Vizinhos podem provocar influ?ncias energ?ticas Especialista recomenda alguns cuidados na hora de escolher
a localiza??o da resid?ncia

Daniele Gruppi
Rep?rter
05/08/2008

O mercado imobili?rio est? em alta em Juiz de Fora (leia um artigo sobre o assunto). Entretanto, na hora de escolher uma resid?ncia ? bom se atentar para alguns detalhes no apartamento como ilumina??o e ventila??o e tamb?m para a vizinhan?a.

Segundo a t?cnica de Feng Shui (leia mat?ria), a resid?ncia recebe energia do ambiente externo e estas ficam circulando internamente, podendo influenciar o ambiente. Por isso, a import?ncia de se observar quem s?o os vizinhos.

O arquiteto Fabiano Texeira (foto abaixo), que estuda Feng Shui h? dez anos, afirma que lugares pr?ximos ?queles que concentram uma energia espec?fica, como boates, igrejas, delegacias e hospitais, devem ser evitados. "N?o ? o tempo todo que podemos estar sob a influ?ncia da mesma energia", explica.

Ele diz que em danceterias e bares as pessoas v?o com alguma inten??o. "Geralmente, ? de paquerar, beijar, e isto desperta o instinto dos moradores pr?ximos a estes locais". Texeira diz que as igrejas geram energia sagrada e que quando se vai ao Templo a proposta ? refletir, reciclar. "Deve-se ir ? igreja e aplicar na vida o que foi dito".

Foto Fabiano Texeira Em hospitais, ele afirma que as pessoas s? entram quando precisam para dar assist?ncia para parentes. "? um espa?o meio deprimente". Para Texeira, a delegacia foi institu?da para trazer o ser humano de volta ao que ele deveria ser. "? um local em que h? pessoas assustadas e confusas".

Depois de observada a vizinhan?a, ? hora de olhar para dentro da casa ou apartamento. "? preciso ver onde bate o sol da manh?. Ele deve bater nos quartos e se p?r na cozinha. Deve-se evitar lugares que n?o tenha prisma de ventila??o".

Neutralizar as energias

Montagem com elementos neutralizadores de energia: 
crista multifacetado, espelho e mensageiros do vento Se voc? n?o est? procurando outro local para morar, e se deparou com algum desses detalhes que devem ser evitados, n?o se preocupe. Segundo o arquiteto, h? aparatos f?sicos que podem neutralizar as energias, como um espelho, as bolinhas de cristal multifacetadas, sinos de ventos, fontes de ?gua, espada de S?o Jorge e arruda.

Dentro de casa: o que acumula energia negativa?

Fog?o enferrujado Podem acumular energias negativas utens?lios estragados e que n?o s?o mais usados. Texeira diz que fog?o com boca estragada, tomada sem funcionar, luz queimada no bocal devem ser eliminados ou concertados imediatamente. "? o mesmo que deixar um fur?nculo sem cuidados", compara.

Para ele, as roupas que n?o est?o sendo usadas, devem ser doadas. Texeira aconselha fazer o seguinte exerc?cio:

V?ria roupas dobradas "Abra o arm?rio fa?a tr?s bolos, um com o que vai ser vestido, um com o que n?o vai ser e outro com o talvez. Doe o que n?o vai ser utilizado e o que foi considerado como talvez, porque, os que s?o classificados como talvez nunca ser?o usados, mas por apego, remetimento a algum sentimento t?m se dificuldade de se desfazer deste bens".

Outra mania errada que as pessoas t?m ? utilizar as melhores toalhas, os melhores talheres quando se t?m festa ou quando se vai receber algu?m em casa.

V?rios talheres guardados Segundo o arquiteto, essa tradi??o deve ser deixada de lado. "Temos que nos valorizar. Tamb?m gostamos de ambientes bonitos". A ?ltima dica ? com rela??o ? limpeza f?sica, que ? indispens?vel.

Para Texeira, se as pessoas mudarem seus h?bitos, buscando se refor?ar e alimentar pensamentos positivos, conseguem ter uma vida mais harm?nica e equilibrada. Ele lembra que as circunst?ncias externas s?o problemas se as absorvermos dessa forma.