Esculturas As esculturas s?o objetos que servem para qualquer ambiente e n?o s?o somente para decora??o. Algumas delas tamb?m possuem outras fun?es

Priscila Magalh?es
Rep?rter
02/01/08

Olhando para elas, tem-se a impress?o que querem dizer alguma coisa ou que se movimentam realmente, pois passam um ar de realidade. As esculturas s?o um enfeite muito procurado para colocar em casa, no escrit?rio e em ambientes externos.

Os materiais s?o os mais variados, o que possibilita colocar a imagina??o para funcionar e produzir pe?as que retratem a cultura dos lugares e seus povos. A maioria delas expressa o corpo humano em diferentes momentos e movimentos.

Elas parecem dan?ar um tango, jogar futebol, fazer gin?stica, cuidar de uma crian?a, fazer uma pose, caminhar e at? sorrir. S?o casais, atletas, crian?as, baianas e um corpo humano n?o muito bem definido, mas expressivo.

Mas se engana quem pensa que todas as esculturas servem apenas para enfeite. "Temos, no mercado, algumas pe?as que tamb?m servem para guardar outros objetos e que s?o muito ?teis. Temos manequins que servem como porta-bijuterias e outros que s?o usados como perfumeiros, de diferentes tamanhos", diz o propriet?rio de uma loja de decora??o no centro de Juiz de Fora, Ronald Santhiago.

Muitas pessoas se preocupam em combinar os objetos de um ambiente. Mas com as esculturas isso n?o ? necess?rio, garante Ronald. "Elas n?o precisam combinar com o mobili?rio ou com a colcha da cama, por exemplo. Elas s?o um diferencial no ambiente e podem ser usadas em qualquer local, independente do tamanho da pe?a".

Foto de escultura Foto de escultura Foto de escultura

Elas s?o muito usadas para decorar a mesa de jantar, de centro, o criado do quarto, as estantes. "Tudo depende do decorador. Cada um tem a sua cria??o e seu gosto. Elas s?o colocadas ao lado de outras com tamanhos diferentes e formando um conjunto", garante Ronald.

Foto de escultura Foto de escultura Foto de escultura

Os materiais usados nas esculturas s?o os mais diversos e caem bem em qualquer ambiente. "As pe?as s?o de cimento-cola, bronze, resina, p? de m?rmore, metal, ferro, arame, rathan sint?tico, pedras, cer?mica e murano, aquele cristal feito a sopro", diz Ronald. E ele diz que a maioria delas combina alguns destes materiais em uma ?nica pe?a.

Foto de escultura Foto de escultura Foto de escultura

Assim como os tamanho e os materiais, os pre?os tamb?m variam. As pe?as s?o encontradas com pre?os entre R$ 40 e R$ 300*. "Algumas pessoas optam por esculturas com assinatura, o que tem um pre?o um pouco mais alto. Mas eu tamb?m tenho aquelas linhas mais acess?veis e que cabem em qualquer decora??o, atendendo a qualquer p?blico. Tenho tamb?m as mais caras e, de novo, tudo depende de quem est? comprando".

Foto de escultura Foto de escultura Foto de escultura

Entre as novidades est?o as esculturas que representam as dan?as, mostrando os casais em passos de dan?a, os jogadores, as baianas e aquelas que imitam as caba?as, por?m mais resistentes. "As pessoas t?m se interessado muito pelos dan?arinos. Eu estou percebendo tamb?m que as esculturas em forma de m?scara est?o voltando a fazer parte da decora??o. Elas s?o encontradas em bases de madeira e em diferentes tamanhos", completa Ronald.

*Os pre?os foram fornecidos em janeiro de 2008 em uma loja de Juiz de Fora