Versatilidade e modernidade em um mesmo objeto Os puffs servem tanto para compor um ambiente quanto para substituir o sof?

Marinella Souza
*Colabora??o
23/12/2008

Sabe quando voc? acaba de decorar a sala ou o quarto mas fica com aquela sensa??o de que est? faltando alguma coisa? Voc? tenta de tudo, muda os m?veis de lugar, mas ainda assim parece que o espa?o est? incompleto e vem aquela d?vida: o que colocar l? para compor o ambiente?

Puffs podem ser a resposta que voc? precisava para esse dilema criativo! Os puffs s?o objetos de decora??o que aliam versatilidade, praticidade e modernidade. Normalmente em couro, eles s?o como almofadas grandes que podem ser colocadas no canto do quarto ou no centro da sala de televis?o, dando um toque charmoso ao lugar.

Gerente de uma loja especializada no artigo em Juiz de Fora, Bernardo de Aguiar Cezimbra conta que as pessoas usam o objeto para os mais diversos fins. "At? hoje s? n?o vendi para cozinha e banheiro", brinca.

E com um leque t?o variado de fun?es, modelos n?o faltam. Desde os tradicionais quadrados que podem ser usados isoladamente em um canto da sala ou em conjunto, simulando uma mesa de centro, at? os mais criativos em formato de bola de futebol, banana ou com bolas coloridas em uma capa transparente, tudo ? poss?vel para deixar o seu puff com a sua cara.

Cezimbra explica que esse toque de personaliza??o vai al?m do que se pode imaginar. "A pessoa pode escolher o tecido, o formato, a cor, tudo." ? poss?vel at? criar um puff com fotos para presentear uma pessoa especial.

Ecletismo

Segundo Cezimbra, a procura ? maior por parte dos jovens, mas as pessoas mais velhas tamb?m est?o aderindo ? moda e ao conforto proporcionado por um artigo como esse. "Adolescentes gostam muito dos modelos individuais para jogar v?deo game ou estudar, mas muitas senhorinhas buscam tamb?m para criar um espa?o de leitura mais confort?vel", conta.

Foto
 de puff marrom com detalhes em formato de osso e um cachorrinho de brinquedo em cima Foto 
de puff em formato de bola verde, amarela e azul Foto
 de puff com formato de bola de futebol americano

Para quem mora sozinho em apartamentos pequenos, os puffs surgem como alternativa para n?o superlotar a sala e garantir um espa?o mais aconchegante para receber os amigos ou mesmo descansar. Alguns modelos maiores servem para substituir o sof?. Al?m de menores e mais pr?ticos, os puffs s?o bem mais baratos do que um sof? tradicional, fator que merece ser considerado em tempos de crise financeira.

Foto
 de puff vermelho e preto com escudo do Flamengo Foto
 de puff transparente com bolinhas coloridas Foto
 de puff vermelho em formato de luva de boxe

Cezimbra afirma, ainda, que h? quem crie espa?os s? com puffs tamb?m. "Fica bem bacana, moderno. D? uma sofisticada no ambiente e, o principal, traz muito conforto", garante.

O modelo mais vendido na loja de Cezimbra ? o duplo, que pode ser ajeitado de duas maneiras diferentes. Da forma tradicional, ele substitui o sof?, mas com criatividade e habilidade, ele se transforma numa poltrona muito agrad?vel nos estilo das j? conhecidas "poltronas do papai".

Foto 
de puff em formato de banana Foto
 de puff rosa com desenho de urso Foto
 de puff quadrado com estampa de jornal

Al?m de original, bonito e mais barato do que os sof?s e poltronas convencionais, os puffs t?m ainda uma outra vantagem: s?o f?ceis de limpar. Basta um pano ?mido ou com detergente para que aquela marca de p? ou aquela mancha de suco desaparecerem na hora.

Valores

A vendedora Nath?lia Picole Reis comenta que a sa?da ? muito boa. "A gente pensa que as pessoas n?o gostam, mas estamos vendendo bastante." Cezimbra diz que se surpreendeu com a aceita??o da cidade em rela??o a um produto que n?o ? t?o tradicional quando o assunto ? decora??o. "Tem muita gente que curte. As pessoas reclamam do pre?o, mas quando v?em a qualidade dos puffs acabam levando", comemora.

Foto
 de puff branco duplo com almofada roxa Foto
de puff metalizado quadrado Foto
 de puff p?rola duplo com almofadas douradas

Cezimbra comenta que as pessoas est?o at? gostando dos pre?os porque sai bem mais barato do que sof?s e cadeiras tradicionais. Segundo Nath?lia, os pre?os s?o bem vari?veis. O puff mais barato custa R$ 15 e o mais caro chega a R$ 450**. "Tudo depende do tamanho, do formato e do tecido utilizado. Os personalizados podem sair mais caros", diz.

Cezimbra explica que, ?s vezes, as pessoas pedem para usar tecidos mais nobres e isso encarece o processo de confec??o, mas, segundo ele, o resultado final compensa o pre?o.

**Pre?os fornecidos em dezembro de 2008

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social da UFJF