Purificadores de ?gua est?o substituindo os filtros Tecnologia est? proporcionando qualidade e conforto, mas ?
preciso estar atento a alguns detalhes e tomar cuidados

Priscila Magalh?es
Rep?rter
14/10/2008

Os fabricantes de purificadores de ?gua est?o investindo e conquistando adeptos preocupados com a sa?de. Estes est?o trocando os tradicionais filtros de barro pelos modernos purificadores, que tamb?m oferecem conforto.

O objetivo principal dos aparelhos ? a qualidade da ?gua. "? uma ?gua mais saud?vel, livre de impurezas f?sicas e de res?duos de metais pesados usados no tratamento. ? uma ?gua leve, sem gosto e sem cheiro", garante a gerente de uma loja que comercializa os aparelhos, Rita Mariano.

Os aparelhos utilizam as c?maras (foto abaixo) no processo de filtragem. Elas s?o fabricadas com quartzo, dolomita, carv?o e prata coloidal, com gr?os em tr?s tamanhos diferentes. Rita explica que isso ? importante para filtrar impurezas de qualquer tamanho, inclusive bact?rias. Este tipo ? ideal para pessoas que moram em regi?es onde n?o h? tratamento adequado da ?gua. "Al?m disso, ele elimina as bact?rias que sobram ap?s o tratamento da ?gua", completa ela.

Foto de purificador de ?gua Alguns purificadores oferecem ?gua em temperaturas diferentes: natural, gelada e temperada. Uma facilidade, principalmente para empresas. Entretanto, ela alerta que o reservat?rio para ?gua gelada n?o varia de um equipamento para o outro.

Rita diz que alguns aparelhos atendem melhor em cada situa??o. Outros podem ser colocados tanto em resid?ncias quanto em escrit?rios. Os menores, de apenas uma c?mara, s?o ideais para quem mora sozinho e passa grande parte do dia fora de casa. Os mais robustos atendem melhor os locais onde h? maior circula??o de pessoas.

Outra facilidade que alguns modelos oferecem ? o contador de ?gua. A cada 500 litros ele zera. "? importante para que as pessoas fiquem atentas ? ?poca em que deve acontecer a limpeza e a troca das c?maras", ressalta ela.

Cuidados que aumentam a durabilidade

Foto de purificador de ?gua As c?maras duram, em m?dia, dois anos. Ap?s esse per?odo ? importante que elas sejam trocadas para que o aparelho continue garantindo a qualidade da ?gua. Entretanto, Rita alerta que a troca das c?maras pode acontecer antes desse prazo, quando as condi?es de cada resid?ncia ou empresa exigirem. "? importante levar em considera??o o n?mero de pessoas que v?o usar, a qualidade da ?gua fornecida e a periodicidade com que se faz a limpeza".

Para limpar, alguns modelos exigem a retrolavagem. ? um processo no qual a ?gua faz o caminho contr?rio ao comum, quando ? usada para beber. Com a limpeza, a ?gua sai pela parte de baixo do aparelho e retira as impurezas deixadas nas c?maras durante a filtragem.

Outro ponto importante ? evitar que impurezas entrem nos purificadores durante a limpeza das caixas d'?gua. "Na hora da manuten??o nas caixas, deve-se retirar a mangueira que fica conectada ao purificador. Assim, as impurezas n?o entram nos purificadores".