De 10 a 14 de maio de 2004

Por


::JFHoje
De 10 a 14 de maio de 2004

Den?ncia de maus tratos na Penitenci?ria de Linhares ? avaliada
14/05/04 - As den?ncias de maus tratos aos detentos da Penitenci?ria de Linhares est?o sendo apuradas. A promotora Wanda Sarmento garantiu estar tomando todas as provid?ncias. Ela disse que o laudo do exame de corpo delito realizado em um dos sentenciados, que alegou ter sofrido as agress?es, deu negativo. Para o diretor da penitenci?ria, Fl?vio Moreira, as den?ncias s?o fruto do descontentamento dos presos em rela??o ?s novas regras adotadas na penitenci?ria. Foram proibidas a entrada de refei?es durante a semana, visitas ?ntimas, a n?o ser que sejam de esposas ou namoradas fixas e est? sendo feita a revista peri?dica nas celas, pelo menos uma vez por m?s.

O vereador Rog?rio Ghedin visitou as celas e escutou uma comiss?o formada por detentos. Eles aproveitaram para apresentar as suas queixas e reivindica?es. Eles reclamaram da falta de material de higiene pessoal e de produtos de limpeza. Al?m disso, falaram das infiltra?es nas celas, da falta de trabalhos ocupacionais e da alimenta??o. Solicitaram a promotora a revis?o de alguns processos para cumprimento de penas em regime aberto. Os sentenciados querem tamb?m o direito de prepararem suas refei?es dentro das celas.

A promotora Wanda Sarmento explicou que algumas reivindica?es n?o s?o de responsabilidade do munic?pio e sim do Estado. Ela disse que a promotoria tem tentado solucionar o problema da falta de material de limpeza e higiene pessoal, mas que ainda ? muito pouco para normalizar a situa??o.

Quanto ? falta de atividades ocupacionais, o diretor Fl?vio Moreira afirmou que j? est?o sendo colocados em pr?ticas projetos de ressocializa??o dos presos com atividades de avicultura, minhocultura e a reativa??o dos servi?os de marcenaria e da horta. Ele s? est? esperando a inaugura??o do anexo, em julho, quando a penitenci?ria ir? receber mais de 600 detentos, inclusive mulheres.

Fornecimento de ?gua interrompido para obras
13/05/04 - A CESAMA ir? interromper o fornecimento de ?gua, para obras de interliga??o de redes. O corte come?a dia 15/05 (s?bado), ?s 14h, com previs?o at? 16/05 (domingo), ?s 05h. O motivo foram as obras de revitaliza??o urbana e recupera??o ambiental do c?rrego do Yung, que levaram ao desvio de algumas redes de distribui??o de ?gua. A CESAMA solicita aos usu?rios a economia de ?gua para diminiuri os transtornos ? toda popula??o. O abastecimento dever? normalizar em at? 24 horas ap?s o termino dos servi?os, dia 17/05 (segunda).

Bairros com fornecimento interrompido
  • Vitorino Braga
  • Graja?
  • N.S. Aparecida
  • Santa Rita
  • Santa C?ndida
  • Parque ABC
  • Bonsucesso
  • Jardim do Sol
  • Bosque dos Pinheiros
  • Vila Alpina
  • S?o Benedito
  • Santos Anjos
  • S?o Sebasti?o
  • Aracy
  • S?o Bernardo
  • Costa Carvalho
  • Bom Jardim
  • Linhares
  • Boto
  • Vila Fortaleza
  • Tr?s Moinhos
  • Vera Cruz
  • parte do Marumbi
  • Seguran?a p?blica ser? discutida no dia 17 de maio
    13/05/04 - No dia 17 de maio (segunda), todos os envolvidos na Festa Country de Juiz de Fora, inclusive representantes da Secretaria Municipal de Agropecu?ria e Abastecimento (SMAU), Pol?cia Federal, Corpo de Bombeiros e Juizado de Menores, devem estar presentes no 27? Batalh?o de Pol?cia Militar. Planos e metas de seguran?a ser?o tra?ados durante a reuni?o, como evitar o uso de aparelho celular em bolsos de bermudas, al?as de bolsas e presilhas de cal?as. Outra orienta??o ? a de n?o levar cart?es de cr?ditos, cheques e grande quantidade de dinheiro. Os interessados na reuni?o devem comparecer na Rua Monsenhor Francisco de Paula Salgado, 150, S?o Judas Tadeu. Mais informa?es pelo 222-5151.

    Entidades de JF participar?o da campanha
    12/05/04 - Dia 18 de maio (ter?a) ? Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e Explora??o Sexual de Crian?as e Adolescentes. Em Juiz de Fora, ser?o feitas duas frentes de trabalho. Uma de conscientiza??o e sensibiliza??o da sociedade, atrav?s de ?rg?os p?blicos e empresas que quiserem aderir ao projeto. A segunda, ser? um ato p?blico no dia 18/05, com a participa??o de entidades que atuam em defesa do menor e dos adolescentes,al?m de grupos culturais da cidade, que far?o apresenta?es. Neste mesmo dia, ocorrer? uma mobiliza??o nacional atrav?s de um manifesto, com assinaturas, entregues ao presidente Lula. A C?mara Municipal, que participa da campanha junto com o Servi?o Social de Transporte (SEST), ir? disponibilizar o Disque Cidad?o (0800 ? 302727) para obter informa?es e den?ncias de abuso sexual a crian?as e adolescentes.

