Revestimentos com design e tecnologia

Nome do Colunista Luiz Henrique Duarte 10/11/2017

O design dominante, observado na estética de todos os produtos de vanguarda e também em vários elementos decorativos, sejam nas linhas arrojadas dos adornos complementares, acessórios de mobiliário e peças dos revestimentos contemporâneos, contextualizam e consagram todos os projetos da arquitetura de interiores da atualidade, valorizando os espaços internos e, até mesmo, as áreas externas interativas, como cozinhas gourmets e varandas de convivência familiar.

A tecnologia está cada vez mais direcionada à engenharia de produtos, principalmente para os pisos e revestimentos, através das pesquisas de materiais e técnicas inovadoras para a composição e a fabricação de novos itens decorativos, pontificando o conforto, a praticidade e a funcionalidade destes elementos de acabamento, que conferem aos espaços muito glamour. As tendências que incidem a cada estação também estão direcionadas para os materiais de revestimentos, valorizando completamente os mais intrépidos e virtuosos projetos arquitetônicos de nosso país. Os revestimentos, para serem valorizados, precisam de uma luminotécnica especial e planejada, sejam com iluminância artificial ou natural, exaltando uma atmosfera aconchegante e muito acolhedora, sempre de acordo com o estilo e a personalidade de cada usuário. Os objetos ornamentais, a paleta de cores e o layout da marcenaria também evocam um contexto uniforme para valorizar todos os revestimentos expostos e inseridos dentro dos espaços atuais.

Tendências e design

Os pisos e revestimentos renovam-se a cada estação, quando a moda trend-design é a fonte fashionista para todos os projetos de arquitetura de interiores. Os revestimentos e materiais de acabamento da atualidade apresentam uma durabilidade enorme e um processo de manutenção muito simples para o dia a dia. Geralmente, estes materiais são encontrados em formatos de placas retilíneas, conferindo aos ambientes um assentamento perfeito para os pisos e paredes. A arquiteta Luciana Teperino e a empresária Joseane Martins (La Boutique Decor) mostram várias opções de revestimentos. A novidade está direcionada para as peças com formas e texturas orgânicas, valorizando cores neutras e nuances como o amarelo, o azul e o rosa, que estão entre as tonalidades fashion do momento. "As tendências estão mais voltadas para os tons pastéis, que estão bastante variados, puxando para o amarelo, azul, bege, marrom, palha e off-white", analisa a arquiteta.

Atualmente, as placas cimentíceas, os porcelanatos, as pastilhas espelhadas e em aço inox, como os revestimentos que lembram papéis de parede, com texturas, principalmente os amadeirados, estão entre os lançamentos desta estação. A tecnologia tridimensional é utilizada por profissionais que atuam como designers de produtos para desenvolver peças construtivas e com uma aparência natural, semelhantes as originais, encontradas na natureza. Vários revestimentos podem ser utilizados para valorizar um ambiente especial, quando aplicados sobre as superfícies de uma parede. Geralmente, estes revestimentos apresentam uma tecnologia em 3D, com peças em alto relevo, retratando figuras geométricas ou mosaicos simetricamente perfeitos. Um mesmo modelo de pisos ou revestimentos podem ser utilizados para todos os ambientes, mantendo uma harmonia e uniformidade, pois apresentam especificações peculiares para cada espaço. "Hoje em dia não existe nada específico para um ambiente, tudo poderá ser utilizado para salas, quartos, banheiros e lavabos, claro, que com bom senso, e as placas cimentíceas você não deverá utilizar para áreas molhadas", explica Josane.

Tecnologia e arte

A tecnologia também pode ser utilizada para transformar as rochas vulcânicas brutas em revestimentos lapidados para a construção de banheiras, mantendo as águas em sua temperatura de origem. Com a evolução da arquitetura projetual, esta espécie de banheira foi tonalizada com uma resistente pintura automotiva, onde os usuários podem escolher as nuances corretas de acordo com a paleta de cores de seu projeto de interiores para as sua sala de banho. "O grande diferencial tecnológico desta banheira é a regulagem de temperatura e pode ser fabricadas com modelos e tamanhos diferentes, apresentando uma garantia de até vinte e cinco anos", completa Josane.

Os revestimentos auto-colantes, conhecidos como "prints", também estão entre as tendências tecnológicas do momento, do tipo, 'faça você mesmo'. Com uma variedade de grafias e tamanhos, oferecem muitas opções de cores e texturas e são fáceis de aplicar. É uma ótima ideia para colocar em paredes próximas à cama, fazendo o papel de cabeceiras figurativas, ou onde não existem quadros ou obras de arte. "Os revestimentos auto-adesivos não precisam de mão-de-obra, usando sua criatividade, você pode montar a composição de sua preferência em todos os espaços internos", argumenta Josane.

Outra dica associada a tecnologia são os pisos drenantes cimentíceos, que absorvem a água, quando os proprietários de um espaço não desejam inserir a grama verde como vegetação natural para exercer a função de dreno em áreas externas. "Podem ser expostos em caminhos de passagem, entre os decks das piscinas e casas, mesmo aonde não há piscinas e necessitem deste tipo de tratamento", explica a arquiteta. Existem também as placas cimentíceas texturizadas e coloridas com a utilização da tecnologia para assemelharem-se com as toras de madeira natural, e são utilizadas em áreas externas e piscinas, mantendo uma temperatura amena para não queimar os nossos pés descalços.

Saiba escolher

Os porcelanatos polidos oferecem maior resistência para ambientes de estar e jantar, como também para home office, salas de TV, quartos e halls de entradas. Para áreas gourmets, os porcelanatos acetinados são mais resistentes e para as áreas com piscinas, os revestimentos anti-derrapantes são mais indicados. Para as áreas externas, os revestimentos mais indicados são os porcelanatos semelhantes a madeira, que podem ser utilizados para decks e fachadas. "Para as áreas gourmets e cozinhas existem porcelanatos com medidas de três metros por um e meio, apresentando uma flexibilidade em até três milímetros de curvatura e com absorção zero", justifica a empresária.

"Para acertar nas escolhas é preciso ter uma harmonia e equilíbrio entre o ambiente, os revestimentos e o mobiliário", ensina Josane. Entretanto, os revestimentos em 3D, como os mosaicos cimentíceos e os porcelanatos, oferecem estruturas mais volumosas, e podem ser utilizados em apenas uma das paredes para não poluir o ambiente. "Devemos ter cuidados básicos com as cores, texturas e dimensões dos ambientes, e principalmente com as paredes onde serão aplicados os revestimentos em 3D", enfatiza a arquiteta.

Os cobogós podem ser utilizados em áreas internas e externas, onde os cimentíceos são indicados para ambientes abertos. Eles podem ser expostos como uma paginação especial para uma área verde, configurando uma linda composição de plantas naturais. Os esmaltados são recomendados para ambientes internos, como divisórias ou apenas como acessórios decorativos. Para acertar nas escolhas, os revestimentos, retratando figuras geométricas, estão entre as tendências, assim como os porcelanatos semelhantes aos mármores carrara e travertino. Os porcelanatos com as texturas semelhantes as pedras de ônix também estão entre as mais usadas, assim como os eternos tijolinhos de demolição e os ladrilhos hidráulicos, que conquistaram novas versões e maior resistência.

Inspire-se! Os pisos e os revestimentos podem transformar os ambiente contemporâneos com muito estilo! Os nossos exemplos contextualizam várias possibilidades de ideias reais, de acordo com as opções citadas nesta matéria.

As fotos exclusivas de Angeliza Lopes Aquino registram.

ACESSA.com - Revestimentos com design e tecnologia