Decora??o com quadros N?o existe quadro indicado para este ou aquele ambiente. Anote
os cuidados na hora de escolher as molduras

Renata Solano
*Colabora??o
27/11/07

N?o existe quadro indicado para este ou aquele ambiente. Entretanto, o estilo do quadro pode acompanhar o estilo da decora??o. Por exemplo, se a sua sala de jantar ? cl?ssica, uma boa pedida ? um quadro de natureza morta. Na sala de estar do mesmo estilo, telas de paisagem caem bem.

Al?m da decora??o do ambiente, a ilumina??o tamb?m ? fato importante. Se no ambiente existirem quadros, eles sem d?vida devem merecer uma aten??o especial na sua ilumina??o, pois um feixe luminoso correto cria uma rela??o privilegiada entre o espectador e o quadro.

A composi??o com molduras

Existem v?rios tipos de quadros, desde os mais modernos e impressionistas at? os quadros mais convencionais e cl?ssicos. Dessa forma, o cuidado na hora de compor a tela com o ambiente e com a moldura ? necess?rio.

Foto de molduras "A primeira coisa que a pessoa deve observar na hora de escolher as molduras ? preciso verificar a harmonia com a tela. Muita gente vem na loja com o interesse em determinada moldura, porque vai combinar mais com o ambiente, mas comete um erro quando n?o percebe que o tipo de moldura pode comprometer a informa??o do quadro em si", explica o propriet?rio de uma loja de molduras de Juiz de Fora, Itamar Martins

Em telas onde foram utilizadas pinturas e texturas com cores quentes, como vermelho, marrom e amarelo, o ideal ? usar molduras com a mesma intensidade de cor, para n?o fazer um contraste muito grande que cause desconforto.

Quando as pinturas forem feitas com o uso de cores mais frias como azul, verde e branco, o conselho ? a utiliza??o de molduras prateadas ou de cores similares.

Alguns quadros s?o feitos com composi??o de telas, atrav?s de sobreposi??o de formatos e tamanhos distintos, quadros com recortes, com detalhes reais, como flores, latas e trigo, por exemplo, e com tape?aria. Estes, nem sempre exigem molduras.

quadro na loja de moldura quadro na loja de moldura quadro na loja de moldura

Segundo o gerente de uma loja de materiais e decora??o de interiores, Bruno Leandro (no v?deo) algumas pessoas mais tradicionais acham que quadro precisa de moldura. "Nestes casos a gente indica que utilizem, em quadros abstratos e com muitas informa?es, o uso de molduras muito simples, como filetes, por exemplo", acrescenta.

Os cuidados na hora de escolher a moldura

  • O desenho de uma moldura deve ter rela??o com o tema e a densidade da obra, se um quadro simples e leve, combina com uma moldura reta e pequena
  • Uma moldura c?ncava, ou seja, menos elevada no meio que nas bordas, aumenta a impress?o de perspectiva sugerida em uma obra, portanto, ? preciso sempre analisar a informa??o sugerida pelo artista
  • Uma pintura sem perspectiva pede uma moldura convexa, ou seja, de sali?ncia curva, que aparente uma dist?ncia com a parede
  • Trabalhos densos pedem molduras de linhas fortes para conter a imagem
  • Trabalhos delicados pedem molduras simples e leves, para n?o gerar um conflito
  • As molduras devem ser usadas, principalmente em telas lineares, sem muita preposi??o ou textura
  • Cores marcantes no passe-partout (primeira moldura, mais simples) ajudam a separar a imagem da moldura, criando uma sensa??o de perspectiva
  • Molduras com tonalidades claras, como bege, branco e laqueado, devem ser usadas para acentuar as cores
  • No caso de figuras e imagens com papel, quando for necess?rio o uso do vidro deve-se fazer a utiliza??o de vidros anti-reflexo, para n?o comprometer a figura e nem transformar o quadro em um espelho

"O pre?o da emoldura??o de um quadro varia muito, de acordo com o trabalho que vai ser fazer. Fatores como tamanho da obra e composi??o entre v?rias molduras acometem num aumento do pre?o. Em m?dia demoramos entre tr?s e sete dias para entregar o quadro com a moldura pronta", explica Itamar.

Segundo Itamar, a tend?ncia ditada pelos decoradores e arquitetos ? a de usar molduras laqueadas, em branco fosco ou com brilho ou bege.

Como decorar com quadros

foto de Rose Valverde Segundo a artista pl?stica e decoradora de interiores, Rose Valverde (foto ao lado), a escolha das cores do quadro nem sempre precisa estar presentes em algum m?vel ou objeto de decora??o, como tapetes e almofadas. "Mas pode-se fazer a combina??o na hora de escolher uma moldura, se os m?veis s?o mais r?sticos, a escolha de uma moldura neste estilo cai bem. O importante ? a pessoa gostar do quadro e se sinta agrad?vel com a presen?a dele no ambiente", explica.

N?o se deve exagerar na quantidade e no tamanho dos quadros em c?modos pequenos, principalmente se eles j? t?m muitos m?veis. No entanto, Rose acredita que isso tudo depende da cultura. "N?s brasileiros nem sempre estamos acostumados com o excesso de quadros, mas em alguns lugares o uso de telas chega a ocupar todas as paredes dos ambientes, tem quadros at? em cima da porta", acrescenta.

A dica ?, antes de pendurar os quadros na parede, fa?a a composi??o imaginada no ch?o. Assim, pode-se ter uma id?ia de como vai ficar, sem correr o risco de furar a parede desnecessariamente.

quadro na loja de moldura quadro na loja de moldura quadro de Kureb, Pedro Ivo e Tiago Macedo
Cuidados e limpeza

Para fazer a limpeza das molduras, ? preciso tirar o p? com um pano ou, se a moldura for muito trabalhada, utilize um pincel. Na parte de tr?s da moldura, ? preciso tomar cuidado com a instala??o de insetos e tra?as, que podem estragar a obra, por isso sempre limpe a parte traseira do quadro.

Os quadros ? ?leo pedem limpeza cuidadosa, duas vezes ou mais ao ano, caso fiquem expostos ? poeira. N?o fa?a uso de aspirador de p?, ventilador ou secador para realizar a limpeza, porque a suc??o e o vento pode estalar a pintura.

A dica para evitar que os quadros marquem a parede ? colar em cada canto interno da moldura peda?o de corti?a.

Evite que o sol bata diretamente sobre as telas. Se tomar muito sol o quadro pode at? empenar. Por isso, o controle da quantidade de luz ? fundamental.

Leve os quadros ao moldureiro pelo menos uma vez por ano. Assim, ele poder? fazer uma limpeza completa e cuidadosa no objeto e aplicar um rem?dio para que ele fique livre dos cupins.

Fique atento ? incid?ncia de mofo ou algum tipo de infiltra??o na parede porque qualquer descuido neste sentido pode danificar o quadro.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF