Decora??o pode influenciar o humor Na hora de pintar uma casa, de escolher os m?veis e os enfeites valem alguns conselhos, afinal, a tese de que a decora??o substitui a terapia ? aplicada

Daniele Gruppi
Rep?rter
12/09/2008

A decora??o de uma casa pode mudar o humor da pessoa? O terapeuta hol?stico, Armando Falconi, garante que sim. Para ele, o ambiente influencia o modo de ser f?sico, metal, emocional e at? espiritual. "As cores das paredes e dos m?veis, os quadros, o tapete podem mexer com a sensibilidade visual e tamb?m com os padr?es de cren?a. E isso ? um fator cultural", explica.

Na hora de pintar uma casa ou um c?modo, de escolher os m?veis e os enfeites vale alguns conselhos e orienta?es, afinal, a tese de que uma boa decora??o pode substituir uma terapia pode ser aplicada. Falconi acredita que ? poss?vel tamb?m se guiar pelo pr?prio gosto. "As pessoas possuem intui??o e agem, muitas vezes, por elas".

O especialista alerta, entretanto, que o ambiente influ?ncia o humor, mas a pessoa tamb?m pode influenciar o ambiente. "Se o morador emana energias positivas, o espa?o absorve. Se t?m pensamentos negativos, a energia negativa fica impregnada. Uma resid?ncia onde teve um suic?dio, um crime, fica carregado com aquelas for?as".

Cores nos c?modos

O especialista d? algumas dicas para as cores do ambiente. Ele afirma que o verde e o azul s?o ideais para as paredes do quarto do casal e das crian?as. "O verde remete ao equil?brio e o azul ? serenidade, ? cura. As cores harmonizam o ambiente. Se n?o quiser pintar todo o quarto, indico que pinte a parte da cabeceira da cama".

Foto Falconi Falconi conta que um simples abajur com uma l?mpada verde ou azul faz diferen?a. Para ele, o cinza deve ser evitado. "Ele absorve as cargas e os pensamentos negativos, as brigas e as discuss?es".

Em qualquer c?modo da casa, a cor ideal para o teto ? o branco. "Tem pais que gostam de colocar estrelinhas no teto nos dormit?rios dos filhos. Deve ser realmente colocados, s? n?o se pode colocar o teto azul".

Para o banheiro, prevalece o branco ou o bege. "Por uma quest?o de higiene para demonstrar limpeza". J? na cozinha, a presen?a do laranja ? positiva. "Ele facilita o processo digestivo e tamb?m do 'engolir sapo'".

Na sala, local onde, geralmente, as visitas s?o recebidas, deve-se apostar em, pelo menos, uma parede nas cores de defesa: laranja, amarelo, bege e areia. Quanto aos m?veis, Falconi diz para dar prefer?ncia ?queles de formato arredondado para facilitar a circula??o da energia.

?rea externa

foto da ?rea externa de uma casa composta por pedras A ?rea externa precisa de ter circula??o. Falconi orienta a colocar pedras. "Conforme as pedras mudam de posi??o os neur?nios tamb?m v?o mudando. Remex?-las significa revirar os sentimentos e os pensamentos".

Quanto ?s flores, na entrada, n?o devem ser colocadas esp?cies com espinho. Na frente da resid?ncia, pode-se colocar ?rvores frut?feras, como amora, acerola, desde que se v? podando para n?o deix?-la crescer muito, e tamb?m as flores mi?das. Para Falconi, a utiliza??o de flores dentro da casa ? permitida, mas deve-se manuse?-las sempre, a fim de que o ambiente n?o a sature.

Enfeites

Segundo o especialista, deve-se ter cuidado tamb?m na escolha dos enfeites. "? prefer?vel pecar pela discri??o. Se tiver d?vida em colocar dois jarros, opte por apenas um".

Foto sino de vento Foto quadro remetendo ? natureza Foto de enfeites, como elefantes e buda

Ele aconselha a ter uma caricatura na sala ou no corredor, pois o desenho mostra a personalidade do dono de maneira l?dica, criando humor no ambiente". Falconi avisa que quadros que remetem ? natureza harmonizam o espa?o. O elefante representa a cura. Para ele, ter em casa cristais e sinos de vento ? importante, porque eles promovem a cura arquitet?nica e neutralizam as energias.