Servidores da Justiça promovem manifestação no Dia de Luta do Judiciário Nacional

Por

Quarta-feira, 21 de outubro de 2009, atualizada às 17h07

Servidores da Justiça promovem manifestação no Dia de Luta do Judiciário Nacional

Clecius Campos
Repórter

Os servidores da Justiça promoveram uma manifestação em comemoração ao Dia de Luta do Judiciário Nacional e em prol de reivindicações trabalhistas. De acordo com o coordenador do Sindicato dos Servidores da Justiça Regional Juiz de Fora, Walter Gonçalves de Moraes, 70% dos funcionários do Fórum Benjamin Colucci aderiram ao movimento.

Os trabalhadores lutam pelo aumento salarial de 7,5%, aprovado pela Assembleia Legislativa em 2008 e que deveria ter começado a ser pago, pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em julho deste ano. "Protestamos ainda pela queda da Resolução 88 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que aumentou a carga horária sem compensação financeira e pela criação do Estatuto Único dos Servidores do Judiciário, por meio da aprovação da PEC [Proposta de Emenda à Constituição] 190, a fim da unificação do plano de carreira em todos os âmbitos do Judiciário."

A movimentação tomou conta da avenida Rio Branco, quando os servidores do Fórum se dirigiram em direção à sede da Justiça do Trabalho, em busca de mais apoio (foto acima). O representante do Sindicato dos Servidores da Justiça do Trabalho, Alexandre Magno, convidou funcionários da instituição para aderir à causa. "A categoria sente-se mais forte quando os movimentos estão unidos."

A busca por mais apoio terminou na rua São Sebastião, em frente à Justiça Eleitoral, onde os manifestantes convocaram mais trabalhadores para participar da manifestação. Nos próximos dias 11 e 12 de novembro está prevista uma paralisação nacional da categoria.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes