Operação Zona Sul combate o tráfico de drogas no bairro São Mateus

Organizada pela Polícia Civil, a megaoperação apreendeu drogas em dois bares da rua Moraes e Castro. Quinze pessoas foram presas

Nathália Carvalho
*Colaboração
13/04/2012

Uma megaoperação de combate ao tráfico de drogas foi realizada pela Polícia Civil na madrugada desta sexta-feira, 13 de abril, em bares do bairro São Mateus. Com o apoio da Polícia Militar e do Comissariado da Vara da Infância e Juventude, foram apreendidas porções de crack, cocaína e maconha em dois bares da rua Moraes e Castro. Foram cumpridos oito mandatos de prisão e 11 de busca e apreensão. Ao todo, 36 policiais civis e 30 policiais militares participaram da operação e 15 pessoas foram presas, incluindo o proprietário dos bares. Foram apreendidas, ainda, quatro máquinas caça-níqueis. Os dados foram divulgados pela Polícia Civil na manhã desta sexta.

A operação, denominada "Zona Sul", iniciou-se há cerca de dois meses pela 1ª Delegacia Distrital da Polícia Civil. Durante a primeira etapa, foram registrados vídeos e fotos de pessoas vendendo, comprando e consumindo droga na região. "Temos cerca de 40 horas de filmagens que comprovam o tráfico no local. Com elas, conseguimos identificar traficantes, 'aviões' e os esconderijos das drogas", afirma o delegado Eurico da Cunha Neto, um dos responsáveis pela operação ao lado dos delegados José Márcio Carneiro e Sheila Oliveira.

Segundo o capitão da Polícia Militar, Ricardo Schafer, o local (foto abaixo, à direita) era alvo de frequentes reclamações por parte dos moradores. "Considero a região como sendo o principal foco de tráfico de drogas da Zona Sul. Temos várias denúncias e era urgente agir, mas era necessário cautela", explica o capitão.

entrevista coletiva na delegacia rua moraes e castro

Cinco foram para o Ceresp

De acordo com os policiais, a segunda etapa da operação iniciou-se por volta das 23h da quinta-feira, 12. A rua Moraes e Castro foi cercada e, a partir da 1h, todos os bares do local foram vistoriados. As drogas foram encontradas com usuários, adolescentes e traficantes. Dentre as 15 pessoas encaminhadas para a Delegacia, 5 já foram levadas para o Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) pela prisão em flagrante. Uma adolescente de 15 anos foi apreendida com droga e um advogado foi preso por desacato à autoridade. Os outros adolescentes apreendidos foram encaminhados aos respectivos responsáveis.

Os mandatos de busca e apreensão foram executados pela manhã desta sexta nos bairros São Mateus, Dom Bosco, Mundo Novo e Santa Cecília (ver mapas). O objetivo, segundo o delegado José Márcio Carneiro, é cumpri-los até a prisão de todos os envolvidos com o tráfico da região. "Nesta madrugada, prendemos apenas os que estavam no local no momento da operação. Mas temos provas de outras pessoas envolvidas, já que o movimento no bar é muito dinâmico e rotativo."

                                                                                                                   *Nathália Carvalho é estudante do 8º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Opera??o Zona Sul combate o tr?fico de drogas no bairro S?o Mateus