Mudando a cara da casa Quando a id?ia ? mudar a cara de um ambiente, a orienta??o de um arquiteto ? fundamental para evitar surpresas desagrad?veis

Marinella Souza
*Colabora??o
07/03/2008

Quando a vida muda e a casa tem que se adaptar a essa nova realidade ou simplesmente quando os moradores j? n?o aguentam mais olhar para a aquele cen?rio todos os dias, ? hora de mudar!

Mas... mudar o qu?? Por onde come?ar? Como reformar com pouco dinheiro? Todas essas d?vidas devem ser respondidas por um profissional respons?vel, ou seja, o arquiteto.

Para o arquiteto, Rog?rio Mascarenhas, a conversa entre cliente e arquiteto ? t?o fundamental para o sucesso do projeto quanto a consulta m?dica ? para o doente.

"Quando voc? est? doente e vai ao m?dico, tem que falar com ele tudo o que est? sentindo para ele dar o diagn?stico adequado. A mesma coisa serve para quando voc? est? insatisfeito com algo na sua casa. Se n?o falar tudo o que espera da reforma, o resultado pode ser desastroso", compara.

Segundo Rog?rio, o arquiteto tem que ter um pouco de psic?logo e saber interpretar o que o cliente quer e orient?-lo para resolver tecnicamente suas necessidades.

O sucesso de um projeto

"O erro mais comum quando um leigo toma a frente de um projeto ? a harmonia do ambiente porque ele v? o objeto isolado, enquanto o arquiteto est? acostumado a analisar o conjunto", explica. Para deixar o ambiente harmonioso ? preciso antes de mais nada, conhecer o espa?o, saber suas caracter?sticas e saber exatamente o que o cliente pretende com aquele espa?o.

Foto de ?rea de lazer Foto de ?rea de lazer Foto de ?rea de lazer

Feito isso, ? a vez de elaborar o projeto, dividir o espa?o por setores, pensar na disposi??o dos elementos no ambiente, escolher o revestimento, o tipo de ilumina??o, o mobili?rio, os acess?rios. Enfim, ? a hora de concretizar o sonho do cliente. "O gosto do cliente ? sempre respeitado, mas se ele gosta de uma coisa que n?o fica harmoniosa, ? nosso dever orient?-lo e tentar convenc?-lo. Raramente eles n?o se convencem", afirma.

Al?m disso, ? preciso respeitar tamb?m o prazo e o or?amento disponibilizados pelo cliente. "Muitas vezes n?o d? para reformar tudo de uma vez, ent?o, ? preciso direcionar bem a reforma".

O p?s-venda tamb?m ? outro aspecto fundamental para o sucesso do projeto. Projeto hidr?ulico, el?trico, paisagismo, tecnologias, seguran?a, tudo feito, ? preciso avaliar o resultado do projeto. "Tem que continuar prestando assessoria para o cliente depois da obra pronta para ver se o projeto atendeu adequadamente o que o cliente queria inicialmente"

O que reformar primeiro?

Como se v? muitas s?o as nuances de uma reforma e n?o ? incomum um cliente n?o saber por onde come?ar a reforma, quando n?o d? para ser feito tudo de uma s? vez. Segundo Rog?rio, isso depende muito de cada um, mas, sua dica ? reformar primeiro a ?rea social da casa.

"A sala ? a parte da casa que a gente mais usa, ? onde convivemos mais, onde recebemos as visitas. Se o recurso ? pouco, eu indico reform?-la primeiro". Mas o arquiteto sabe que isso n?o ? uma verdade absoluta e garante que a decis?o tem que ser do propriet?rio do im?vel.

Foto de sala Foto de banheiro Foto de sala

"Tem gente que curte mais o seu quarto ou o banheiro, ent?o, que comece a reforma da?. O importante ? ficar satisfeito com o resultado final". Um detalhe importante ? avaliar a flexibilidade do projeto caso seja necess?rio uma nova reforma no futuro.

"Essa quest?o ? muito importante porque muitas vezes as necessidades mudam e o projeto tem que permitir essas altera?es. Um casal que compra uma casa s? para eles e de repente a mulher engravida, por exemplo, o projeto da casa tem que permitir a reforma de um c?modo ou outro para receber esse beb?", explica.

Reformando sem gastar muito:

Nem sempre ? preciso gastar "rios" de dinheiro para mudar o visual de um ambiente. Usando a criatividade e o bom senso, uma simples mudan?a de m?veis d? outros ates ao lugar. "Antes de come?ar uma reforma, ? preciso pesar a rela??o custo/benef?cio da obra. De repente, compensa mais pintar uma ?nica parede de outra cor", avalia.

Trocar os tecidos dos estofados ? uma outra alternativa que custa menos e ajuda a deixar o ambiente com aspecto de novo. Inserir plantas na decora??o tamb?m ? uma ?tima op??o para quem quer reformular um espa?o a baixo custo.

Como se pode ver, muitas s?o as maneiras de repaginar um espa?o sem ter que se endividar para isso, basta usar a criatividade!

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social da UFJF