    Funcion?rios da Embrapa fazem paralisa??o
    11/05 /04 - Funcion?rios da Embrapa paralisam suas atividades no dia 12 de maio (quarta-feira), em todo pa?s. Os trabalhadores reivindicam 26% de reajuste nos sal?rios, mais reposi??o das perdas, com ?ndices de 36%. Em Juiz de Fora, a ades?o foi praticamente total, segundo informou a Vice-presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecu?rio (Sinpaf), Nilza Galdereto Martins Sanguedo, ? equipe do ACESSA.com. Os ?nicos funcion?rios em atividade foram os que trabalham na ordenha do gado.

    Durante manh?, os empregados se reuniram para um manifesta??o em frente ao pr?dio da empresa. Segundo a vice-presidente do Sinpaf, a paralisa??o deve durar apenas um dia. Mas a categoria amea?a entrar em greve se a empresa n?o apresentar nenhuma proposta. As manifesta?es dos funcion?rios se estenderam por todo o pa?s. Em Belo Horizonte, eles se reuniram em frente a Assembl?ia Legislativa.

    Juizforanos celebram canoniza??o de Dom Orione
    11/05 /04 - A Igreja Cat?lica anunciou que ir? canonizar o beato Luiz Orione no dia 16 de maio de 2004. O italiano, fundador da Congrega??o Pequena Obra da Divina Provid?ncia, hoje presente em 32 pa?ses, dedicou sua vida ? Igreja e ? caridade. Dom Orione esteve no Brasil quatro vezes, ficando algumas delas em Mar de Espanha, pr?ximo a Juiz de Fora. Em 1980 ele foi declarado beato e reconhecido pelo Papa como "uma das personalidades mais eminentes do s?culo XX, pela sua f? crist? vivida plenamente".

    Em Juiz de Fora, o Instituto Profissional Dom Orione (Avenida Eug?nio do Nascimento, s/n?) promove uma s?rie de eventos para celebrar a canoniza??o do beato. Nos dias 13, 14 e 15 de maio acontece o Tr?duo de Prepara??o, com missas ?s 19h. No dia 16 de maio, o Monsenhor Falabella preside a Missa em A??o de Gra?as pelo Santo Dom Orione, ?s 10h, no mesmo local. Em Mar de Espanha, no dia 16 de maio, acontece um Ato Solene para inaugura??o do monumento comemorativo da passagem de Dom Orione por Mar de Espanha, ?s 15h, na Igreja Matriz Nossa Senhora das Merc?s (Pra?a Santos Dumont, s/n?).

    Duas etapas para as inscri?es no Enem
    10/05 /04 - As inscri?es para o Exame Nancional do Ensino M?dio (Enem) j? come?aram e v?o at? dia 19 de maio (quarta), para os alunos da 3? s?rie do ensino m?dio . Para aqueles que j? terminaram esse n?vel de ensino, as incri?es v?o de 24 de maio (segunda) a 29 de maio (s?bado). Os alunos devem retirar a ficha de inscri??o na pr?pria escola ou pela internet e pagar uma taxa de R$ 35, em qualquer ag?ncia dos Correios. Os estudantes de escolas p?blicas est?o isentos da taxa.

    O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An?sio Teixeira (Inep) aplicar? a prova em 608 munic?pios do Brasil, incluindo o Distrito Federal. A prova tem 63 quest?es de m?ltipla escolha e uma reda??o. Os alunos n?o s?o obrigados a fazer o exame. A prova ser? no dia 29 de agosto (domingo), na escola em que o aluno estuda, de 13h ?s 18h. Mais informa?es no endere?o www.inep.gov.br/basica/enem.

    Seguran?a: Juiz de Fora ganha monitoramento por c?meras de v?deo
    10/05/04 - Um sistema de seguran?a com monitoramento por c?meras de v?deo ser? instalado em Juiz de Fora. O Programa de Seguran?a Municipal Utilizando Monitoramento Por C?meras dever? ser lan?ado no dia 20 de maio (quinta-feira), pela Prefeitura Municipal em parceira com bancos da cidade. Na data, o Cons?rcio Mantenedor do Plano Estrat?gico de Juiz de Fora assina o conv?nio para o empr?stimo dos equipamentos em parceria com a Pol?cia Militar. O sistema de c?meras ser? interligado a uma central de monitoramento a ser instalada na 30? Companhia da Pol?cia Militar, que ficar? respons?vel pela opera??o.

    Motoristas de t?xis devem estar atentos ? vistoria de carros
    10/05/04 - Os motoristas de t?xis devem estar atentos ?s datas agendadas pela Gest?o do Transporte e Tr?nsito (Gettran) para as vistorias dos carros. Nos dias 11e 12 de maio, ter?a e quarta-feira, ser?o vistoriados os carros com placas de final 7. As vistorias s?o realizadas com o prop?sito de garantir a seguran?a de motoristas, usu?rios e pedestres. Durante o procedimento s?o avaliados diversos itens como: dire??o, freios e acess?rios, quesitos externos, incluindo lataria, pintura e placas, entre outros, e as condi?es de quesitos internos, como, por exemplo, cintos de seguran?a e ma?anetas.


    Arquivo
    geral