? hora de construir e reformar Constru?es e reformas realizadas sem acompanhamento de um arquiteto ou engenheiro trazem "dor de cabe?a" mais cedo e mais tarde

S?lvia Zoche
Subeditora
14/11/07

Chegou a hora de arrega?ar as mangas e iniciar aquela obra de constru??o da casa t?o desejada ou a reforma que a resid?ncia tanto precisa. E come?a a busca por indica?es de bons pedreiros e mestres de obras, para ent?o pesquisar os materiais e seus pre?os.

Pois se voc? se identifica com esta situa??o, ? bom rever seus conceitos, porque a primeira coisa que se deve pensar ? no profissional especializado que vai orientar a sua constru??o e at? mesmo ajud?-lo na escolha do terreno antes de pensar nas obras. E este profissional ? o arquiteto ou engenheiro.

? ele quem vai montar um projeto, dando uma no??o clara do que o propriet?rio deve fazer. O arquiteto Klaus Chaves Alberto (foto abaixo) comenta que em Juiz de Fora h? muitas obras realizadas de modo informal, principalmente quando n?o est?o pr?xima ao centro da cidade. O resultado s?o problemas como falta de conforto, luminosidade, ventila??o, sem contar a quest?o estrutural.

"A estrutura que n?o est? bem feita, gera transtornos n?o s? para ele, como para o vizinho", diz. E lembra que as pessoas n?o seguem as normas da prefeitura, como por exemplo, manter um afastamento de tr?s metros da constru??o em rela??o a rua e uma dist?ncia entre as casas de, no m?nimo, um metro e meio. A conseq??ncia, nessa ordem, ? menos ventila??o e menor incid?ncia de luz.

E quando voc? enxergar alguma obra sem placas, que possui com informa?es t?cnicas sobre a constru??o, inclusive, o nome e registro do profissional respons?vel, podem ser duas coisas: ou a placa n?o est? vis?vel ou ainda n?o foi providenciada ou pior, n?o h? um profissional especializado trabalhando.

foto do arquiteto Klaus Existe uma id?ia de que contratar um profissional especializado fica caro demais e as pessoas preferem arriscar em constru?es prec?rias. Para Klaus, h? falta de informa??o das pessoas e existe uma dificuldade dos profissionais acessar este n?cleo. "O profissional tamb?m tem culpa".

Normalmente, em uma obra informal, no Brasil, o deperd?cio de materiais chega a 30%. "Um n?mero muito elevado", diz o arquiteto. O valor para ter um arquiteto ou engenheiro acompanhando a constru??o ou reforma desde o projeto fica entre 5% a 7% do total da obra. "E ainda reduz drasticamente o desperd?cio", afirma.

E se voc? for trocar um piso, ou azulejo, ? recomendado chamar um arquiteto, engenheiro, mesmo que n?o interfira na estrutura do local? A resposta ? sim. O profissional planeja, projeta de acordo com a real necessidade do cliente e deixa claro o quanto a pessoa vai precisar comprar. "Quem n?o ? t?cnico, vai 'chutando' e sobra material". Um exemplo que ele conta ? de pedreiros que fazem uma viga, pilar duas vezes mais largos que o necess?rio. "O que ele gasta al?m com material, poderia pagar um projeto".

Al?m do gasto financeiro al?m do necess?rio, Klaus lembra que o lado est?tico tamb?m ? importante. "As pessoas acabam achando tudo bonito, mas nem sempre sabem harmonizar".

foto de um pr?dio sendo constru?do Antes de contratar um arquiteto ou engenheiro, voc? pode pedir que ele veja a ?rea da obra, fa?a uma an?lise do local e assim informar o pre?o de seu servi?o, "sem compromisso".

Para come?ar a construir, ? poss?vel contratar um arquiteto ou engenheiro aut?nomo ou ainda uma construtora. Vai ser desenvolvido, no m?nimo, projetos ligados ? area estrutural, el?trica, hidr?ulica e telef?nica e durante o projeto ele vai saber o quanto a pessoa pode gastar, em quanto tempo deseja que a obra fique pronta, sendo respons?vel por todo andamento da obra, inclusive na contrata??o de pedreiros e mestre de obra. No caso de constru?es maiores, a indica??o ? chamar uma construtora, mas os passos seguidos pelos profissionais s?o os mesmos de uma obra menor.

Se voc? vai reformar ou construir, mas ainda n?o se convenceu de que deve contratar um profissional especializado, pelo menos, procure um, pe?a para fazer um or?amento, entenda ainda mais sobre o trabalho dele para perceber que, al?m de economia, voc? est? investindo na seguran?a e valoriza??o do seu im?vel.