Pr?dio "lend?rio" de JF tem obras retomadas A constru??o do pr?dio come?ou em 1986, mas foi paralisada cerca de 15 anos atr?s. Engenheiro garante que o material do edif?cio est? em perfeito estado

S?lvia Zoche
Subeditora
31/01/2008

Quem mora em Juiz de Fora h? muitos anos ou visita a cidade h? algum tempo, j? at? se acostumou com uma obra inacabada na esquina da rua Floriano Peixoto com a avenida Rio Branco. Existem v?rias hist?rias em volta desta constru??o, como a de que vai ser demolida, que vai ficar da maneira que se encontra para sempre, que a obra vai terminar em cinco anos...

O edif?cio j? foi eleito at? uma das setes 'maravilhas' de Juiz de Fora, em artigo escrito pelo jornalista Ivanir Yazbeck, em julho de 2007. O escritor e jornalista fala sobre as 'sete maravilhas de JF' ?s avessas. "A quem pertence, n?o interessa. Importa ? que, no cora??o da cidade, h? um monumento ? in?rcia empresarial-imobili?ria, na forma do esqueleto de um pr?dio, que apodrece a olhos vistos h? mais de 15 anos", escreve Yazbeck.

A idade da obra tamb?m causa d?vidas. Alguns dizem mais de 30 anos, outros 18, h? quem diga at? que tenha dez. Mas ao passar pela rua Floriano Peixoto, no outro lado da cal?ada, ? poss?vel ver a placa informativa de quando a obra teve seu in?cio. O projeto foi aprovado pela Prefeitura de Juiz de Fora em 17 de novembro de 1986, ou seja, h? quase 22 anos.

H? alguns meses, entram e saem trabalhadores do edif?cio Parma Center (o nome tamb?m est? na placa). O engenheiro respons?vel por toda a obra, "desde o in?cio at? o final", como enfatiza, ? o boliviano Dario Vaca-Diez Busch, que mora em Juiz de Fora desde 1965, e ? formado pela faculdade de Engenharia Civil da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde tornou-se professor no departamento de Estruturas.

O retorno

Mas o que todos querem saber ? o motivo da obra estar parada h? tanto tempo e qual vai ser o destino dela. Segundo Dario, o ?nico propriet?rio do edif?cio, Louro Justo Parma, estava com outra obra de grande porte em sua cidade natal, Ub?, local onde reside at? hoje. Por isso, teve que escolher. "N?o havia recursos para tocar as duas obras ao mesmo tempo", explica o engenheiro.

foto de pr?dio em constru??o foto de um pr?dio sendo constru?do foto de um pr?dio sendo constru?do

Como a constru??o em Ub? terminou, Parma p?de voltar seus olhos para o pr?dio de JF. Portanto, a constru??o vai ser retomada e n?o ser? demolida. Quanto ?s condi?es da estrutura, Dario garante que a constru??o est? em perfeita ordem, e salienta a todo momento que ele foi o respons?vel por tudo, desde a sondagem, funda??o, projeto, c?lculo at? a supervis?o. Agora, com a retomada dos trabalhos, o engenheiro vai fazer a supervis?o t?cnica.

foto de pr?dio em constru??o foto de um pr?dio sendo constru?do foto de um pr?dio sendo constru?do

Ele garante que a obra est? em perfeito estado. "? uma obra sadia". Segundo Dario, no fim da d?cada de 1980 a constru??o foi periciada por tr?s engenheiros que confirmaram as boas condi?es para o prosseguimento da edifica??o, mesmo que continuasse cerca de quinze anos depois de parada. "Foi feita sondagem, funda??o tipo Frank e uma estaca moldada no local", diz Dario, que explica que a obra j? estava quase com carga total ao ser periciada, ou seja, 80% do total. Uma constru??o deste porte tem durabilidade acima de 60 anos, certifica o engenheiro.

Novo projeto
foto de pr?dio em constru??o foto de um pr?dio sendo constru?do foto de um pr?dio sendo constru?do

Com o passar dos anos, o propriet?rio do edif?cio resolveu mudar o projeto, que, de acordo com Dario, n?o vai abalar as estruturas existentes. Se antes seriam alugadas lojas no primeiro piso e nos 15 andares acima, salas; agora o primeiro andar vai ter uma loja e sobreloja ?nica de m?veis, que poder? ser vista em detalhes por quem passar pela rua, porque a fachada ser? toda de vidro (foto acima, ? direita).

O que antes seriam salas comerciais v?o ser transformadas em lofts para aluguel. "A id?ia do loft ? usar a resid?ncia para trabalho", comenta Dario. V?o ser 60 apartamentos ao todo, seis por andar. Cada apartamento ter? uma su?te, uma cozinha, um banheiro social, uma ?rea de servi?o e uma sala. A previs?o ? de que a loja e a fachada de todo pr?dio fique pronta em alguns meses. Em seguida, come?am as obras dos lofts, com expectativa de ficarem prontas em um ano e meio. Agora ? aguardar e ver o resultado.