Casa

Adegas podem compor a decoração de sua casa As adegas climatizadas são versáteis e podem se adaptar em qualquer lugar, já as adegas comuns precisam de cuidados especiais na localização

Marinella Souza
*Colaboração
13/08/2008

Ter um vinho em casa é sempre bom. Tinto ou branco, doce ou seco, não importa o estilo, o fato é que o vinho é uma bebida muito charmosa e combina com diversas ocasiões. Mas para armazená-lo de forma adequada é preciso alguns cuidados.

Para os enólogos, o ideal seriam aquelas adegas enormes onde os vinhos ficam categorizados por safra em um ambiente onde temperatura, umidade e luz são milimetricamente calculados.

Mas se você quer apenas ter uma boa bebida para servir aos amigos em uma noite fria ou organizar um belo jantar romântico, existem soluções muito mais práticas.

A arquiteta Rosana Mattoso conta que existem adegas climatizadas com design bem moderno que se encaixam bem em qualquer local. "As adegas climatizadas podem ficar na sala, na cozinha ou onde a pessoa gosta de se reunir. Nesse caso, a escolha do local é relativa e depende dos hábitos da pessoa", comenta.

Mas se você aprecia tanto a bebida e tem um bom espaço em casa para fazer uma grande adega, a dica da arquiteta é que o local seja livre de ruídos, com pouca iluminação e com umidade e temperatura controladas para que o vinho não perca as suas propriedades.

Rosana explica, ainda, que não adianta ter uma adega belíssima e posicionar o vinho de qualquer jeito. "O ideal para o vinho é a inclinação, que deve ser horizontal e em contato com a rolha para evitar que ela resseque e entre oxigênio na garrafa".

Foto de adega climatizada Foto de adega climatizada Foto de armário para vinhos

Outro detalhe é que as garrafas de vinho tinto têm que ficar na parte debaixo das adegas, enquanto as de vinho branco ficam em cima porque precisam de temperaturas diferentes. Segundo Rosana, as adegas climatizadas vêm com duas temperaturas diferentes, podendo armazenar os dois tipos de vinho e não trocam calor com o ambiente.

Rosana acrescenta, ainda, que a adega não é a única opção para guardar os vinhos de forma adequada, é possível armazená-lo em um armário específico, como o da foto acima, à direita, que deve ser colocado em um ambiente protegido de luz e calor.

*Marinella Souza é estudante de Comunicação Social na UFJF

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.