Airbag em ve?culos pode ser obrigat?rio Caso o projeto seja aprovado, acess?rio deixa de ser opcional para ve?culos novos, assim como o cinto e o encosto de cabe?a

Fernanda Leonel
Rep?rter
26/03/2007

Carros novos, vindos de f?brica, podem come?ar a vir com airbags obrigat?rios. Isso porque volta para a discuss?o em Bras?lia a obrigatoriedade do acess?rio de seguran?a nos ve?culos fabricados no Brasil.

O projeto (PLS 115/04) prev? o prazo de um ano para que os carros saiam das f?bricas j? com esse equipamento. A justificativa da nova medida est? no item seguran?a: para o autor do projeto e seus defensores, o acess?rio pode ajudar a diminuir as tristes estat?sticas que o tr?nsito Brasileiro contabiliza todos os anos.

Segundo dados do Departamento Nacional de Tr?nsito (Denatran), cerca de 30% das v?timas fatais ou graves provenientes de acidentes poderiam ser evitadas caso seus ve?culos estivessem equipados com airbags.

Isso porque os acess?rios complementam a fun??o dos cintos de seguran?a agindo conjuntamente com o objetivo de reter o movimento do motorista. Em caso de acidente ou colis?o, um dispositivo ? disparado e o "bal?o" infla, evitando ou amortecendo alguma colis?o.

Em 1997, o questionamento da obrigatoridade do airbag j? havia entrado em pauta. Essa era uma das novas obriga?es que o motorista deveria ter com a aprova??o do novo C?digo Brasileiro de Tr?nsito. Na ocasi?o, no entanto, o presidente Fernando Henrique vetou a obrigatoridade do acess?rio e do exame psicol?gico na hora de tirar a carteira de motorista.

Nos modelos de autom?veis vendidos no Brasil, encontram-se dispon?veis basicamente os airbags frontais, isto ?, do motorista e do passageiro. No exterior ? comum encontrar ve?culos com mais de dez tipos deste dispositivo, cada um visando a prote??o em situa?es diversas. No texto do projeto, as montadoras ficariam obrigadas a instalarem apenas o acess?rio frontal.

A proposta j? foi aprovada pela Comiss?o de Assuntos Econ?micos do Senado. Agora segue para a CCJ (Comiss?o de Constitui??o e Justi?a), em decis?o terminativa. Caso seja aprovada a obrigatoriedade do airbag como acess?rio de seguran?a o C?digo de Tr?nsito Brasileiro vai ser alterado.

A opini?o de quem ? da ?rea

Para Wendel Martins de Oliveira (foto), que ? motorista e tamb?m trabalha em uma empresa que vende e aluga carros em Juiz de Fora, a obrigatoriedade do airbag nos ve?culos pode ser uma grande ajuda para a diminui??o do n?mero de acidentes.

O vendedor vai al?m na justificativa de que alguns ?tens podem melhorar as as estat?sticas do tr?nsito brasileiro. Para Wendel, al?m dos airbags, tamb?m a dire??o hidr?ulica e o sistema de freios "abs", que permitem que as rodas n?o travem em caso de freiadas bruscas, deveriam ser obrigat?rios.

"Mas a grande maioria das pessoas n?o entende ou n?o valoriza essa seguran?a", analisa Wendel, j? prevendo que o projeto pode ser pol?mico. Ele conta que algumas grandes empresas de Juiz de Fora, que s?o locat?rios fixos, s? alugam carros com o dispositivo, mas que a grande maioria das pessoas nem se lembra de perguntar se o carro que elas pretendem alugar tem o acess?rio ou n?o.

Ronaldo Luiz Ribeiro, tamb?m vendedor de carros concorda com o colega. Na empresa que ele trabalha n?o h? diferen?a no pre?o de carros com ou sem airbag e no entanto, a grande maioria das pessoas n?o se atenta a esse detalhe.

"Nem mesmo na hora da compra o airbag ? muito citado. Hoje em dia, as pessoas o colocam como acess?rio, e pagam R$ 2 mil ou R$ 3 mil a mais por isso. Pode ser mais caro, mas ? importante, e as pessoas n?o pensam muito assim", afirma Ronaldo.

Enquete
Voc? acha que a obrigatoriedade do airbag vai melhorar os tristes n?meros do tr?nsito brasileiro?
      Sim
      N?o
   

ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de visitantes da ACESSA.com.