornos ornamentais leves, peças de mobiliário confortáveis e um paisagismo verde suave, tudo com muito estilo e sofisticação, sempre de acordo com a personalidade de cada usuário.

    Design

    Em cada estação, nossas casas ou até mesmo espaços corporativos precisam sempre de pequenas ou grandes transformações, para adequar-se ao novo clima, aproveitando sempre aquilo que já possuímos ou investindo muito pouco em algumas peças para deixarem nossos ambientes agradáveis e leves. É hora de eliminar as mantas sobre os sofás, deixar fluir as cores efervescentes e principalmente utilizar elementos decorativos em fibras naturais, deixando os ambientes práticos e bastante funcionais, com uma atmosfera acolhedora para receber os amigos e conviver com toda família.

    Atualmente, o design brasileiro está em evidência, devido o seu reconhecido internacional, onde os materiais naturais garantem muitas opções de peças maravilhosas, propícias para a primavera. Desta forma, a designer de interiores Liliani Faria Barreto, projetou dois espaços integrados, incluindo as salas de estar e jantar, onde a neutralidade do mobiliário, elementos de design e adornos (Dommanni Alta Decoração) promovem uma atmosfera atemporal, porém com todas as tendências da decoração em evidência. "Na primavera retiramos as mantas dos sofás e trabalhamos muito com os materiais naturais como o linho, o couro, o tressê. Você consegue fazer esta transição do inverno para a primavera utilizando estes elementos neutros", explica a profissional.

    Muitas vezes, já possuímos ambientes equilibrados e perfeitos, sem precisar de muitas mudanças, onde é preciso somente humanizá-los com uma vegetação natural, como orquídeas, flores do campo e folhagens. "Desta forma, com o verde, você traz a primavera para dentro de casa", argumenta Liliani. Para compor um ambiente harmônico e uniforme, basta eliminar adornos e itens decorativos pesados, como os tapetes brutos e as almofadas com tecidos que transmitem uma sensação de calor. Os ambientes desta estação devem apresentar uma estética dominante leve e de bom gosto, com um layout despojado, porém, exaltando e valorizando todas as peças que trazem as memórias afetivas para dentro do espaço. "O bom gosto é você montar um ambiente atemporal e que você permaneça com ele por muito tempo sem modificar, trocando apenas alguns objetos", revela a designer de interiores.

    Base neutra

    "Você consegue com os adornos, mudar um ambiente, sem trocar as mesas de centro, sofás, tapetes e poltronas", analisa Liliani. Um espaço residencial projetado com uma atmosfera clássica e com toques contemporâneos, seguindo uma paleta de cores atemporais, pode ser adaptado para qualquer estação do ano, apenas com pequenas alterações em seus adornos complementares. Neste ambiente, que segue como exemplo, a profissional conseguiu em sua proposta integrar a natureza externa com as salas internas, pontuando cores em almofadas e peças decorativas expostas de forma sutil, principalmente sobre as mesas de centro e estantes, sem sobrecarregá-las. "Eu quis trazer o verde de fora para dentro, trabalhando com o vidro, a madeira, madrepérola, almofadas azuis, trazendo um ar alegre e mantendo à base da decoração totalmente neutra", discursa a designer.

    Para os amantes de pontos coloridos, podem ser utilizados o azul serenity, amarelo buttercup, o rosa quartz, além do laranja peach echo, que são tendências na decoração e continuam no próximo ano, como os tons de off-white, bege e as nuances terrosas. Para nosso espaço de jantar, as cadeiras em madeira e tecido de linho natural promovem o aconchego do ambiente, destacando o tampo espelhado em bronze e o pendente que permite um cenário luminotécnico exuberante e perfeito. "O mais importante é você trazer aquilo que está acontecendo lá fora para dentro de casa, como fazer uma composição de flores do campo em um arranjo", ensina Liliani.

    Faça você

    Os ambientes neutros, após a retirada dos elementos pesados de inverno pedem um pouco mais de cor, e os espaços que já apresentam cores, pedem um certo equilíbrio, onde, deverão ser trabalhados os objetos neutros, para não haver uma sobrecarga de informações desnecessárias. Você pode transformar os ambientes apenas reutilizando alguns itens decorativos mutáveis, aproveitando totalmente tudo aquilo que já possui, apenas criando um novo cenário, com a leveza desta nova estação. Veja as dicas:

    • Troque somente as capas das almofadas por tonalidades de sua preferência, como o azul, tons terrosos para o verão ou pequenas estampas, para não comprometer a sua decoração.
    • Sofás e tapetes neutros pedem almofadas com cores quentes, porém em tons pastéis e com tecidos de fibras naturais.
    • As cores podem aparecer em adornos e objetos decorativos complementares, como cerâmicas, louças, madrepérolas, muranos, porcelanas e afins.
    • Jarras e vasos transparentes são ótimos para uma bela composição de arranjos naturais.
    • Os tapetes orientais ou de qualquer procedência, desde de que, sejam em fibras naturais, podem permanecer no espaço, criando ainda mais aconchego. Observe à extensão de seu sofá, deixando passar quinze centímetros de cada lado.
    • Observe os ângulos de sua mesa de centro para criar composições complementares com os adornos, sem sobrecarregar o seu tampo.
    • Reaproveite todos os adornos, cadeiras, sofás, poltronas e tapetes que já possui em casa.
    • Os castiçais, podem ser utilizados próximos aos arranjos e composições florais, em apenas uma das extremidades das mesas de jantar.
    • Caso os tecidos dos sofás ou cadeiras precisem de ser trocados, utilize capas sob medida, evitando trocar o móvel.
    • Peças em vidro estão em alta e podem ser utilizadas de várias maneiras.
    • Substitua os tons de preto por tonalidades claras, promovendo um frescor dentro dos ambientes.
    • Aproveite sempre a iluminação natural, faça a opção por cortinas em linho ou voil.
    • As madeiras sempre estão em evidência.

    Uma outra forma de utilizar aquilo que já possuímos, é verificar em nossos acervos de adornos e objetos decorativos, peças que gostamos e estão esquecidas, e que podem ser expostas de novas formas, deixando seu ambiente muito mais charmoso e único. "Na primavera, entramos com adornos em tons de azul, verde, peças em tons de bege, com osso, saíndo o dourado, entrando os vidros e as cerâmicas", finaliza a profissional. Se o seu décor de inverno foi marcado por excessos de adornos, mantas e objetos decorativos com cores sóbrias, deixe a leveza de outras tonalidades invadir seu coração!

    As fotos exclusivas de Angeliza Lopes Aquino registram.

    Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.

    Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.