• Assinantes
  • Casa

    Decore e organize sua festa de final de ano reaproveitando peças

    Nome do Colunista Luiz Henrique Duarte 1/12/2017

    A temporada de confraternizações de final de ano está começando. Para organizar o espaço das festas, é possível o reaproveitamento de adornos temáticos e peças ornamentais de forma inusitada e bastante criativa. Nesta época triunfante, reunimos os amigos e os familiares para brindarmos as nossas conquistas e realizações em um só espírito fraterno e solidário.

    O principal destaque para o sucesso de uma pequena ou grande reunião é a expertise do saber escolher os ingredientes certos para o sucesso da festa como a data, hora, convidados. E, o mais importante, a decoração, onde deverá prevalecer o equilíbrio e a harmonia entre as peças do mobiliário, os adornos decorativos e principalmente a paleta de cores de todos os ambientes envolvidos. Em simetria com a arquitetura de interiores contemporânea é possível idealizar e projetar, dentro de nossos espaços residenciais, cenários itinerantes para receber os nossos convidados, com muito estilo e personalidade. A utilização dos itens que já possuímos em nossos acervos pode ser associada com o mix de novos enfeites, seguindo as tendências de cada estação. O paisagismo poderá ser exposto de forma singela, com espécies naturais ou apenas arranjos permanentes, que oferecem maior durabilidade neste período do ano.

    Organizer

    Para o sucesso de um home party, começamos a organizá-lo através de um planejamento estratégico, considerando o motivo da celebração e o tema da festa. Neste momento, focaremos nas confraternizações de final de ano como amigo oculto, Natal e encontros de grupos. Entretanto, devemos escolher, para iniciar a montagem de nosso cenário, o melhor espaço disponível em nossas casas, sejam salas de estar e jantar, cozinhas ou varandas gourmets, estendendo também para áreas semiabertas como pérgulas de piscinas e espaços para churrasqueiras. Para os ambientes abertos, é válido salientar os fatores climáticos recorrentes neste período de verão. Em seguida, devemos atentar para o número de convidados e a decoração que deverá ser estruturada com simplicidade e sofisticação, valorizando peças que remetem as memórias afetivas, introduzindo itens reaproveitados. É claro que podemos usar algo novo, seguindo as tendências, mas, com muita cautela.

    A party designer Paula Jacob idealizou e planejou um espaço exclusivo, direcionado para as festas de final de ano, setorizando dois ambientes com adornos e um mobiliário de design (Dommanni Alta Decoração), disponibilizando um layout para o melhor aproveitamento do espaço, com um projeto lumínico onde é destacado uma cortina de lâmpadas em LED. Os adornos atemporais podem ser observados na extensão do living social e sala de jantar que receberam peças modernas em uma profusão mágica de nuances e tonalidades. "As festas de final de ano são marcantes, todos desejam estar com uma casa linda e a mesa composta para receber os amigos e familiares", explica a party designer.

    "A ideia é utilizar algumas peças que já possuímos em casa de forma criativa, fazendo uma montagem bem bacana", enfatiza a profissional. As bandejas, castiçais e taças, podem ser inseridas no décor, acrescentando velas e adornos de tamanhos diferenciados. "Até as árvores de Natal, utilizadas no ano passado, podem se reutilizadas de forma clássica ou temática", ensina Paula. Os tons dourado e vermelho remetem ao clássico e, a inclusão de novas cores, como o lilás, prata e turquesa, provocam uma composição temática moderna, como ursinhos de pelúcia e personagens da Walt Disney.

    O ambiente ideal será aquele onde proporcionará maior aconchego, dependendo do número de convidados e crianças envolvidas nestas comemorações. "O layout é importante, como o número de convidados e a quantidade de assentos, que podem ser disponibilizados em um único ambiente ou espaços integrados", analisa Paula. Podemos criar mini-lounges com puffs, seat  garden e com outros elementos decorativos que possuímos em casa como cadeiras e sofás rústicos em madeira. Neste exemplo, o confortável sofá, em tecido claro, permite o maior número de assentos, contrastando com a mesa de centro com tampo em lâminas de madeira tabaco. As almofadas propagam cores típicas e a poltrona, em couro natural, agrega uma banqueta de apoio, somando ao enorme puff retangular, confeccionado em madeira de demolição, uma atmosfera envolvente.

