Dicas para escolher o ar condicionado ideal Muitos juizforanos investem no refrigerador para suportar as altas temperaturas. O aparelho garante o bem-estar, mas pode tamb?m ser o vil?o do ver?o

Daniele Gruppi
Rep?rter
Madalena Fernandes
Rep?rter
23/01/2009

? dif?cil aguentar as altas temperaturas sem a ajuda de um ar condicionado. E como ainda vem muito calor por a?, h? juizforanos interessados em investir num refrigerador. Segundo o vendedor de eletrodom?sticos Walasy Amorim, a procura pelo aparelho na loja em que trabalha aumenta 50% quando chega o ver?o.

Para quem quer adquirir um ar condicionado, Amorim d? algumas dicas para a hora de escolher o aparelho ideal para atender as diferentes necessidades. Antes de partir para a loja, ? preciso avaliar a incid?ncia do sol no ambiente que receber? o refrigerador. "Quanto maior a incid?ncia do sol, maior dever? ser a pot?ncia do aparelho para que a temperatura fique agrad?vel."

O pr?ximo passo ? analisar a pot?ncia. "Esta determina a ?rea que vai ser resfriada", explica. A unidade de medida utilizada para verificar a quantidade de calor existente em um ambiente ? a BTU, que tamb?m serve para dimensionar a quantidade de calor que precisa ser retirada ou adicionada a um ambiente para obten??o do conforto t?cnico. "Existem aparelhos de 7.000 BTU at? 30.000. Estes ?ltimos s?o ideais para ambientes de 60 metros quadrados."

Antes de comprar, vale tamb?m ver se o aparelho n?o vai onerar muito a conta de luz. Para garantir a efic?cia da refrigera??o, um conselho ? manter as portas e as janelas fechadas. Outra recomenda??o ? evitar o frio excessivo.

A vida ?til do aparelho, segundo Amorim, depende da frequencia de uso e do cuidado do propriet?rio. "Em geral, vai de cinco a 20 anos." O vendedor afirma que o filtro do ar condicionado deve ser limpo a cada 15 dias e o aparelho precisa de uma manuten??o, feita por t?cnicos, de seis em seis meses.

Tipos de condicionadores de ar
  • Foto deum modelo de refrigerador Janela - Re?ne o evaporador e condensador no mesmo gabinete. S?o aparelhos mais comuns;




  • Foto de um modelo de refrigerador Split, Cassete e Multisplit - Possui a unidade evaporadora separada da condensadora. S?o aparelhos mais silenciosos;




  • Foto de um refrigerador Port?til - Re?ne o evaporador e o condensador no mesmo gabinete. Necessitam de um duto para direcionar o ar quente para fora do ambiente. Possuem baixa performance comparados com os demais aparelhos.


  • Os pre?os dos refrigeradores podem variar entre R$ 700 e R$ 3000*.
Vil?es do ver?o

A utiliza??o indiscriminada de ar condicionado pode gerar dist?rbios respirat?rios. Os filtros de ar dos refrigeradores acumulam fungos, bact?rias, mofos e ?caros. Se n?o forem limpos, n?o ret?m as part?culas, podendo causar sinusite, rinite, bronquite, asma e agravar processos al?rgicos.

O m?dico Evandro Ribeiro de Oliveira explica que os refrigeradores ressecam o ar. "O ar condicionado resseca o ar e ret?m as secre?es das vias a?reas superiores, diminuindo a motilidade ciliar, que elimina as impurezas e secre?es. Da? o aparecimento de rinites, sinusites e bronquites."

Al?m de manter o filtro e o pr?prio aparelho limpos, o m?dico recomenda colocar uma bacia ou balde com ?gua no ambiente em que estiver o ar ou colocar uma toalha pr?xima do refrigerador para umidificar o ar.

* Os pre?os foram fornecidos em janeiro de 2009.