Praticidade, versatilidade e beleza das racks As racks vieram substituir as estantes e mostram que t?m potencial para ficar de vez na decora??o do ambiente moderno

Marinella Souza
*Colabora??o
04/03/2008

Funcionalmente, as racks s?o como as estantes, o que as diferencia s?o o tamanho e o design. As estantes s?o grandes e tradicionais, as racks, pequenas e bem mais modernas.

Elas existem em diversos tamanhos e modelos e mostram a sua versatilidade. Algumas v?m com o tampo girat?rio para que a televis?o seja posicionada em qualquer ?ngulo, outras apresentam gavetas que facilitam na hora de guardar revistas, cd's ou qualquer outro objeto.

Em uma sala de estar, esse objeto h? muito deixou de ser mera decora??o para passar a ser fundamental. S?o nas racks que as pessoas acomodam suas televis?es, aparelho que, em tempos modernos, ? fator de agrega??o para a fam?lia e seus convidados.

Por outro lado, no quarto ou em outro ambiente mais individual, as "pequenas estantes" abrigam o computador, respons?vel por conectar o indiv?duo ao mundo. Por isso, a escolha de uma boa rack ? fundamental para dar "a cara" do ambiente.

Se ela estiver na sala, primeiro ambiente a ser visto na casa, ela tem que compor a decora??o de forma harmoniosa. Se estiver no quarto (leia a mat?ria), tem que ser charmosa, pr?tica e, acima de tudo, confort?vel para quem for utiliz?-la.

Modelos para todos os gostos

O vendedor de uma rede de lojas de departamentos da cidade, Alex Ven?ncio de Assis Loures, acredita que as racks vieram para tomar o lugar das estantes. "Elas s?o menores, mais pr?ticas e muito mais bonitas. Ocupam menos espa?o na decora??o e hoje em dia, o que todo mundo quer ? espa?o", diz.

Alex comenta que o MDF ? o material do momento no quesito rack porque permite um acabamento bonito e facilita na limpeza.

Foto de
rack escura com porta de vidro Foto de 
rack clara com gavetas Foto de
rack escura
Foto de rack clara Foto de rack escura com v?rias divis?es Foto de rack clara e baixa
Foto de 
rack escura e baixa Foto de rack clara Foto de rack escura com prateleiras

"As racks de mdf s?o as que mais saem. O design moderno, a excel?ncia no acabamento e a praticidade s?o as grandes vantagens do material"

Outro detalhe para o qual o vendedor atenta ? ao fato de as racks mais baixas serem a grande pedida nos dias de hoje. "As pessoas est?o preferindo as mais baixas porque as televis?es est?o cada vez maiores e se a rack for alta demais a TV vai ficar fora do plano visual", explica.

Trabalhando em outra loja de m?veis, Allyson Souza Sahbi tamb?m aposta nas racks como uma vers?o moderna das estantes. "Elas s?o mais bonitas e mais pr?ticas. Cabe tudo o que precisa, sem ocupar muito espa?o na sala", defende.

Modelos de racks e suas especificidades

O vendedor Alex Ven?ncio vai dar algumas dicas sobre modelos de racks. Confira os conselhos e pense bem antes de comprar o seu.

Foto de rack de rodinhas "Essa rack ? toda em mdf, com design arrojado, um ?timo acabamento. ? muito procurada por sua resist?ncia, acabamento e pela praticidade das rodinhas"

Foto de rack de rodinhas "Esse modelo ? mais baixo, pr?prio para TVs maiores, de plasma. Tamb?m ? de mdf tem portas de correr e espa?o para
home theater, que ? a grande tend?ncia nos dias de hoje"

Foto de rack alta com tampo girat?rio "Essa ? pr?pria para televis?es de, no m?ximo, 21 polegadas. O tampo girat?rio permite que a tv fique em qualquer ?ngulo. Caso a pessoa coloque televis?es maiores, vai perder a fun??o girat?ria do tampo, podendo empen?-lo".

Foto de rack com gaveta "O design mais retinho desse modelo, que ? 100% mdf, ? ideal para as TVs de 29 polegadas. Ele tem uma boa disposi??o de espa?o e a gaveta ? ideal para guardar cd's ou dvds".

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social da UFJF