    É possível receber com estilo e personalidade em casa com tudo o que já possuímos, de acordo com as nossas condições. "Com toda a certeza, podemos promover o nosso toque em cada detalhe, para que as pessoas sintam-se mais especiais", afirma. Dentro de nossas casas, podemos recolocar o nosso mobiliário de várias formas e contratar até mesmo uma assessoria para uma orientação técnica, como também confeccionar os nossos arranjos, souplasts e mimos para presentear os convidados.

    Decoração

    Para uma atmosfera natalina perfeita, o reaproveitar dos materiais e o uso de novos itens proporcionam uma alquimia de possibilidades, intensificando uma metamorfose de ideias inovadoras. Neste nosso ambiente, uma cortina lumínica, composta por lâmpadas em LED cristal, pontifica o glamour da festa, onde lanternas clássicas estão expostas sobre a mesa central. Em direções opostas, as mesas de apoio lateral expõem peças transparentes com sementes típicas e bonecos de Noel. Sobre o aparador baixo, mais jarras em vidro, decoradas com símbolos natalinos e uma enorme bandeja compõe o cenário. "A melhor parede para expor o painel em LED é aquela que você vai de encontro a ela", ensina a profissional. Você deve observar uma parede com dimensões maiores, capaz de agregar este tipo de iluminação, formando uma cascata ou cortina de luz intensa, porém com os devidos cuidados para não ofuscar a visão dos convidados, lembrando de consultar um eletricista.

    "A árvore de Natal também não deve faltar e você tem até a ajuda das crianças para montar", sugere Paula. Os arranjos florais dependerão daquilo que cada um deseja e pode investir no momento. Podemos colocar arranjos de bolas em castiçais, copos que transformam-se em porta-velas, e taças com cerejas naturais para adornar. "Você pode substituir as flores por outros itens que também irão trazer um Natal lindo e sofisticado", garante.

    A mesma decoração das festas de confraternizações podem ser utilizadas para o Natal, transportando-as para a noite de Réveillon. Sobre o tampo bronze espelhado, da sofisticada mesa de jantar, destacam-se os anjos em dourado e todo aparelho de jantar clássico, com detalhes surpreendentes, como os guardanapos com rendas em volta, prevalecendo a leveza. Os jogos americanos em crochê estão sobrepostos aos caminhos de mesa em uma belíssima composição de estilos, o vintage e o contemporâneo.

    Sua festa

    As festividades em nossas  casas requerem cuidados e atenções especiais para alguns detalhes. Necessitamos de realizar um check-list para que tudo fique perfeito, na sintonia certa, com muito bom gosto e alto-astral. Mas, para saber reaproveitar e organizar as festas de final de ano, devemos deixar os nossos ambientes confortáveis, práticos e bastante funcionais para receberem os nossos convidados, por isso, devemos deixar nossos espaços com poucos adornos e quanto mais clean, melhor!

    • Organize sua lista de convidados e saiba quantas crianças estarão incluídas.
    • Verifique quais ambientes de casa serão utilizados para receber os convidados e a família.
    • Saiba do seu estilo e utilize a sua personalidade para compor os seus ambientes.
    • Organize o menu gourmet e verifique se existe alguém com preferências para outro tipo de cardápio, como o vegetariano.
    • Reaproveite louças e aparelhos de família.
    • A iluminação é a chave do sucesso para sua festa, ouse e crie cenários lumínicos aconchegantes.
    • Opte por uma mesa posta, caso não apresente espaço suficiente, poderá servir um jantar americano, super charmoso.
    • Uma boa música traz um fundo acústico favorável, tenha opção de selecionar um playlist ou contratar um dj.
    • Lounges podem ser articulados dentro dos espaços, com o novo posicionamento dos móveis, observando às áreas de circulação.
    • Em caso de dúvidas, busque novas inspirações ou ajuda profissional.

    O sucesso de uma festa resume-se em um único e exclusivo detalhe. "O segredo é estar com as pessoas que amamos reunidas, para terminar e iniciar o novo ano", finaliza a party designer. Em nossas casas, para este tipo de festas de final de ano, os convites estão dispensados e as lembrancinhas podem resumir em algo simples, como uma mensagem afetiva escrita por você, em um cartão. Tudo ao nosso alcance!

    O mais importante é você nunca abrir mão de suas raízes e de sua família. O melhor aparelho de jantar não é o mais caro e as taças de cristais podem ser substituídas por acrílico ou vidro. O menos é mais, você pode fazer da vida uma grande festa, utilizando com poesia aquilo que está ao seu alcance. Inspire-se e traga novas ideias para sua realidade!

    Assim fotos exclusivas de Angeliza Lopes Aquino registram.

    Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.

    Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.